Google Wave Logo

Nos últimos meses tem existido um grande “Hype” à volta do serviço Google wave, quem já não reparou nos diversos “trends” sobre o serviço no twitter ? pedidos de convites para aceder ao serviço a toda a hora , isto acontece porque de facto o Google foi bastante inteligente na maneira como apresentou o serviço, e é com certeza um caso de estudo, já que consegui criar um interesse global assinalável.

Quando vi o primeiro vídeo sobre o serviço fiquei surpreendido pela positiva com o que era apresentado parecia realmente interessante e a permitir diversos “caminhos”.

Pois bem depois de várias tentativas finalmente consegui um convite para o que o Google chama de novo email, prometendo uma forma inovadora, colaborativa, e completamente nova de comunicar.

Agora que finalmente pude testar,  só consigo arranjar uma palavra, desilusão, não sei se isto se deve a ter criado possivelmente expectativas irrealistas sobre o serviço, se apenas não percebi a utilidade, ou se o serviço não inova mesmo.

Google wave

O serviço é de facto colaborativo e permite-nos falar, partilhar documentos, vídeos, fotos, aplicações web de forma colaborativa com outros utilizadores que adicionar-mos à conversa, no entanto isto não me parece nada de novo nem inovador, é um tipo de função que um serviço com as potencialidades do Facebook pode integrar facilmente de uma forma bem mais social, e com um potencial de expansão bem maior, pensem por exemplo no caso do farmville, e agora pensem em aplicações de trabalho dentro do Facebook e as enormes potencialidade que isso poderá ter a nível de trabalho colaborativo. Resumidamente fiquei com a ideia que o Google Wave não passa de um MSN 1.5 web based.

Espero sinceramente estar enganado mas este é uma serviço que peca pela falta de novidades e se concentra muito num sistema de “chat” a que eles chamam “wave” o que sinceramente é muito pouco para todo o “hype” criado.

Gostaria que falassem sobre a vossa experiência com o Google wave, já que fiquei francamente desiludido, e seria interessante ter a opinião de mais utilizadores.

17 COMENTÁRIOS

  1. O Wave até pode vir a ter algum potencial mas ainda lhe faltam utilizadores. Enquanto estiver nesta fase de convites vai demorar um bocado até atingir esse potencial.

  2. É verdade que existem features quando ainda não tão disponíveis que eram mostrados no video da IO, no entanto acho que estás com a ideia errada do que a wave é. Neste momento estamos muito habituados ao IM e ao email tradicional e acabamos por utilizar a wave da mesma maneira que usamos estas ferramentas. É um processo aprendizagem que com o tempo irá trazer vantagens.

    Tenho usado as waves na faculdade para organizar trabalhos e tem funcionado bastante bem. Neste momento o maior problema para mim é que o serviço está ainda muito restrito e não o posso usar com mais pessoas.

  3. Acho que não percebeste a utilidade do wave, ou o porquê do seu desenvolvimento.

    Hoje em dia vive-se um grande dilema na forma como a comunicação online está a evoluir. Por exemplo, nos temos a tendência a agrupar, catalogar e reunir a informação que dispomos. Sempre o fizemos ao longo da história, com os monges budistas a fazerem traduções e catálogos de livros nos conventos, desde aos blogs e fóruns dos dias de hoje.

    No entanto, com o avançar da tecnologia esta informação está a deixar de ser “arquivada” e agrupada, o exemplo mais prático disto é o twitter, em que para encontrares algo, tens de procurar por uma “hashtag”. Este tipo de informação arquivada em tags é limitativa, pois muitas vezes queres aceder à informação e não te lembras por que tag procurar…

    O que o wave vem fazer é ligar a informação que está arquivada, com a informação tem tempo real que as novas formas de comunicar e o desenvolvimento está a pedir.

    Como é que o wave vai fazer isso? Simples, por exemplo, o Sr. Cenourinha vai poder instalar aqui no blog um plugin que vai permitir a quem estiver no wave a comentar a partir dela, podendo um user estar a comentar aqui e outro user, estar a comentar no wave, e outro user estar a envial um mail a responder e quem quiser juntar-se à discussão de forma mais simples possível.

    Quando digo que isso vai ser possível em blogs, também quero dizer que isso vai estar disponível em qualquer plataforma.

    Por exemplo vê este post que fiz há uns tempos a revelar já alguns dos plugins disponíveis para wave.
    http://www.maistrafego.pt/google-wave-joomla-wordpress-drupal

    Não sei se me fiz entender, mas a ideia é a comunicação em tempo real estar conectada com a comunicação fixa e arquivada.

  4. Nuno , falaste em ” msn 1.5 ” eu diria mais um …
    ” Microsoft Groove ” versão WEB e grátis. Que é de facto o que isto é neste momento… no entanto , existe 2 tipos de contas … a preview e a developer preview … e garanto vos que as DP já estão “qualquer coisa” … vai ser interessante quando o Wave passar a ter integração com o Gmail e todos os serviços Google, assim como, streaming.

    Quanto ao “hype” , é o que se pertende … e o que aconteceu com o Gmail no inicio.

  5. @Nuno: “Simples, por exemplo, o Sr. Cenourinha vai poder instalar aqui no blog um plugin que vai permitir a quem estiver no wave a comentar a partir dela, podendo um user estar a comentar aqui e outro user, estar a comentar no wave, e outro user estar a envial um mail a responder e quem quiser juntar-se à discussão de forma mais simples possível.”

    Boas, bom comentário, no entanto este tipo de interacção que fala já existe, com widgets do twitter, facebook entre outros, toda esta interacção multi plataforma já é uma realidade, percebo que pode ser benéfico a centralização dessa informação num só serviço, mas n acredito que tal vá acontecer.

  6. Olá,

    Sou um utilizador do Google Wave desde a hora zero e desculpa não ser da mesma opinião que tu.
    Penso que o Google Wave é o início de uma era onde a comunicação é mais eficaz. Combina o melhor que o email tem, com os antigos NewsGroups e com IM (Internet Messaging).

    Quantas vezes não temos conversas longas com alguém por email? Quantos de nós pode dizer que não o fez? Quantos de nós entendo que o interface dos actuais clientes de email leva a uma fácil navegação entre essa conversação? Excluimos aqui o GMail que veio dar uma ideia de conversação mais eficaz no email.

    O Google Wave trás à troca de correio electrónico a ideia de conversação que até agora tinha na lógica, mas, não tinha na prática.

    Ferramenta de BrainStorming
    Uma das formas que tenho usado mais o Google Wave é como ferramenta de BrainStorming. Hoje em dia, sempre que vou para uma reunião em que levo o portátil e que tenho ligação à internet, abro sempre uma Wave da reunião e caso alguns dos participantes tenha Wave, adiciono-lhe logo. Desta forma tanto as minhas notas como as notas dos participantes ficam logo disponíveis.
    Faço isso invés de usar o vulgar Word ou Notepad para escrever as minhas notas que no final teria que enviar para as pessoas.
    Para além de ser uma BrainStorming numa reunião, pode ser um acção off-line, onde, adiciono os participantes e cada um vai participando no brainstorming, alterando o conteúdo da mensagem principal ou deixando comentários e discutindo os comentários um dos outros.

    Eu vejo muito pouco o Google Wave como Internet Messager ou ainda que venha a substituir o MSN ou outra qualquer ferramenta do género. Vejo sim como uma ferramenta de trabalho que irá trazer mobilidade ao profissionais. Vejo também como ferramenta de diversão e de pesquisa de conteúdos sobre alguns dos nosso hobies.

    Definitivamente, não acho que seja um killer de redes sociais. Não da forma como as redes sociais estão instituídas.

    O FaceBook é uma excelente ferramenta de socialização, pois, podemos interagir com outras pessoas usando hobies, gostos pessoais. Não creio que o Google Wave esteja a competir dessa forma, mas, está a fazer com que as pessoas interajam na informação que lhe é importante e vital. Vejo mais o Google Wave como email killer e até mesmo forum killer.

    O que está a faltar ao Google Wave?
    É uma pergunta fácil de responder. Na realidade falta tudo. Falta uma forma de integrar com o actuais serviços de email. O facto de não podermos enviar mensagens de correio para fora das Waves é um sinal menos neste serviço. No entanto julgo que isso só irá acontecer neste início, pois, não faz qualquer sentido o Google querer que este seja uma forma eficaz de comunicar e não o conectar à funcionalidade mais usada na internet.
    Como o Google tem o GMail, acho que essa integração como email será para breve.

    Faltam ainda robots para fazerem imensas coisas. É verdade que temos robots para twitter e para adicionar algo ao Blog, mas, agora é para as pessoas fazem mais, criaram os seus próprios conectores.
    Sei de pessoas que estão a fazer robots para ao adicionar uma Wave, publicar no WordPress. Não estou a ver o Google a limitar o Google Wave e não deixar este tipo de robots serem desenvolvimentos. É claro que oficialmente, os robots disponibilizados pelo serão para conectar a serviços do Google.

    Penso que não entendeste a questão de fundo que envolve o Google Wave e estavas à espera que fosse um Killer de tudo que já existe na internet.
    Devias olhar para este serviço com outros olhos e assim entender a potencialidade do mesmo.

    Para quem tem Google Wave, vou criar uma wave publica com a minha resposta intitulada: Google Wave será uma desilusão?

  7. Eu tenho usado o google wave como fórum – criei um chamado a onda portuguesa e está a ficar interessante – o objectivo é juntar os wavers portugueses e falar sobre temas variados (se quiserem juntar-se mandei uma mensagem pelo meu google profile). Também já usei como IM. O facto é que os serviços do google precisam de mais integração entre si, acho que ainda estão muito desconexos. A google está arduamente a trabalhar para preencher estas lacunas – o tempo dirá como vão evoluir 🙂

    offtopic: @João José, @johnito eu posso oferecer convites deixem uma mensagem no meu google profile http://www.google.com/profiles/Pedro.megastore

  8. Acho q a google pecou em liberá o serviso, inicialmente, a poucas pessoas, pois só poderemos tirá proveito mesmo do wave, se tiver-mos varios contatos.

  9. cara. essa galera…

    não sabe usar o serviço, não entendeu qual foi a sacada do google e fica dizendo que tá desiludido.

    estou usando o wave para trabalho. antes eu usava mil planilhas de prazo, os emails de comentários dos clientes eram enormes, pra achar log do que o cliente falou e do que ele deixou de falar 4 meses atrás era um inferno.

    Cerca de 40% dos meus clientes já estão todos usando o wave. meu trabalho flui de uma forma mais colaborativa. o recurso da timeline ajuda muito, meu msn que antes passava o dia apitando, agora os clientes deixam as mensagens lá, conforme eu vou trabalhando, eu atualizo a wave, ele fica sabendo em tempo real o que está acontecendo. posso entrar tanto no meu mac, no meu linux ou no meu windows, ou até nos 3 ao mesmo tempo e trabalhar sem incomodo de instalar software.

    então, como toda ferramenta que tem ai, agente tem que saber usar…

  10. És mas é otário.
    Está a acontecer o mesmo que com o gmail.
    Se não percebes que o serviço é excelente estando ainda quase em teste és bronco como o raio.
    Quando tiver mais gente é certo que se vai expandir de for a se tornar tão útil quanto o resto de todas as outras ferramentas da google.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.