Nos últimos dias ou semanas, o departamento da Microsoft, baptizado de Mactopia e que está encarregue do software para Mac, disponibilizou actualizações do seu software emblemático. Primeiro foi o Desktop Remote, a semana passada o Messenger 7 e nestes dias o SP1 para o Office 2008 for Mac.

Remote Desktop Connection

Esta poderá não ser uma das menos conhecidas e pouco usadas aplicações pelo pessoal dos Macs mas é uma aplicação muito curiosa. Este Remote Desktop Connection Client for Mac (quando será que darão nomes curtos para tudo o que é mundo Mac?) serve para fazer aparecer no monitor do seu Mac, uma janela que é exactamente o ecrã de um PC que tenha por perto na rede e funcionar nele. É uma função idêntica à partilha de ecrã (screen sharing)  presente no Mac OS X Leopard.

Deverá dar muito jeito e ser mesmo uma forma simples e rápida de ter o Windows no seu Mac, embora remotamente. Permite usar as aplicações do PC como se estivesse em frente a ele.

A boa noticia aqui é que funciona a partir de Macs com processadores PowerPc. Acaba por ser um bom substituto de um VirtualPC também…

Messenger 7 for Mac

Nova versão do famoso MSN mas para Mac.

As novidades não são muitas e à partida até lhe parecerá igual à versão 6.
No entanto, este Messenger 7 for Mac divide-se em duas abordagens para dois tipos de conta MSN: a de uso pessoal via Live Messenger e a de uso empresarial quando se está conectado via Office Communications Server 2007, ou seja tem funcionalidades extra para esta última.

Assim agora mostra os contactos via Bonjour, permite atribuir nicknames aos contactos e nada mais de especial. No entanto os utilizadores empresariais têm direito a fazer chamadas de video e voz. Unicamente estes corporate users pois os de Live Messenger (quase toda a gente que usa MSN) não têm direito nem ao video nem voz. Decepcionante mesmo que é esta nova versão.

Assim se com o MSN só se pode fazer o chat escrito, como sempre foi durante todos estes anos… é sinal que somos tratados em Mac de forma bem diferente dos utilizadores Windows, que têm à disposição versões bem mais avançadas e com todas as funcionalidades.

Se já usava o Adium ou outra aplicação de chat para comunicar com o pessoal do MSN (eu uso o iChat com um transporte de MSN via Jabber), não vale a pena mudar pois ainda não há justificação verdadeira para isso.
Office 2008 for Mac com SP1

O bastante famoso Office 2008 for Mac foi há poucos dias servido com uma grande actualização de vulto com o lançamento desta actualização Office 2008 SP1.

Não vou aqui enumerar as melhorias pois não tive ainda a experiência com o Office do SP1 (já vão perceber porquê). Apenas indico que segundo dizem, melhorou bastante a nível de performance tanto em arranque ou a abrir ficheiros ou durante o uso com ficheiros grandes. Foram também corrigidas vulnerabilidade  para o tornar mais seguro.

Uma volta pela blogosfera deu-me a conhecer que este Service Pack 1 para o Office 2008 ainda não estará bem afinado como deveria ser:

– Diz António Lopes do blogue “The tech in me” para não instalarem este SP1  porque depois da actualização o seu MacBook Pro começou a ter um comportamento anormal com aquecimento e a consequente elevada rotação das “turbinas” de refrigeração do portátil. Afirma que até parece que iria levantar vôo.

– Outro blogger, o Carlos Serrão do blogue com o mesmo nome refere problemas com o assistente de registo a lançar-se sempre que uma aplicação do Office arranca. Pelos vistos fez tudo o que a aplicação pedia e mesmo assim continuou a incomodar no arranque. O problema aqui é que se o assistente não considera que ficou tudo bem, nenhuma aplicação do Office arranca.

Ora é aqui, neste último ponto citado, que passo agora a referir o meu triste exemplo também (a razão do “já vão perceber”). Este assistente exige que se corresponda em todos os passos da configuração, que é online e feito em regime de Live Messenger. Têm inclusive de ter um conta Live Messenger na Microsoft, usar a vossa conta com todos os vossos dados e ainda, obviamente, preencher o número de série que acompanha o seu Office 2008 for Mac. O problema que levanto prende-se com os regimes “fora do legal” (software copiado de um amigo, ou sacado pela net…). Assim, depois de instalado o SP1 se não ficar devidamente registado no site da Microsoft… nenhuma aplicação arranca! Nada funciona abrindo-se apenas o registador…
I’m really fucked now!!! Bom vou-me ocupar a re-instalar a versão inIcial sem SP1… e entretanto voltar a pôr em dia o meu querido NeoOffice.

Gentilmente cedido pelo Ecos Imprevistos, blog que aconselho seguirem todos os dias.

2 COMENTÁRIOS

  1. O Remote Desktop cria sessões independentes na máquina de destino, ao contrário de outros protocolos, como o VNC, que usam a consola e permitem interagir com uma sessão existente.

    Independentemente de ser ou não uma bosta como diz o zarauuu, dá imenso geito para administrar máquinas remotamente 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.