#NewTwitter – Conhece o novo Twitter

Twitter

O novo Twitter está a chegar e as novidades parecem ser bastante animadoras, com grandes alterações a nível do interface gráfico e novos conteúdos.

Novo Design

Novo Design

A navegação está agora muito mais simplificada, as menções, os retweets, pesquisas e listas aparecem agora acima da sua timeline, sendo a navegação feita numa única página e o conteúdo mencionando mostrado num painel à esquerda. Do lado direito poderá ver as ferramentas a que já está habituado como quem o seguiu e a quem você seguiu recentemente, os favoritos e os Trends.

Ver fotos, vídeos e outro tipo de conteúdo multimédia

Media Twitter

Graças a uma série de parcerias com o Dailybooth, DeviantArt, Etsy, Flickr, JustinTV, Kickstarter, Kiva, Photozou, Plixi, Twitgoo, TwitPic, Twitvid, uStream, Vimeo, Yfrog e YouTube, é agora muito mais fácil incorporar fotos e vídeos directamente no Twitter.

Conteúdo Relacionado

Conteudo Relacionado

Quando clica num Tweet, irá aparecer um painel adicional com informação relacionada com o autor e o assunto do Tweet. Dependendo do conteúdo do Tweet poderá aparecer replys, outros tweets do mesmo utilizador, um mapa com tweets geo-referenciados e muito mais.

Mini Perfis

Mini Profile

Ao clicar num @username poderá ver um pequeno perfil sem sair da própria página que lhe irá dar acesso a informação relacionada com a conta desse utilizador, incluindo a bio e tweets recentes.

Estas alterações irão ficar disponíveis em modo pré-visualização nas próximas semanas e poderá activar e desactivar a nova versão para que se possa habituar as novas funcionalidades.

Alojamento Web

haXe – uma linguagem de programação opensource e multi-plataforma

haxehaXe é o nome dado a uma nova linguagem de programação opensource e multi-plataforma que permite que o seu código seja compilado para JavaScript, Action Script 2 e 3, PHP e ainda NekoVM.

O objectivo da linguagem haXe é permitir ao programador a liberdade de escolha na plataforma em que melhor desenvolverá o seu trabalho final.

Para além disso, o haXe fornece uma linguagem standard com vários recursos, bibliotecas especificas para cada sistema operativo e ainda uma biblioteca standard com funções básicas que funcionam em todos os sistemas operativos.

Para os mais curiosos, está disponível para download ou para compra na Amazon, um livro chamado “Professional haXe and Neko” que contem uma introdução avançada à linguagem e às suas ferramentas.

Uma das aplicações que mais apreciei foi sem dúvida o haxeVideo, que permite fazer streaming e gravar videos e transmitir para qualquer computador com suporte a Flash, sendo possível portanto desenvolver um serviço bastante semelhante ao Justin.tv, 12seconds.tv, uStream.tv e outros do género.

Alojamento Web

Meebo já suporta áudio e vídeo

O Meebo adicionou suporte para chat de áudio e vídeo ao seu serviço e posso garantir que é muito porreiro! Consegui encontrar uma webcam que andava perdida cá por casa, liguei-a ao meu computador com Debian Lenny instalado, acedi ao Meebo e, em 5 segundos, estava a ver a imagem da webcam. A vítima da experiência foi o cenourinha.

Agora, com o Meebo, é possível fazer chamadas de áudio e/ou vídeo através do serviço TokBox, realizar uma chamada em conferência usando o TalkShoe, fazer um "live stream" com o UStream ou um simples chat de áudio com o Pudding Media; basta, para isso, clicar no ícone com forma de foguetão, escolher qual a funcionalidade que pretende utilizar e ter o flash instalado. Se o contacto com quem pretendemos iniciar, por exemplo, uma vídeo-chamada não estiver a utilizar o Meebo nesse momento, ele ou ela receberá um convite, em forma de link, onde terá que clicar para iniciar a vídeo-chamada. Aos que estiverem a utilizar o Meebo nesse momento aparecerá um novo campo, na janela de chat, onde poderão ver a imagem da webcam.

Aplaudo a escolha de serviços externos para oferecer mais funcionalidades. O Meebo pode assim implementar funcionalidades sem que, para isso, tenha que sacrificar a velocidade e estabilidade do serviço.