WebTuga – 3º aniversário

WebTuga Logotipo

Hoje o WebTuga está de parabéns! Completa o seu 3º aniversário e nada melhor do que começar uma nova época com uma nova imagem.

O WebTuga foi transferido da plataforma Joomla para WordPress e apresenta agora um design único e validado segundo os standards da W3C, funcionando perfeitamente em quase todos os browsers que sigam tais regras ( IE not included ).

A página individual dos artigos tem informações detalhadas do blogger e do post e apresenta uma listagem de artigos relacionados e comentários. Para além disso poderá avaliar os posts e ainda comentar usando a sua conta OpenID.

Pode filtrar os resultados por tags, por autor, categoria ou data e ainda efectuar pesquisas dentro de todo o blog.

Para os mais g33ks, peço que passem pela página 404 para se rirem um bocado.

Caso detectem algum problema, agradecemos que entrem em contacto connosco.

A partir de hoje começa então uma nova temporada de novidades no WebTuga.

Espero que todos tenham gostado e fiquem atentos pois durante a próxima semana serão divulgadas outras novidades.

PS: Para aqueles que me seguem no Twitter, está prometido um post sobre “Why does Joomla Sucks so hard”.

Alojamento Web

Webmaster 2008 – WTF!?

Webmaster 2008

Hoje, ao ler o nosso planeta favorito, dei conta de um post do Pedro Cardoso acerca do Webmaster 2008.

Foi então que decidi dizer isto a mim próprio: “Estou chateado, a sério que estou!”

Durante este ano, a Microsoft e a DGIDC/ECRIE em parceria com a Optimus ( Kanguru ) e com a Seguranet lançou um concurso para todos os estudantes do ensino básico e do ensino secundário com o objectivo de estimular o espírito criativo e empreendedor dos alunos.

Até aqui tudo bem, gostei do concurso, promove o trabalho em grupo, etc…

O pior chega mesmo depois… Porque é que eu, aluno do secundário de um curso tecnológico de Informática, não tive conhecimento deste passatempo a tempo e horas? Sim! Eu gostava de participar! Mas enfim… passando ao segundo problema…

Dos cerca de 500 trabalhos apresentados, foram apurados para a final cerca de 25 de onde saíram 3 vencedores.

O que me surpreende, ou talvez não, é que 2 dos 3 sites vencedores não estão validados segundo as regras da W3C e um deles usa ainda um template do site FreeCSStemplates.org que é protegido pela licenças Creative-Commons 2.5, sem referir qualquer uma destas situações.

E eu é que sou burro? E eles é que têm as orelhas grandes?

Alojamento Web

Internet Explorer 8 alpha

IE 8 alpha

Circulam pelo cyber-espaço algumas informações acerca da versão alpha do Internet Explorer 8 da Microsoft.

Grandes novidades são esperadas, tais como uma interface melhorada com opções de personalização, suporte para Microformats ( pequenas tags incluidas no html que podem ser interpretados por software como determinados eventos), suporte para todos os formatos RSS, suporte para CSS 2.1 e ainda suporte completo a aplicações Web que usem Ajax. Mas a grande novidade será talvez a utilização e implementação das regras W3C no browser.

Segundo um programador da Microsoft o motivo por ainda não ter sido implementada é o facto de há cerca de 5 anos atrás apenas cerca de 10 sites nos 200 mais visitados seguiam os standards , mas agora já são mais de metade os que seguem as regras W3C.

Conclusão: A única novidade em relação ao actual Firefox 2 é o facto de suportar os Microformats, que já estão confirmados no Firefox 3.

Alojamento Web

Estatísticas dos browsers

Quando estava a ler as minhas feeds, "tropecei" num post interessante do Digg sobre as estatísticas de uso dos browsers.

Achei que valia a pena escrever sobre isto, mas senti a necessidade de pesquisar mais para confirmar a veracidade dos valores.

Foi então que meti mãos à obra e pesquisei no Google. Dos vários sites que encontrei, apenas usei três – TheCounter, Adtech e Hitslink – como referência porque, depois de os analisar, apenas estes me pareceram ter estatísticas mais fidedignas; mas posso estar enganado.

O artigo do site w3counter.com (o tal em que "tropecei" no Digg), mostra as estatísticas do dia 20 de Maio de 2007, baseadas em 31 312 302 visitantes únicos a 4 376 sites.

 O IE6 domina com 49,54%, seguido do IE7 com 16,82%, dos 14,49% do Firefox 2 e dos 9,10% do Firefox 1.5.

Nestas estatísticas nota-se um decréscimo do uso do Internet Explorer 6, em detrimento do Internet Explorer 7 e do Firefox.

No TheCounter.com os valores são um pouco diferentes mas, ao contrário do anterior, este baseia-se nas estatísticas do dia 1 ao dia 28 de Maio do corrente ano. Infelizmente não à referência quanto à origem dos dados; não sabemos se são do próprio site ou se é uma compilação de vários.

Mas, mesmo assim, podemos ver que o Internet Explorer 6 lidera com 56%, o Internet Explorer 7 fica em segundo com 15% e o Firefox (todas as versões, presumo) em terceiro com 12%. As várias versões do browser da Microsoft perfazem um total de 72%, mostrando mais uma vez uma tendência de decréscimo.

O Adtech.com tem estatísticas relativas apenas à Europa, ou melhor, a alguns países europeus.

Os países analisados são a Alemanha, a Finlândia, o Reino Unido, a França, a Itália e a Dinamarca.

Em todos eles o Internet Explorer 6 continua a ser a primeira escolha, apesar de um visível declínio, passando dos 72,24 para os 50,86%, como mostram as estatísticas de Novembro de 2006 a Fevereiro de 2007. Em igual período de tempo, o Firefox teve um crescimento lento, passando dos 13,41 para os 14,34%, mantendo assim o terceiro lugar.

Por último, o Hitslink.com. As estatísticas deste site são de Janeiro a Abril de 2007, sem referência à origem dos dados. Também aqui o Internet Explorer (todas as versões) domina, com 78,3%.

O Firefox tem 15,42% das preferências. Exceptuando o w3counter, todos os outros sites mostram valores mais ou menos aproximados do uso dos vários browsers.

Há uma clara tendência de queda para o Internet Explorer 6 e um crescimento para o Internet Explorer 7 e Firefox.

Estas estatísticas servem apenas para percebermos a tendência de uso dos browsers e não para mostrar a realidade da web.