Acessibilidade na Web

Hoje em dia a Internet é o ponto de encontro virtual de culturas mais concentrado em todo o mundo.

Como em tudo na vida, existem pessoas com necessidades acrescidas devido a problemas físico-motores ou deficiências mentais.

Para facilitar o acesso à Internet a estas pessoas e a sua participação na Web, é necessário optimizar a Web de forma a que estas pessoas com maiores dificuldades possam ver a sua tarefa simplificada e facilitada.

Existem vários tipos de deficiências que necessitam de uma maior atenção, como é o caso de deficiências motoras, deficiências mentais, deficiências temporárias (braço partido) e ainda deficiências tecnológicas, como por exemplo pessoas com um computador antigo que não tenha um browser com ambiente gráfico ou sem suporte javascript, ou até mesmo o acesso via gadgets como telemóveis, consolas, etc…

Em baixo deixo-vos um vídeo de uma apresentação do Ivo Gomes sobre “Acessibilidade para a Web” que nos mostra como desenvolver sites com melhor acessibilidade.

Para quem não sabe, o Ivo Gomes (@ivogomes) é web developer, inclusive apresentamos aqui um projecto dele, o MyTVShows. Como profissional que é, o Ivo Gomes estuda as melhores técnicas para tornar um site acessível a pessoas com dificuldades.

Nesta apresentação mostrou-nos algumas dicas que podem para nós serem insignificantes, mas que para uma pessoa com certas dificuldades pode ser muito beneficente.

Para além disso, poderão tirar algumas dicas para o desenvolvimento de sites, como por exemplo o facto de evitar ou não criar layouts com tabelas.

As tabelas são apenas necessárias para mostrar um conjunto de dados que necessitam de estar organizados em células.

Quando está a desenvolver um layout de um site, deverá utilizar “divs”, o que tornará o seu código muito mais limpo e reduzirá o tamanho do documento.

Ainda em relação à acessibilidade, fizemos alguns testes no WebTuga e verificamos que temos o site minimamente preparado para receber pessoas com estas dificuldades já descritas. No entanto ainda existem bastantes aspectos que podem ser melhorados.

Para desenvolvedores para a web que estejam interessados em melhorar a acessibilidade dos seus sites, recomendo a instalação de um browser pela linha de comandos, como por exemplo o Links e ainda extensões para o Firefox como são o exemplo do Web Developer Toolbar que permite desactivar as imagens, css e Javascript nas páginas e ainda o Acessibar.

Torne o seu site acessível, com certeza que existirão pessoas que lhe ficarão agradecidas pelo seu gesto.

Para os interessados, está disponível também um PDF com a apresentação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.