LiveDrive – Espaço online ilimitado

Necessita de espaço online para guardar os seus ficheiros e poder aceder desde qualquer computador ou dispositivo com acesso à Internet? Então o WebTuga apresenta-lhe a solução.

O LiveDrive oferece-lhe um espaço online “ilimitado” para enviar os seus documentos, músicas e qualquer outro tipo de ficheiro que tenha.

Pode inclusive aceder à mesma biblioteca de música do seu iTunes em vários computadores e fazer o backup da sua música.

Para além disso, o LiveDrive permite-lhe criar um portal web para aceder aos seus ficheiros quando não se encontra no seu computador pessoal e ainda aceder aos seus ficheiros mesmo quando está offline.

Recentemente foram adicionadas novas funcionalidades ao serviço que permitem interagir com a sua conta do FaceBook e YouTube e ainda ver os seus vídeos online directamente através do LiveDrive.

Apesar do espaço “ilimitado” não dar muita confiança, o serviço tem de tudo para ter sucesso.

Alojamento Web

Alojamento de ficheiros online

Por vezes existe a necessidade de partilhar arquivos, sejam eles ficheiros de som, documentos, vídeos ou qualquer outro tipo de ficheiro, com colegas e amigos nossos.

No entanto nem sempre existe a disponibilidade ou a necessidade de alugar uma conta de alojamento para partilhar estes ficheiros e para partilhar ficheiros as pessoas recorrem a serviços de File Upload, como são o exemplo do rapidshare, megaupload e tantos outros.

Outra das razões às quais as pessoas recorrem a estes serviços é o desconhecimento de tecnologias como o Bittorrent, apesar de que as velocidades geralmente são mais baixas em bittorrent, dependendo não só da velocidade de download do utilizador que está a descarregar, mas também da velocidade de upload daquele que faz de servidor, ou seja, aquele que está a enviar o ficheiro para o outro.

As pessoas recorrem aos File Uploaders pois é uma opção gratuita e rápida, no entanto poderia ser utilizado um servidor de FTP, uma conta de alojamento web, partilha por um dos canais de bittorrent ou gnutella, entre muitas outras formas de partilha de ficheiros.

Todos estes protocolos e serviços de partilha de ficheiros têm as suas vantagens e desvantagens, no entanto vou-me focar nos File Uploaders que funcionam através da web, pelo nosso próprio browser e estão associados a endereços web.

Existem centenas ou até milhares de File Uploaders, apesar disso, apenas uma pequena percentagem destes sites oferece propostas apetitosas.

Fiquem aqui com uma lista dos mais populares file uploaders, uns gratuitos, outros pagos e outros com vários planos grátis e com subscrições premium, como é o caso do rapidshare:

A lista é extensa e tal como disse, cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Fica o tópico em aberto para todas as sugestões que não tenham sido aqui referidas e deixo um inquérito de forma a saber se costumam utilizar este tipo de serviços.

[poll id=”5″]

Alojamento Web

AOL disponibiliza ferramenta de acesso ao XDrive para o desktop

A AOL disponibilizou uma aplicação que permite, a partir do desktop, enviar e descarregar ficheiros do seu serviço de alojamento de ficheiros, XDrive.

O programa chama-se XDrive Desktop Lite, é feito com recurso ao Adobe AIR – logo pode ser executado em Windows e Mac OS X – e é uma alternativa ao interface web do serviço.

O envio de ficheiros através do XDrive Desktop Lite pode ser feito com um simples arrastamento dos ficheiros para cima da aplicação.

Para além de permitir o envio e download de ficheiros, a aplicação também permite enviar uma link directa para um ficheiro através de email e gera um código para inserir um ficheiro num site.

Fonte: Downloadsquad.com

Alojamento Web

AOL junta email ao alojamento de ficheiros

A AOL juntou o seu serviço de email e de alojamento de ficheiros para permitir que enviem anexos com algum tamanho. Nada de extraordinário, não fosse uma "pequena" particularidade que supera as actuais soluções: os anexos podem ter até 5GB.

Os 5GB de anexos são possíveis graças ao XDrive, o serviço de alojamento de ficheiros adquirido pela AOL, cujo limite para as contas gratuitas é o mesmo do tamanho dos anexos: 5GB.

Experimentei esta nova funcionalidade e quase tudo funcionou bem. Enviei o ficheiro, escolhi a opção de disponibilização do ficheiro através de uma link segura, recebi o email um minuto depois, mas quando cliquei na link, ela não abriu nada; em vez disso, apareceu um aviso a dizer que o certificado tinha expirado no dia 15 de Novembro. Retirei o s do https e funcionou – e o ficheiro descarregado manteve a extensão.

Talvez este pequeno problema com as ligações seguras seja temporário, mas é irritante, principalmente se quisermos adicionar alguma segurança ao envio de ficheiros sensíveis. Mesmo assim, é uma boa opção para enviar ficheiros muito grandes.

{Fonte: Download Squad}