Dois “Caminho para o Leopard” num dia? Pois é meus amigos, coisa de quem não tem nada que fazer (tiraram-me o CS, cenourinha meu malandro). E não sei se não virá ainda um terceiro a caminho, pois ainda há algumas coisas de que quero falar e não me parece que vá ter tempo amanha. Mas passando ao artigo…

iChat

O novo iChat recebe um grande update em relação à versão anterior. O bom ficou ainda melhor. As novas funções do iChat estão concentradas no futuro da Internet, o vídeo.

Começando pela capacidade de mudar o fundo numa conversação de vídeo. Digamos que quero falar desde Cupertino. É só definir a imagem, sair por um momento e depois voltar e voilá, lá estou eu em Cupertino. Do mesmo modo como se faz com uma imagem também se faz com um vídeo.

Por outro lado, se não gostar da cor da imagem ou se quiser por alguma diversão na conversação, vai poder usar os efeitos do Photo Booth em tempo real. Faça de si um negativo, um Deus ou então multiplique-se, tudo graças ao iChat. E claro que pode sempre fazer de si Steve Ballmer como Phil Schiller fez na WWDC 2006.

Partilhar também é algo que o iChat sabe fazer. Pode fazer uma conferência online com o seu patrão ou mostrar fotografias aos seus amigos, desde que o Quick Look o suporte, o iChat partilha-o. Mas não ficamos por aqui na partilha, também é possível partilhar o ecrã do seu Mac para trabalhar em conjunto com um amigo seu.

Clique no link abaixo para continuar a ler…

Spaces

Novidade no Mac OS X, algo que já se usa à muito em Linux, o Spaces permite ter vários Desktops virtuais para manter os seus programas organizados.

Escolha o número de Desktops virtuais, arraste programas entre eles ou mude a ordem dos seus Desktops. O Spaces permite tudo isto, pois tem uma aplicação própria para gestão dos Desktops virtuais, que permite dentro dela fazer tudo isto.

Ao clicar num ícone da Dock, o Leopard leva-o automaticamente para o Desktop em que essa aplicação está, mudando de um modo visível para esse Desktop.

Safari

O melhor browser do Mundo está ainda melhor. Mais rápido que todos os seus concorrentes e mais seguro, esta é a melhor versão do browser da Apple.

Pode agora criar widgets para o Dashboard usando as suas paginas Web preferidas (como o AppleTuga). Troque a ordem das tabs e arraste-as para fora da janela apenas com o rato.

A pesquisa dentro de uma pagina é também mais facil. O Safari coloca o fundo em cinzento e a palavra pesquisada em laranja, dizendo o número de correspondências encontradas nesse site.

Os PDF neste novo Safari são agora geridos de um modo “Apple Style”, com uma barra de controlos semelhante à do iTunes quando em Full Screen, onde pode aumentar e diminuir o tamanho do documento, e guardá-lo ou vê-lo no Preview.

Controlos Parentais

A Apple implementou de origem no Leopard um sistema de controlos parentais que permite controlar tudo o que os seus filhos fazem no Mac.

Com este sistema pode definir a hora a que os seus filhos podem usar o Mac, e definir dentro dessa hora uma hora específica para o acesso à Internet.

Usando o mesmo sistema que filtra o SPAM no Mail, o Leopard avalia as páginas da Internet para verificar se são apropriadas para as crianças, mas no entanto pode você establecer uma lista de páginas que não serão acessíveis.

O Leopard também guarda logs de tudo o que eles fazem no Mac, desde sites visitados a mails recebidos, a aplicações usadas e pessoas com quem falaram. Os logs estão acessíveis no próprio Mac ou noutro Mac na mesma rede.

Boot Camp

Correr Windows num Mac a velocidades nativas nunca foi tão fácil. Basta usar o Boot Camp, o Windows e voilá, Windows a velocidades nativas no Mac.

Todo o hardware usado no seu Mac é compatível com o Windows graças às drivers criadas pela Apple para que tal acontecesse.

E se já usa o Boot Camp então já acabou mesmo antes de ter começado. Para o continuar a utilizar basta fazer o update das drivers a partir do DVD do Leopard no Windows.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.