haXe – uma linguagem de programação opensource e multi-plataforma

haxehaXe é o nome dado a uma nova linguagem de programação opensource e multi-plataforma que permite que o seu código seja compilado para JavaScript, Action Script 2 e 3, PHP e ainda NekoVM.

O objectivo da linguagem haXe é permitir ao programador a liberdade de escolha na plataforma em que melhor desenvolverá o seu trabalho final.

Para além disso, o haXe fornece uma linguagem standard com vários recursos, bibliotecas especificas para cada sistema operativo e ainda uma biblioteca standard com funções básicas que funcionam em todos os sistemas operativos.

Para os mais curiosos, está disponível para download ou para compra na Amazon, um livro chamado “Professional haXe and Neko” que contem uma introdução avançada à linguagem e às suas ferramentas.

Uma das aplicações que mais apreciei foi sem dúvida o haxeVideo, que permite fazer streaming e gravar videos e transmitir para qualquer computador com suporte a Flash, sendo possível portanto desenvolver um serviço bastante semelhante ao Justin.tv, 12seconds.tv, uStream.tv e outros do género.

Author: cenourinha

Fundador do WebTuga, encarrega-se pela gestão de todos os sites da rede, e é blogger no WebTuga, no Boorlix e no MobileTuga.

One thought on “haXe – uma linguagem de programação opensource e multi-plataforma”

  1. Linguagem de programação ideal para muitos programadores…

    Há quem diga “cria-me um site”…
    Há outros que dizem “Faz esse!” 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.