Quando estava a ler as minhas feeds, "tropecei" num post interessante do Digg sobre as estatísticas de uso dos browsers.
Achei que valia a pena escrever sobre isto, mas senti a necessidade de pesquisar mais para confirmar a veracidade dos valores.
Foi então que meti mãos à obra e pesquisei no Google. Dos vários sites que encontrei, apenas usei três – TheCounter, Adtech e Hitslink – como referência porque, depois de os analisar, apenas estes me pareceram ter estatísticas mais fidedignas; mas posso estar enganado.
O artigo do site w3counter.com (o tal em que "tropecei" no Digg), mostra as estatísticas do dia 20 de Maio de 2007, baseadas em 31 312 302 visitantes únicos a 4 376 sites.
O IE6 domina com 49,54%, seguido do IE7 com 16,82%, dos 14,49% do Firefox 2 e dos 9,10% do Firefox 1.5.
Nestas estatísticas nota-se um decréscimo do uso do Internet Explorer 6, em detrimento do Internet Explorer 7 e do Firefox.
No TheCounter.com os valores são um pouco diferentes mas, ao contrário do anterior, este baseia-se nas estatísticas do dia 1 ao dia 28 de Maio do corrente ano. Infelizmente não à referência quanto à origem dos dados; não sabemos se são do próprio site ou se é uma compilação de vários.
Mas, mesmo assim, podemos ver que o Internet Explorer 6 lidera com 56%, o Internet Explorer 7 fica em segundo com 15% e o Firefox (todas as versões, presumo) em terceiro com 12%. As várias versões do browser da Microsoft perfazem um total de 72%, mostrando mais uma vez uma tendência de decréscimo.
O Adtech.com tem estatísticas relativas apenas à Europa, ou melhor, a alguns países europeus.
Os países analisados são a Alemanha, a Finlândia, o Reino Unido, a França, a Itália e a Dinamarca.
Em todos eles o Internet Explorer 6 continua a ser a primeira escolha, apesar de um visível declínio, passando dos 72,24 para os 50,86%, como mostram as estatísticas de Novembro de 2006 a Fevereiro de 2007. Em igual período de tempo, o Firefox teve um crescimento lento, passando dos 13,41 para os 14,34%, mantendo assim o terceiro lugar.
Por último, o Hitslink.com. As estatísticas deste site são de Janeiro a Abril de 2007, sem referência à origem dos dados. Também aqui o Internet Explorer (todas as versões) domina, com 78,3%.
O Firefox tem 15,42% das preferências. Exceptuando o w3counter, todos os outros sites mostram valores mais ou menos aproximados do uso dos vários browsers.
Há uma clara tendência de queda para o Internet Explorer 6 e um crescimento para o Internet Explorer 7 e Firefox.
Estas estatísticas servem apenas para percebermos a tendência de uso dos browsers e não para mostrar a realidade da web.
Anda tudo cego ou não conhecem o Firefox? :oups:
Nao gostei do artigo, nao fazem referencia ao browser mais seguro e eficaz, o opera!
Para alem de ser o browser que mais inova, é tambem o browser que tem mais vindo a crescer!
E nao tenta “copiar” as estruturas do IE como faz o firefox!
Espero que para a proxima tentes fazer referencia aos principais, e nao a apenas 2 lider de marketing!
@Pedro
Não fiz referência ao Opera por causa da fatia muito reduzida que tem no uso dos browsers. Mas se quiseres saber como estão as estatísticas de uso do Opera, basta seguires os links.
Opera 4ever!
🙂
@Bruno
sim eu vi os links so disse que nao fizest referencia a percentagem vergonhosamente diminuta do opera!
Acho que o opera sofre do mesmo mal que o linux nao se conhece nao se exprimenta nao se usa..compra-se software microsoft!
Eu tb utilizo o Opera. Para mim e’ sem duvida o mais seguro browser que eu conheco. nao me interessa se sao muitas ou poucas as pessoas a utilizarem este browser… talvez ate seja melhor assim. Prefiro que os hackers se concentrem no ie e no firefox, sim o firefox e’ sem duvida melhor que o internet explorer…mas tb so e’ bastante seguro sem “extensions” pois muitas vulnerabilidades sao causadas por essas mesmas.
Aqui tenho um link bastante interessante para os fanboys da firefox lerem:
http://mywebpages.comcast.net/SupportCD/FirefoxMyths.html
O Opera tem muito que “penar” em quase todos os aspectos para chegar á altura do IE e Firefox…
Pudera.
A MIcrosoft que experimente meter o Firefox (irrealismo) com o Windows.
É melhor, mas não vem e os simples utilizadores de entretimento não perdem tempo com isso.
Já testei vários browsers, e o que prefiro é sem duvida o Opera.
Mas os addons no Firefox por vezes dão jeito.
O opera é o melhor(seguro, rapido a abrir paginas, personalizavel)! Tambem ja experimentei o FireFox, e o IE (como quase toda gente ja o experimentou). Os addons do FireFox dao jeito porque é mais conhecido, mas se o Opera fosse tao conhecido como o FireFox os seus widgets tambem seriam mais interessantes.