Tutorial – Como testar o Google Chrome OS

Google OS

Ontem o Google anunciou os detalhes do seu sistema operativo, Chrome OS e lançou a versão opensource Chromium OS para que os programadores o testem.

O que é o Google Chrome OS?

Chromium OS é um projecto opensource que tem como objectivo a criação de um sistema operativo que permita o acesso rápido, simples e seguro à Internet a pessoas que praticamente só utilizam ferramentas no seu tempo do dia a dia passado à frente do computador.

Como testar o Chrome OS?

No site Chromium.org podemos encontrar informações sobre como obter o código fonte e sobre como fazer uma BUILD do sistema operativo, no entanto houve quem já criasse uma imagem VMware do Chromium OS, tornando assim mais fácil para os utilizadores testarem.

Poderá fazer o download da imagem para o VMware via bittorrent através deste endereço.

A Imagem é para VMware, no entanto pode ser utilizada também no VirtualBox, veja abaixo um vídeo de demonstra como utilizar e testar o Chromium OS:

Infelizmente não tem audio, mas percebe-se minimamente todos os passos. Uma coisa que notei, foi a falta de um botão para desligar o sistema operativo, ou então está muito escondido.

Alojamento Web

VirtualBox 3.0 – Software de Virtualização

VirtualBoxO VirtualBox é um software de virtualização multiplataforma agora desenvolvido pela Sun como parte da plataforma de virtualização Sun xVM. No VirtualBox 3.0 já podemos contar com o suporte para OpenGL 2.0 em Windows, Linux e Solaris e a possibilidade de correr aplicações Direct3D 8 e 9 quando temos Windows como master machine.

Outra novidade é a capacidade de suporte de até 32 CPUs virtuais, permitindo expandir assim o número de máquinas virtuais a correr em cada servidor físico.

Alojamento Web

Oracle compra Sun Microsystems

Sun e Oracle

Lembra-se dos rumores acerca da IBM estar interessada em comprar a Sun Microsystems? Então esqueça… não vai acontecer.

A Oracle anunciou a compra da Sun pela fantástica quantia de cerca de 7 biliões de dólares.

Ao adquirir a Sun, o destino de ferramentas como MySql, Java, Netbeans, OpenSolaris/Solaris e VirtualBox fica assim nas mãos da Oracle.

O impacto desta aquisição já se fez sentir na bolsa, resta-nos esperar por futuros desenvolvimentos nas alterações que irão decorrer.

Poderá ver o press-release e mais informações no site da Sun.

Alojamento Web

openSuse 11.1 beta 2

openSuseNa segunda feira recebi uma carta para levantar uma carga nos CTT vinda da Alemanha.

Achei estranho, pois não me lembrava de ter encomendado nada, muito menos vindo da Alemanha e ainda por cima uma carga que era gratuita e estava descrita como volumosa.

Como os CTT estiveram dois dias de greve e como ontem era Quinta-Feira, dia de feira aqui em Barcelos, decidi adiar a minha ida para hoje.

No carimbo da carta, indicava para levantar nos CTT de Arcozelo, no entanto quando cheguei aos CTT indicados, disseram-me que se tinham enganado no carimbo e portanto teria que me deslocar aos CTT de Barcelos para fazer o levantamento da carga.

Lá me desloquei até aos CTT de Barcelos e ao levantar a encomenda apercebi-me logo que eram CDs/DVDs com Linux, mais propriamente Linux OpenSuse.

Já tinha pedido à algum tempo DVDs do OpenSuse, no entanto não me lembrava de os ter pedido e nunca pensei que viessem da Alemanha.

Foram ao total 40 DVDs com o sistema operativo OpenSuse 11.0, totalmente gratuitos que se vão juntar aos outros CDs com Ubuntu e OpenSolaris que por aqui tenho para distribuir em Lan Parties e outros eventos sociais tecnológicos que visito.

O OpenSuse 11.0 é a ultima versão estável desta distribuição, no entanto aproveito a boleia para anunciar que o OpenSuse 11.1 beta 2 foi lançado hoje e pode ser descarregado dos repositórios oficiais.

Aqui fica uma lista das principais mudanças no OpenSuse 11.1 beta 2:

  • Live CDs para GNOME e KDE com tamanho reduzido
  • VirtualBox 2.0.2
  • OpenOffice.org 3.0RC2
  • GNOME 2.24.0
  • KDE 4.1.2
  • Mono 2.0 RC 3
  • Compiz 0.7.8

Queria deixar aqui o meu agradecimento à Novell pelo excelente trabalho na personalização da distribuição e também pelo envio dos DVDs.

Alojamento Web

NimbleX 2008 – A nova onda Linux…

Nimblex 2008O projecto NumbleX é um dos mais engraçados que já encontrei na Internet sobre Linux, pois permite a qualquer pessoa personalizar uma distribuição com as aplicações que deseja e fazer o download da imagem, tudo através do browser, sem a necessidade de ter algum conhecimento prévio acerca de Linux.

No entanto não é acerca disso que estou aqui para falar, mas sim acerca do NimbleX 2008, a nova versão da distribuição.

No NimbleX 2008 foram corrigidos finalmente os problemas com o suporte ao bluetooh, a maioria do software foi actualizado para a ultima versão e estão disponíveis o VirtualBox para virtualizar outros sistemas operativos facilmente e também o Partimage para o ajudar a efectuar backups.

Para além disso estão disponíveis no NimbleX 2008 duas ferramentas para recuperar a password do Windows XP.

O NimbleX tem disponível 7 Desktop Environments, entre eles o KDE, FluxBox, Enlightenment 16 e Enlightenment 17 e ainda o OpenBox.

Alojamento Web

Sun compra Innotech

A , empresa que desenvolve a aplicação de virtualização opensource VirtualBox, foi adquirida pela SUN.

Esta é a segunda aquisição de empresas ligadas ao software aberto feita pela SUN em 2008. A primeira compra foi à quase um mês, a 16 de Janeiro, quando esta empresa adquiriu a MySQL AB por mil milhões de dólares.

Em comunicado oficial, a SUN não avançou com o valor da aquisição, mas afirmou que esta se insere na estratégia de virtualização delineada pela empresa.

via Downloadsquad.com

Alojamento Web

Mandriva Linux 2008 RC1

Saiu ontem a primeira release candidate da próxima versão da distribuição de GNU/Linux, Mandriva – disponível em 3 CDs ou 1 DVD só com software livre, para as plataformas x86 e x86-64.

As maiores novidades desta release candidate são a inclusão do utilitário Draknetcenter para configurar e monitorizar redes, a nova estrutura dos menus, os novos nomes dados aos vários pacotes do kernel disponíveis nos repositórios, suporte nativo de leitura e escrita de partições NTFS e inclusão dos drivers para as NVidia Geforce 8400, 8500 e 8600.

Entre o software incluído nesta nova versão do Mandriva 2008 estão a última versão beta do GNOME 2.20, X.org 7.2, KDE 3.5.7 e a última versão disponível do KDE 4, XFCE 4.4.1, Kernel 2.6.22, Compiz Fusion, OpenOffice 2.2, Firefox 2.0.0.6 e a framework de segurança AppArmor.

Esta distribuição foi a única onde gostei mais ou menos de usar o KDE, por isso, quando sair, vou fazer o download e corrê-la no VirtualBox. Espero que façam o mesmo, porque ela é excelente para o desktop.

Alojamento Web

Quinze projectos open-source a manter debaixo de olho

O site earthweb.com fez uma lista de 15 projectos que consideram ter potêncial para se tornarem referências no seu campo e, nalguns casos, para serem sérios concorrentes aos seus "primos" de código fechado.

Nesta lista, entre outros, estão incluídos editores de vídeo e instaladores de sofware, e todos têm uma breve explicação e uma lista de razões para os usarem. A lista, por ordem decrestente, é esta:

  1. CNR
  2. Kdenlive
  3. Ardour
  4. DemocracyPlayer
  5. Jokosher
  6. Wied
  7. Gparted LiveCD
  8. Second Life client
  9. Virtual Box
  10. Automatix
  11. Envy
  12. Conduit
  13. Jabbin
  14. Gfreqlet
  15. Referencer

Esta lista tem alguns programas que utilizo, entre eles o Kdenlive, um editor não-linear de vídeo com muito potêncial.

Mas há alguns programas que considero merecedores da minha atenção, como o Cinelerra, Deluge, eMeSeNe e Mixxx.

Certamente que existem mais, mas é difícil enumerá-los todos.