eyeOS 2.0 Beta Release

eyeOSJá está disponível o eyeOS 2.0 beta release, um sistema operativo web based que pode ser descarregado e instalado gratuitamente num servidor.

O eyeOS 2.0 Beta vem com um desktop base, sistema de ficheiros por utilizador e 5 aplicações básicas. Algumas das aplicações ainda não estão estáveis, como é o exemplo das Folhas de Calculo e do Calendário.

A principal novidade nesta versão é a possibilidade de partilhar e colaborar com os restantes utilizadores dentro do EyeOS. Poderá convidar pessoas para o ajudarem num determinado documento, criar grupos e ainda é possível criar eventos dentro do EyeOS.

Pode ler o anúncio oficial no blog do eyeOS aqui.

Alojamento Web

Canonical coopera com Google no Chrome OS

Canonical

Segundo as informações colocadas no blog oficial da Canonical, o Google Chrome OS é um projecto opensource que está a ter o contributo da equipa da Canonical através da realização de um contrato.

O Google Chrome OS vai focar-se em fornecer um sistema operativo simples de utilizar para pessoas que utilizem vários serviços web based, enquanto que o Ubuntu continuará a focar-se no desenvolvimento de um sistema operativo livre, que corre tanto aplicações web based como aplicações nativas, não tendo para além disso qualquer tipo de restrições a nível de hardware.

Chris Kenyon da Canonical relembra que 2010 será um ano com bastantes novidades para o desenvolvimento do Ubuntu e que ao mesmo tempo terão a possibilidade de cooperar com o Google na criação de soluções para integração de dispositivos baseados em Google Chrome OS.

Alojamento Web

Google Wave = Desilusão ?

Google Wave Logo

Nos últimos meses tem existido um grande “Hype” à volta do serviço Google wave, quem já não reparou nos diversos “trends” sobre o serviço no twitter ? pedidos de convites para aceder ao serviço a toda a hora , isto acontece porque de facto o Google foi bastante inteligente na maneira como apresentou o serviço, e é com certeza um caso de estudo, já que consegui criar um interesse global assinalável.

Quando vi o primeiro vídeo sobre o serviço fiquei surpreendido pela positiva com o que era apresentado parecia realmente interessante e a permitir diversos “caminhos”.

Pois bem depois de várias tentativas finalmente consegui um convite para o que o Google chama de novo email, prometendo uma forma inovadora, colaborativa, e completamente nova de comunicar.

Agora que finalmente pude testar,  só consigo arranjar uma palavra, desilusão, não sei se isto se deve a ter criado possivelmente expectativas irrealistas sobre o serviço, se apenas não percebi a utilidade, ou se o serviço não inova mesmo.

Google wave

O serviço é de facto colaborativo e permite-nos falar, partilhar documentos, vídeos, fotos, aplicações web de forma colaborativa com outros utilizadores que adicionar-mos à conversa, no entanto isto não me parece nada de novo nem inovador, é um tipo de função que um serviço com as potencialidades do Facebook pode integrar facilmente de uma forma bem mais social, e com um potencial de expansão bem maior, pensem por exemplo no caso do farmville, e agora pensem em aplicações de trabalho dentro do Facebook e as enormes potencialidade que isso poderá ter a nível de trabalho colaborativo. Resumidamente fiquei com a ideia que o Google Wave não passa de um MSN 1.5 web based.

Espero sinceramente estar enganado mas este é uma serviço que peca pela falta de novidades e se concentra muito num sistema de “chat” a que eles chamam “wave” o que sinceramente é muito pouco para todo o “hype” criado.

Gostaria que falassem sobre a vossa experiência com o Google wave, já que fiquei francamente desiludido, e seria interessante ter a opinião de mais utilizadores.

Alojamento Web

Hobnox – Web Based Audiotool

Os programas web based, que para quem desconhece são programas que são executados directamente na Internet, normalmente sob flash, sem ser preciso instala-los.

Consequentemente estão disponíveis para todos os sistemas operativos, sendo apenas necessário uma ligação à Internet com velocidade aceitável e um browser com o plugin flash.

Hobnox - Audiotool

Hoje trago-vos o Hobnox Audiotool, uma destas aplicações que permite desenvolver música online. O programa é simples de usar e completamente gratuito. Tem uma boa colectânea de efeitos e várias mesas de som. Basta um pouco de criatividade e meter mão à obra.

Home Page: Hobnox – Audiotool

Alojamento Web

SQL Buddy – Administração de base de dados MySql Web Based

SQL Buddy

Para quem trabalha com MySQL no dia a dia certamente que conhece e usa ou já usou o phpmyadmin, no entanto a sua interface pode-se tornar um pouco lenta com base de dados com grande quantidade de dados.

Hoje apresento-vos o SQL Buddy, outro sistema de administração de base de dados MySql Web Based, gratuito e opensource que recorrendo ao uso de Ajax, torna o trabalho dos programadores muito mais fácil e rápido.

O SQL Buddy não necessita de instalação, bastando para tal descompactar os ficheiros no servidor e efectuar login com os dados do utilizador do MySql.

Ligando-se como root, poderá criar novos utilizadores na base de dados e assim tudo e todos.

Apesar do sistema recorrer ao Ajax para carregar o conteúdo parcialmente, é possível adicionar as páginas com os resultados aos favoritos.

É ainda uma boa aplicação para importar e exportar conteúdo parcial ou total da ou para a base de dados.

Como ainda não existia plano para tradução em Português de Portugal, apenas estava presente o Português do Brasil, decidi começar a traduzir, caso queiram contribuir cliquem aqui.

Alojamento Web

Joost no seu browser

O Joost, o conhecido serviço p2p de televisão fundado pelos criadores do Skype, vai ter uma versão web-based. O anúncio foi feito por Mike Volpi, CEO do Joost, que indicou que a solução poderá passar por um plug-in para o browser, pelo uso de um aplicativo em conjunto com o browser ou por uma plataforma de streaming em flash.

{Fonte: Techcrunch}

Alojamento Web

WebTuga com 1000+ subscritores

É com imenso prazer que informo a toda a comunidade que mais de 1000 pessoas recebem diariamente as noticias do WebTuga entrarem no site, ou seja, temos mais de 1000 subscritores da nossa RSS Feed.

Segundo o serviço de gestão de rss feeds e estatisticas usado pelo WebTuga, o feedburner, a maioria dos utilizadores usa o leitor online web-based NetVibes e em seguida está o Google Reader, como podem ver no seguinte gráfico: Obrigado a todos os utilizadores que subscrevem a rss feed, um abraço forte para eles de toda a equipa do WebTuga.

Se ainda não subscreve a rss do WebTuga, então faça-o escrevendo-se no formulário para receber em forma de newsletter, ou escolhendo um dos seguintes serviços:
Google Reader or HomepageAdd to My Yahoo!Subscribe with BloglinesSubscribe in NewsGator OnlineAdd to My AOLConvert RSS to PDFBlogarithmgritwireAdd to Technorati Favorites!Add to netvibesAdd to your phone

Opcionalmente poderão usar um leitor de rss feed de desktop, subscrevendo o seguinte rss: http://feeds.webtuga.com/webtuga

Technorati Tags: , , , , ,