Abre o Firefox dentro do Firefox

Mozilla Firefox

É isso mesmo, abra o Firefox dentro do seu próprio Firefox. O browser Firefox interpreta a linguagem XUL da Mozilla possibilitando a criação de plugins e extensões para o navegador da web, no entanto é possível também abrir o próprio browser como que se uma página tratasse.

Para obter este feito, basta que na barra de endereços do Firefox digite o seguinte endereço:

chrome://browser/content/browser.xul

E pronto, o resultado será algo deste género:

Firefox inside Firefox

Nada que seja útil, apenas uma brincadeira para mostrar aos amigos 😉

Alojamento Web

Songbird 1.1 – Player de música opensource

Songbird mac

O que é o Songbird?

O Songbird é um reprodutor de música opensource bastante completo, ao estilo do iTunes, criado em XUL, a plataforma modular de desenvolvimento da Mozilla.

Graças a usar o motor da Mozilla, o SongBird é multi-plataforma e tem ainda suporte a themes e extensões de terceiros.

Novidades do Songbird 1.1

Songbird mac

O SongBird 1.1 está recheado de novidades, desde melhorias no performance do reprodutor a novas features interessantes.

É possível agora obter a Artwork dos seus albúms de música a qualquer momento, para tal basta efectuar um clique com o botão direito do rato e escolher a opção “Get Album Artwork”.

O novo conjunto de bibliotecas gstreamer permitem obter um melhor performance em sistemas operativos Windows.

Pode-se adicionar pastas a um sistema que irá automaticamente importar e sincronizar informações das músicas presentes nessas páginas e é ainda possível aumentar o número de filtros de pesquisa e de ordem no momento que estamos à procura de uma música.

A loja online de música 7digital MP3 Store foi integrada na nova versão do Songbird, o que lhe possibilitará agora comprar músicas de alta qualidade de som, tal como é possível no iTunes.

O SongBird tem agora também o suporte a 100% de dispositivos MTP e é possível a sincronização de músicas protegidas pelo sistemas DRM do Windows presentes nas músicas destes dispositivos.

Estas são as grandes novidades do SongBird, no entanto o Songbird pode ser configurado e personalizado ao gosto de cada um.

Tal como disse, o Songbird disponibiliza online um directório de extensões que permitem adicionar novas funcionalidades ao seu reprodutor de música.

Por exemplo, é possível enviar um tweet para a sua conta no Twitter com informações relativas à música que está a ouvir no momento, ou até trocar informações utilizando a sua conta Last.fm.

Alojamento Web

Instantbird – o cliente de IM expansível como o Firefox

instantbirdO Instantbird é uma aplicação multi-plataforma de mensagens instantâneas recentemente lançada, que utiliza o XULRunner para o interface e a libpurple do Pidgin para se conectar às várias redes de IM.

Se estiverem à espera de ver muitas funcionalidades, esqueçam. Os smilies e outras funcionalidades comuns nos programas de IM mais conhecidos ainda não são suportadas, uma vez que esta versão – 0.1 – é destinada a programadores, por forma a desenvolverem extensões e novas funcionalidades para ela. No entanto, a aplicação já suporta separadores, por via do uso do XULRunner.

Como utiliza o XULRunner, as extensões podem ser desenvolvidas da mesma forma que são criadas para o Firefox ou Thunderbird. Isto é óptimo, porque poderá permitir, entre outras coisas, a adição de novas redes de IM, novas funcionalidades e novos smilies, apenas através da instalação de extensões.

O Instantbird ainda está numa fase inicial de desenvolvimento, mas já promete. Será interessante ver a que ponto chegou no início de 2008. Mas, por agora, interessa-me saber se o leitor acha que esta é uma aplicação que vale a pena ou não. Digam de vossa justiça.

{Página oficial do Instantbird}