Segundo fontes do AppleInsider e da MacNN e alguns rumores que circulam no meio, a nova versão do nosso sistema operativo favorito irá ser apresentada, minimamente, na WWDC do próximo dia 9 de Junho, a Wordwide Developers Conference da Apple.
De acordo com as mesmas fontes, as novidades do próximo Big Cat, chamado de “Snow Leopard”, não confirmado, não irão acentar em novas funcionalidades, mas sim na melhoria na performance e segurança, um comportamento que se compara à rival Microsoft.
Também não confirmados, correm burburinhos em que o Sow Leopard será acente na API Cocoa da Apple e que possivelmente a API Carbon será removida do sistema. No entanto, as próprias fontes destes canais apontam que a expressão “Cocoa-only” é um pouco ambígua, e não se sabe exactamente o que quer dizer, e ter-se-há que ter isso em conta quando pensar-mos no assunto.
Outro dos aspectos referidos, é a intenção da Apple de deixar de vez a plataforma PowerPC, fazendo desta release do MacOS exclusiva das máquinas Intel da marca.
O lançamento do MacOS 10.6 é apontado para a Macworld 2009, em Janeiro próximo.
Update: Segundo algumas referências a esta nova release do MacOS na Beta 6 do iPhone SDK, a Apple planeia deixar de utilizar a nomenclatura MacOS 10.x nesta nova versão do seu sistema.
Segundo todas as informações, o 10.6 vai fazer cair o suporte aos Macs com PowerPC… é lamentável isto da parte da Apple.
Então para que serviu terem desenvolvido as aplicações universais? Só para as termos durante um limitado período de tempo?
Coitadinho do meu imac G5 20″ iSight lá de casa… trabalha tão bem e já tem o fim do seu ciclo de upgrades terminado…
Todos nós Mac Users de PowerPC sabemos que um dia isso iria acontecer mas um mac do final de 2005 já estar em fim de vida é algo que nos faz preocupar por não estar correcto este tipo de lançamentos.
Concordo. É um dos erros que vejo nesta novidade. No entanto, não convém esquecer que é apenas um rumor. Teremos que esperar para podermos realmente soltar as lágrimas…
Também corre o rumor q esta suposta versão será apenas 64b.
Rumores…são sempre muitos…
Pouco depois durante o dia saiu o rumor q nessa data o q sairia seria sim o 10.5.4….
De novo…rumores… são sempre bastantes e raramente se concretizam
“pensar-mos” !? wtf!
Eu não vejo as coisas assim. Compreendo a frustração de quem investiu há pouco tempo numa máquina dispendiosa mas, convenhamos, a evolução não pára. As aplicações Universal serviram, e bem, para a fase de transição que foi arquitectada de uma forma fantástica. Mas os processadores Intel estão já a um nível muito mais avançado que os PowerPC e se queremos usufruir de sistemas cada vez mais evoluídos, que retirem todo o potencial do hardware, temos de aceitar que não haja compromissos que possibilitam a compatibilidade mas são limitadores no que diz respeito à segurança e ao desempenho. Mal comparado, ninguém de bom senso quererá instala o WinDOS Vistahhh num PC 386, pré-Pentium… Claro que o G5 não pode ser considerado pré-histórico porque continua a ser uma belíssima máquina. Mas parar a evolução é morrer e se a Apple quiser continuar a conquistar terreno à MicroSofre — que entretanto já reconheceu o fracasso do Vistahhh e até tem um programa de downgrade para XP… — só tem de nos continuar a surpreender com a sua criatividade sem as mesmas mordaças e limitações em que a MS se envolveu.
@ lycosman & João Carlos Osório:
Partilho das vossas opiniões mas eu acho que quem usa Macs vive muitas transições… mais do que deveriam ser.
Eu estes dias, até desenvolvi um artigo influenciado palas transições que já passei desde que sou um mac-user e também por esta situação do 10.6 vir a deixar de suportar os ainda utilizadores de Macs com PowerPc.
Convido-vos a verem o artigo e a comentarem.
Vejam aqui:
http://armpauloferreira.blogspot.com/2008/06/apple-e-as-transies-da-sua-histria.html