Windows Phone 7 Series

Steve Balmer apresentou esta manhã na Mobile World Congress 2010 a nova versão do Windows Mobile, denominada de Windows Phone 7 Series.

Não foi só o nome do SO que mudou completamente. O código fonte das versões anteriores foi completamente descartado e foi tudo feito de raiz.

A típica interface que conhecíamos do Windows Mobile também desapareceu e deu lugar a uma interface mais direcionada às redes sociais e que parece ser mais intuitiva de usar. Outra boa notícia deste novo sistema operativo é que não implica o uso constante do stylus como acontecia nas versões anteriores.

Como seria de esperar, o 7 Series interage com outros serviços Microsoft tais como o Xbox LIVE (profiles e avatars) e o Zune, que servirá de leitor de música.

Ao que parece a Microsoft está a exigir hardware de grande capacidade nos futuros smartphones que irão correr o 7 Series, de modo a que os utilizadores desfrutem ao máximo da experiência do novo Windows. E para além disto, software como o Sense da HTC ou o TouchWiz da Samsung deixarão de ser permitidos nos smartphones com o novo Windows, fazendo com que o sistema operativo mantenha uma imagem singular em todos os smartphones onde se encontre instalado.

Aqui fica um vídeo com um preview do Windows Phone 7 Series:

Será este sistema operativo suficiente para a Microsoft alcançar o iPhone OS ou o Android?