Steve Balmer apresentou esta manhã na Mobile World Congress 2010 a nova versão do Windows Mobile, denominada de Windows Phone 7 Series.
Não foi só o nome do SO que mudou completamente. O código fonte das versões anteriores foi completamente descartado e foi tudo feito de raiz.
A típica interface que conhecíamos do Windows Mobile também desapareceu e deu lugar a uma interface mais direcionada às redes sociais e que parece ser mais intuitiva de usar. Outra boa notícia deste novo sistema operativo é que não implica o uso constante do stylus como acontecia nas versões anteriores.
Como seria de esperar, o 7 Series interage com outros serviços Microsoft tais como o Xbox LIVE (profiles e avatars) e o Zune, que servirá de leitor de música.
Ao que parece a Microsoft está a exigir hardware de grande capacidade nos futuros smartphones que irão correr o 7 Series, de modo a que os utilizadores desfrutem ao máximo da experiência do novo Windows. E para além disto, software como o Sense da HTC ou o TouchWiz da Samsung deixarão de ser permitidos nos smartphones com o novo Windows, fazendo com que o sistema operativo mantenha uma imagem singular em todos os smartphones onde se encontre instalado.
Aqui fica um vídeo com um preview do Windows Phone 7 Series:
Será este sistema operativo suficiente para a Microsoft alcançar o iPhone OS ou o Android?
Quem tem telemóveis com Windows Mobile (6.5), dá para actualizar?
@Nuno: A MS ainda não divulgou nada sobre isso. Mas acho pouco provável. A ver vamos.
Copiar o iPhone retirando o multitasking e capitalizar na imagem do Windows 7.
Provavelmente incompatível com aplicações de versões anteriores do windows mobile.
Let’s wait and see…
Só o HTC HD2, neste momento!
Mas….
Caso se confirme o Windows Phone 7 Basic, até os dispositivos com o Windows Mobile 6.0 podem ser actualizados!
http://channel9.msdn.com/posts/LauraFoy/First-Look-Windows-Phone-7-Series-Hands-on-Demo/