Revisão WebTuga 2008

WebTuga

Está a chegar o final de 2008 e eu gostaria de vos trazer de volta alguns dos artigos relevantes neste últimos tempos (semanas/meses). Alguns artigos são bastante recentes, outros nem por isso. Como decidi dar uma vista de olhos ao passado do blog, recolhi alguns dos artigos que penso que marcaram a segunda metade do ano 2008 no WebTuga.

Alguns deles são opiniões pessoais, outros guias, outros discussões e outros apenas notícias, mas todos eles foram aqui discutidos por pessoas com opiniões diferentes.

Espero que gostem desta pequena (grande) recolha de artigos.

Web 3.0
Deskmod Linux
Windows 7 – 2008
Lista de url shortners
Drupal – Melhor CMS 2008
Alternativas ao phpmyadmin
Alojamento de ficheiros online
Compras Online em Segurança
Joost – Tv online no seu browser
Ver vídeos do Hulu em Portugal
Como aumentar o Alexa Ranking
PTGamers (Webrain) querem 200.000€
Fotos e Vídeo da Carolina Salgado nua
10 razões para não usar Ubuntu (Linux)
Publicidade na Internet – Bloquear ou não bloquear
Pixmania
Portátil Magalhães
O vício das séries
Google Chrome
BlogDay 2008
E-escolinhas

Em 2008 ocorreram bastantes acontecimentos no mundo das novas tecnologias. Esperemos que 2009 nos reserve bastantes surpresas, pois nós estaremos aqui para cobrir as novidades como sempre.

Alojamento Web

Web 3.0

Enquanto muitos ainda estão a tentar perceber o que é a Web 2.0 já se fala no que poderá vir a ser a próxima geração da web, a Web 3.0. Estes termos são mais do que modas e marketing.

A Web 3.0 é conhecida também como Web Semântica, será capaz de analisar toda a informação e liga-la entre si, as páginas vão ser feitas para ser lidas por pessoas mas também por máquinas, vamos afastar-nos das pesquisas por palavras-chave, a Internet aos poucos e poucos deixará de ser um mundo de documentos e passará a ser um mundo de dados (dados que descrevem dados). Para que isto aconteça será a importante a combinação de linguagens e tecnologias como o RDF (Resource Description Framework) com OWL (Ontology Web Language) e o XML (eXtensible Markup Language) que farão com que a informação possa ser analisada, percebida e usada por maquinas.

A Web Semântica… perdão, a Web 3.0, poderá demorar ainda uns anos a ser conseguida, os browsers terão de evoluir, serão precisas estruturas de dados mais complexas quase como um segundo nível de informação por baixo da web, vai ser quebrada a barreira entre o desktop e a web, a Web 3.0 terá mais matemática e mais engenharia, grande parte dos web sites serão web services.

Há empresas apostar em standards de web semântica como a Yahoo, empresas como a Polar Rose estão a melhorar a pesquisa através de imagens, a Microsoft e a Google estão a avançar para tecnologias 3D…  ninguém sabe ao certo como será o aspecto da terceira geração da Web mas uma coisa é certa… vai acontecer.

Está em curso uma mudança radical na forma como criamos e usamos a Internet, a Web 2.0 elevou a Internet a um nível diferente, é hoje uma plataforma de inteligência colectiva. A Web 3.0 será a materialização da web como agente inteligente.

Alojamento Web

Azureus apresenta Zudeo

A nova versão do Azureus foi lançada e com grandes novidades. A terceira versão do que é o mais utilizado cliente de bittorrent open-source existente foi lançada e com ele traz novidades que podem vir a revolucionar a Web 2.0 ou talvez anunciar o começo da Web 3.0 . Com esta nova versão o Azureus apresenta-nos o Zudeo, uma rede social de partilha de filmes onde poderemos ver videos ao estilo do YouTube mas com muita mais qualidade.

Zudeo e Azureus

O projecto terá cerca de 20 estações televisivas em trabalho e já tem cerca de 12 milhões de dólares de apoio monetário por parte de duas empresas. Homepage: Zudeo.com