BlackBird – Um browser para Afro-Americanos

Como todos sabem, grande parte da população da América é Africo-Americana. Com o intuito de fazer chegar mais facilmente a informação acerca da comunidade Africo-Americana a essas pessoas, foi desenvolvido o BlackBird.

O BlackBird é nada mais nada menos do que um browser que tem como objectivo dar prioridade a sites específicos para Africo-Americanos.

Uma ideia com bastantes apoios de organizações sem fins monetários e que será provavelmente bem recebido por muitas pessoas da comunidade Africo-Americana.

De momento o browser encontra-se em fase beta e apenas está disponível para Windows.

Alojamento Web

NetVibes com suporte para OpenSocial

NetVibes

O NetVibes tem sido para mim um dos projectos mais bem conseguidos na Web 2.0.

Desta vez o NetVibes apresenta uma interface redesenhada e o suporte para OpenSocial.

No NetVibes poderá agregar a partir de agora não só notícias de blogs/sites por RSS, ou conteúdo das Widgets disponíveis no UWA, mas também colocar na sua página inicial informação acerca dos seus contactos das redes sociais em que participa.

Com o OpenSocial poderá juntar o MySpace, Hi5, Orkut, FaceBook e o Friendster numa única página em conjunto com as notícias dos blogs que lê.

Deixo aqui um conjunto de vídeos que representam e demonstram algumas das novidades do NetVibes.

NetVibes: Canvas View

NetVibes: Feed Views

NetVibes: OpenSocial + UWA

NetVibes: Layout Flexível

Junte-se ao Universo WebTuga no NetVibes.

Alojamento Web

Google Reader com novo design

Google Reader

O Google decidiu presentear-nos com um novo design no leitor de RSS, o Google Reader.

Apesar de algumas mudanças serem bastante interessantes como os menus extensíveis, o Google Reader tem agora um aspecto tosco, ou seja, está com um aspecto quadrado que nada se assemelha a um site na vertente Web 2.0.

Para além das mudanças de design, é agora possível mostrar ou não os contadores de artigos ainda não lidos, minimizar os menus laterais e ainda encontrar mais facilmente novas fontes de informação.

Podem ver o anúncio oficial aqui.

Alojamento Web

Flock 2.0

FlockFlock 2.0 foi lançado recentemente e tem como principal novidade a integração do serviço MySpace.

Para além do MySpace, o Flock, também conhecido como o browser social, tem suporte para mais de 20 serviços web 2.0, entre eles o Gmail, Flickr, Twitter, YouTube, Digg, Facebook, entre muitos outros.

O MediaRSS é também uma grande novidade no Flock, visto que permite a subscrição de sites com conteúdos multimédia.

O Flock é cross-platform tal como o Firefox e permite uma maior personalização através do download de skins e outras extensões, podendo assim alargar o número de serviços integrados no browser.

Uma coisa que reparei quando acedi à página de download do Flock foi que o browser não está disponível em Português. Portanto a quem quiser ajudar a comunidade Flock, pede-se que leia a Wiki de forma a verificar o que poderá fazer para traduzir o browser na nossa língua.

Alojamento Web

Correctores Ortográficos Online

Hoje em dia qualquer utilizador que tenha acesso à Internet, participa em algum fórum, comenta algum blog ou artigo e/ou vê-se na necessidade de enviar uma mensagem de correio a uma pessoa.

No entanto apenas uma percentagem destas pessoas, tenta escrever correctamente e mesmo alguns elementos dessa percentagem por vezes falham, pois são humanos.

Mas já existem várias alternativas para verificar se os seus textos estão escritos correctamente.

Por exemplo, a maioria dos browsers já traz incorporado um corrector ortográfico que verifica os textos inseridos nas text area’s de formulários dos sites.

Para aqueles que usam um browser que não incorpora um corrector ortográfico, ou que gostem de ter uma ferramenta sempre à mão para corrigir os seus textos, o WebTuga reúne uma lista de Correctores Ortográficos Online.

  • Orango – Permite corrigir os textos em 27 idiomas e o código é OpenSource. Este artigo foi corrigido usando este site.
  • SpellJax – Foi criado usando o código fonte do Orango, tem uma página simples e acessível.
  • SpellCheck – Permite corrigir uma única palavra ou um texto. Permite-lhe ainda saber o número de palavras e o número de letras que o texto tem, bem como colocar todas as letras do texto como maiúscula, minúscula ou com a ordem correcta como mandam as regras.
  • JacubaÉ inglês, permite-lhe adicionar palavras e procurar no dicionário. Facilita ainda a instalação do sistema no seu site ou no seu browser.
  • Spell Checkr – Permite corrigir páginas através do url.
  • Spellify – Usa o código do Orangoo e é indicado por bastantes sites web 2.0.
  • MicroSpell – Simples e funcional. Código pode ser obtido por compra.

Fomos informados hoje pelo utilizador Pedro Dias de que existe uma versão online do Flip.

Agradecimentos ao Pedro Dias por parte de toda a equipa WebTuga.