Google: Como usar com o novo visual

A Google anda a trabalhar num lifting da imagem do seu motor de busca. Oficialmente, este novo visual ainda não foi lançado ao público, mas seguindo este passos, vão conseguir navegar com o novo visual do Google desde já. Isto apenas se aplica ao Google.com, no Google.pt não funciona.
Os passos a seguir são estes:

  • > Aceda ao site http://google.com/ncr
  • > Faça copy-paste deste javascript (http://pastebin.com/m50c7a08a) para a barra do endereço e carregue na tecla Enter.
  • > Volte a aceder a http://google.com/ncr.
  • E voilá, Google com o novo visual!

    Alojamento Web

    Google e o novo design da página

    É algo inédito, pois não é todos os dias que uma das páginas mais visitadas em todo o mundo tem direito a uma actualização, mas a verdade é que o Google decidiu fazer umas ligeiras alterações à sua página de pesquisa.

    A nova página tem uma Caixa de texto e botões de maiores dimensões que dá maior destaque ao que faz o Google: a pesquisa.

    via Aberto Até de Madrugada

    Alojamento Web

    RA-X, a visão espanhola de um desportivo japonês

    Com o Honda S2000 ultrapassado e com o seu substituto, o CR-Z, sem dar sinais de vida foi criado um vazio no mercado dos desportivos.

    Isto levou a que muitos designers tentassem a sua sorte a criar um conceito para substituir o mítico S2000, o que levou a uma explosão de protótipos.

    O mais recente é o RA-X, criado por um designer espanhol que foi buscar a inspiração aos antigos Formula RA300 que partilham vários detalhes e pormenores com este novo conceito.

    O próprio nome é derivado do Formula RA300 de 1967 e o X vem da forma criada nas laterais onde duas linhas se cruzam e formam um X, esta mistura de ângulos e linhas curvas suaves dá ao RA-X todo o espírito e forma de um verdadeiro desportivo.

    A traseira lembra o Zenvo ST1 mais suavizada o que leva a pensar como seria uma versão do Zenvo criada pela Honda.

    Apesar de tudo este prototipo é bastante compacto, apenas com 4 metros de comprimento, 1 metro e 90 de largura e apenas 1 metro e 16 de altura dá uma forma bastante ágil e aerodinâmica ao RA-X.

    É sem dúvida um excelente modelo que a ser adoptado pela Honda seria o nascer de um belo desportivo a rondar o mundo dos Super-Carros.

    Ver + fotos do Honda RA-X

    Alojamento Web

    Acessibilidade na Web

    Acessibilidade na Web

    Hoje em dia a Internet é o ponto de encontro virtual de culturas mais concentrado em todo o mundo.

    Como em tudo na vida, existem pessoas com necessidades acrescidas devido a problemas físico-motores ou deficiências mentais.

    Para facilitar o acesso à Internet a estas pessoas e a sua participação na Web, é necessário optimizar a Web de forma a que estas pessoas com maiores dificuldades possam ver a sua tarefa simplificada e facilitada.

    Existem vários tipos de deficiências que necessitam de uma maior atenção, como é o caso de deficiências motoras, deficiências mentais, deficiências temporárias (braço partido) e ainda deficiências tecnológicas, como por exemplo pessoas com um computador antigo que não tenha um browser com ambiente gráfico ou sem suporte javascript, ou até mesmo o acesso via gadgets como telemóveis, consolas, etc…

    Em baixo deixo-vos um vídeo de uma apresentação do Ivo Gomes sobre “Acessibilidade para a Web” que nos mostra como desenvolver sites com melhor acessibilidade.

    Para quem não sabe, o Ivo Gomes (@ivogomes) é web developer, inclusive apresentamos aqui um projecto dele, o MyTVShows. Como profissional que é, o Ivo Gomes estuda as melhores técnicas para tornar um site acessível a pessoas com dificuldades.

    Nesta apresentação mostrou-nos algumas dicas que podem para nós serem insignificantes, mas que para uma pessoa com certas dificuldades pode ser muito beneficente.

    Para além disso, poderão tirar algumas dicas para o desenvolvimento de sites, como por exemplo o facto de evitar ou não criar layouts com tabelas.

    As tabelas são apenas necessárias para mostrar um conjunto de dados que necessitam de estar organizados em células.

    Quando está a desenvolver um layout de um site, deverá utilizar “divs”, o que tornará o seu código muito mais limpo e reduzirá o tamanho do documento.

    Ainda em relação à acessibilidade, fizemos alguns testes no WebTuga e verificamos que temos o site minimamente preparado para receber pessoas com estas dificuldades já descritas. No entanto ainda existem bastantes aspectos que podem ser melhorados.

    Para desenvolvedores para a web que estejam interessados em melhorar a acessibilidade dos seus sites, recomendo a instalação de um browser pela linha de comandos, como por exemplo o Links e ainda extensões para o Firefox como são o exemplo do Web Developer Toolbar que permite desactivar as imagens, css e Javascript nas páginas e ainda o Acessibar.

    Torne o seu site acessível, com certeza que existirão pessoas que lhe ficarão agradecidas pelo seu gesto.

    Para os interessados, está disponível também um PDF com a apresentação.

    Alojamento Web

    WP Framework – Criar themes para WordPress

    Wordpress

    Já brinco com HTML e CSS à alguns anos e dou-lhe um pouco de PHP e Javascript, o que me tem possibilitado criar pequenas brincadeiras recorrendo a estas tecnologias web.

    Tenho o WordPress, como uma plataforma de gestão de sites bastante potente e que pode ser utilizada muito além dos blogs e portanto tem sido a minha primeira escolha para a criação de blogs e pequenos sites.

    Estou a escrever este post com uma directa em cima, pois decidi fazer um theme WordPress. Numa única noite consegui fazer o html, css e importar para WordPress.

    Graças ao WP Framework, um theme wordpress com todos os ficheiros e tags base de um theme para WordPress que permite assim facilmente criar um novo theme, no meu caso, importar um theme de html+css para WordPress.

    Em apenas algumas horas consegui fazer um excelente theme para WordPress e sem dificuldades algumas, o que revela que o WordPress é realmente uma interface bastante acessível.

    Só tenho a agradecer a quem desenvolveu o WP Framework, pois poupou-me muito trabalho. Em breve mostrarei o template que fiz para WordPress num dos projectos do WebTuga.

    Alojamento Web

    Twitter – Novo design

    Twitter Re-design

    Ver Vídeo

    A mais popular rede social de microblogging, leia-se Twitter, renovou a estrutura do seu site.

    Para além de “arredondar” os elementos do site, agora o sistema de abas (tabs) está na barra lateral e não no topo como anteriormente.

    A nível de design, o twitter permite agora a escolha de uma entre várias skins e ainda a possibilidade de personalizar cada uma dessas cores.

    Existem também melhorias no que toca à velocidade do site, pois agora é muito mais acessível graças à implementação de Ajax na página home.

    Não se esqueçam de seguir o @webtuga e de aturar o @cenourinha.

    Alojamento Web

    Apple Ganha Mais Alguns Prémios de Design!

    A Apple continuar a somar prémios de design à sua longa lista. Desta vez foi premiada com quatro prémios do “The Best Global Design 2008”.

    Foi premiado com IDEA 2008 Gold Awards pelos seus magníficos produtos: MacBook Air, iPhone e pelo Apple Wireless Keyboard. Também foi premiada com um IDSA Silver Award pelo fantástico iMac.

    Podem ver todos os prémios atribuídos aqui.

    Gentilmente “roubado” do Ecos Imprevistos e já que vão para aqueles lados leiam também a review do iPhone feita pelo ArmPauloFerreira.

    Alojamento Web

    Microsoft Arc Mouse – um rato futurista

    A Microsoft está a preparar-se para lançar um novo rato no mercado ( não, não é um hamster nem um rato de laboratório ), com um design futurista e inovador.

    Arc Mouse é o nome do rato que estará disponível no mercado, em duas cores, preto e vermelho, ainda este Verão pelo preço de $59.95 dólares.

    Para já podem deliciar-se com as fotos deste novo produto Microsoft:

    Microsoft ARC
    MS Arc Mouse
    Microsoft Mouse
    Alojamento Web

    deviantArt version 6

    deviantArtPara quem não sabe, o deviantArt é uma comunidade que faz de ponto de encontro entre os designers e os amantes de art.

    No dA ( diminutivo de deviantArt usado pelos membros da comunidade ), podemos encontrar qualquer tipo de forma de arte, desde design 3D, 2D, bandas desenhadas, desenhos à mão, seja a carvão ou a lapis, animações flash, desktop themes, wallpapers, imagens vectoriais, icons ou até mesmo pixel art.

    O deviantArt version 6 foi lançado e traz com ele grandes novidades.

    Deixo aqui um vídeo com as principais alterações.

    Para encontrar mais informação, clique aqui.

    Alojamento Web

    Snow Leopard: Empresas e PowerPC

    Entre as novidades da Apple para o seu novo gato, o Snow Leopard, encontra-se o suporte nativo ao Exchange Server em todas as aplicações do OS X.

    Isto significa que o push mail, calendários e contactos vão chegar ao Mail, iCal e Address Book.

    Este poderá ser o passo essencial para atrair o Mac para a empresa (as de design, vídeo e áudio não contam)?

    Por outro lado, segundo um screenshot dos requisitos para instalar o Snow Leopard Developer Preview, o Snow Leopard requer um CPU da Intel.

    Até agora, a Apple sempre referiu os CPU PowerPC à parte. O facto destes não serem referidos pode significar que o suporte das novas versões do Mac OS X não suportarão a plataforma PowerPC.