Wubi integrar linux ao windows

O linux so não tem mais adeptos porque ainda existe o mito que ele é dificel de usar,e que é so para quem gosta de fuçar.

De dia para dia tem ganhado mais adeptos muito por culpa da segurança, interface e ser gratuito.

A versão mais badalada, o ubuntu até ja traz suporte nativo a placas 3g, o que o torna ainda mais apetecivel,a quem usa esse tipo de rede,que é o meu caso.

Mas para conhecer o linux nada melhor do que o Wubi, que é um ficheiro executavel e assim se quiser desinstala normalmente pelo painel de controlo em adicionar/remover programas.

A vantagem do programa é que não é presizo fazer partições.

O Wubi tem cerca de 700 MB e ao iniciar (boot) do sistema, você escolhe qual sistema operacional quer usar. O Wubi não fica devendo em nada em performance ao Ubuntu e traz as mesmas funcionalidades por isso quem quiser conhecer melhor o pinguim aqui esta o download.

Wubi Logo

Download

Alojamento Web

Mythbuntu 8.10

Mythbuntu logo

O Ubuntu 8.10 está ai e as distribuições baseadas no sistema operativo da Canonical estão agora a ser actualizadas para acompanhar as versões do Ubuntu, como é o exemplo do Mythbuntu.

O Mythbuntu é uma distribuição Linux, que como já foi dito anteriormente, é baseada no Ubuntu, mas que tem como principal função tornar o computador num Media Center, utilizando o software MythTV.

O Mythbuntu tem como gestor de janelas o ambiente gráfico Xfce 4 e agora permite também a utilização do Wubi.

O Wubi facilita a instalação do Mythbuntu no Windows, tal como de que um programa se trata-se.

Isto permite-lhe testar a distribuição Linux sem a necessidade de sequer particionar o seu disco.

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 Hardy Heron disponível para download

Ubuntu Hardy Heron
A nova versão do Ubuntu está a partir de hoje disponível para download.

As novidades do Ubuntu 8.04 não são apenas a nível de melhorias segurança e estabilidade do sistema operativo, mas também na implementação de novas ferramentas que facilitem o uso da distribuição por parte de um novato no mundo Linux.

Esta nova versão tem o nome de Hardy Heron, apresentando o gestor de janelas Gnome 2.22, o Xorg 7.3 e tem como núcleo o kernel linux 2.6.24.

Algumas das novidades que facilitam o utilizador são:

  • Wubi, que permite a instalação da distribuição linux através do Windows, sem necessidade de criar ou editar partições no disco;
  • PolicyKit, para facilitar a gestão de permissões de acesso a ficheiros ou pastas em sistemas Unix based;
  • Likewise Open que possibilita a interacção entre redes ActiveDirectory através do Linux;
  • KVM ( Kernel Virtual Machine ) que possibilita virtualizar outros sistemas;

Para fazer download pode usar um dos mirrors ou então fazer a transferência através de Bittorrent.

Download: Get Ubuntu

Alojamento Web

O que esperar do Ubuntu 8.04

ubuntuA próxima versão do Ubuntu, que é também a próxima Long Term Support (versão com suporte de três anos para o desktop e cinco para o servidor), está apenas a seis dias de ser lançada. Por isso, está na altura de fazer um pequeno resumo do que se pode esperar da nova versão desta distribuição de GNU/Linux.

Uma das novidades é a inclusão do Wubi, algo que interessa bastante a quem utiliza Windows e quer experimentar o Ubuntu. Esta aplicação permite instalar o Ubuntu a partir do Windows, sem necessidade de criar partições.
A versão 7.3 do Xorg será incluída. Isto permitirá uma melhor configuração automática do hardware gráfico e será usado em conjunto com um utilitário que permite alterar de forma dinâmica a resolução, taxa de refrescamento e rotação de um segundo monitor.
A versão do Linux incluída será, à partida, a 2.6.24. Ela inclui um novo scheduler, melhor gestão de energia e melhor suporte de dispositivos wireless.
O Gnome continuará a ser o gestor de desktop por omissão. A versão que figurará no Ubuntu 8.04 será o Gnome 2.22; no Kubuntu, será utilizado o KDE 3.5.9; o Xubuntu terá a versão 4.4.2 do XFCE
Para uma gestão mais simples e usável das permissões, será usado o PolicyKit. Esta framework de segurança estará integrada nas ferramentas administrativas, na forma de um botão.
A gestão do som ficará a cargo do PulseAudio, uma framework que permite controlar o som de cada aplicação individualmente na ferramenta de volume do desktop.
Outras novidades são um novo cliente de bittorrent, uma nova aplicação para gravar CDs e DVDs, um novo cliente VNC, adição do Inkscape, suporte para o sistema de virtualização do Linux, integração com ActiveDirectory, uso de um interface gráfico para a firewall e melhor protecção da memória.

Isto acabou por não ficar pequeno, mas continua a ser um pequeno resumo. A próxima versão do Ubuntu parece ser interessante. Talvez seja esta que vos fará largar os sistemas proprietários. Se não, podem sempre ver a Caixa Mágica, Fedora, Mandriva, gNewSense, Mandriva, etc.

Alojamento Web

Ubuntu 8.04 alpha 5

A quinta alpha da próxima versão do Ubuntu, Ubuntu 8.04, que também será a próxima Long Term Support, foi disponibilizada.

Uma das novidades desta quinta versão beta é a possibilidade de instalar o Ubuntu no disco, durante uma sessão em Windows. Para isso é utilizado o Wubi, uma aplicação que permite instalar esta distribuição sem alterar o bootloader.

Outras novidades são a mudança de várias aplicações padrão: o Transmission é o novo cliente de bittorrent, o Brasero é a aplicação default para a gravação de CDs e DVDs e o Firefox 3.0 beta 3 é o browser pré-definido.

Nas "entranhas" do Ubuntu 8.04 podemos encontrar o Xorg 7.3, o Linux 2.6.24, o PulseAudio para o som, o PolicyKit e um novo sistema de ficheiros virtual para o Gnome.

Download:
http://cdimage.ubuntu.com/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/kubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Kubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/edubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Edubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/jeos/releases/hardy/alpha-5/ (Ubuntu JeOS)
http://cdimage.ubuntu.com/xubuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Xubuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/gobuntu/releases/hardy/alpha-5/ (Gobuntu)
http://cdimage.ubuntu.com/ubuntustudio/releases/hardy/alpha-5/ (UbuntuStudio)

Alojamento Web

Sétima edição da Full Circle Magazine já está nas bancas virtuais

A revista oficial da comunidade Ubuntu, Full Circle Magazine, já tem a sétima edição disponível para download.

Nesta edição podem encontrar os seguintes conteúdos:
 – tutorial de instalação do Ubuntu Studio
 – tutorial de instalação de um servidor SSH
 – como mudar de Windows para Ubuntu
 – sétima parte do tutorial sobre o programa Scribus
 – análise ao Wubi Installer
 – apresentação de cinco aplicações multimédia

Boa leitura!

Alojamento Web

UNetbootin – outra forma de experimentar GNU/Linux

Há um site que gosto de visitar de tempos a tempos, porque sei que tem conteúdos sempre interessantes: o Howto Forge. O Howto Forge é um site com tutoriais para GNU/Linux e software usado em sistemas livres. Um dos tutoriais que me despertou mais o interesse que o normal é um que aborda a instalação de uma distribuição de GNU/Linux através do programa Unetbootin.

O UNetbootin é um pequeno utilitário que permite a instalação de uma ou mais distribuições de GNU/Linux – Ubuntu, Fedora, Mandriva, OpenSuSE, Debian e ArchLinux – através da internet e respectiva criação de partições. É um pouco semelhante ao Wubi, mas este cria um sistema dual-boot.

O tutorial do Howto Forge explica todos os passos necessários para instalar o Ubuntu e o Fedora através do UNetbootin, sem grandes chatices e sem a, muitas vezes assustadora, criação de partições. O tutorial é acompanhado de screenshots, para uma fácil compreensão e também explica como remover a partição criada com o programa.

Querem instalar uma distribuição de GNU/Linux? Então este programa é uma excelente solução para experimentarem algumas das distribuições mais conhecidas.

{Tutorial: Installing Ubuntu Or Fedora From A Windows Or Linux System With UNetbootin}