WWDC 09 – Sem Steve Jobs

wwdc09logo

Numa press release da Apple do passado dia 13 de Maio, foram revelados alguns detalhes sobre a próxima conferência da Apple a realizar no próximo dia 8 de Junho, pelas 10 horas locais. Um deles, e que com certeza desaponta muitos fãs, é o facto de Steve Jobs não marcar presença mais uma vez na keynote. O responsável pela apresentação da WWDC 09 será Philip Schiller que vai falar sobre o Novo iPhoneOS 3.0 e o MacOS 10.6 Snow Leopard.

Na mesma press release pode ler-se que Schiller vai mostrar a demo da nova versão do iPhoneOS e do novo sistema operativo dos Macs. O mesmo evento será cenário para a distribuição da Developer Preview final do novo felino à comunidade de programadores, subentendendo-se assim que não será lançado na mesma data, ao contrário das expectativas.

“Last June, we gave developers an early look at the powerful new technologies that form the underpinnings of Mac OS X Snow Leopard,” said Bertrand Serlet, Apple’s senior vice president of Software Engineering. “At WWDC, we will be giving our developers a final Developer Preview release so they can see the incredible progress we’ve made on Snow Leopard and work with us as we move toward its final release.”

As sessões técnicas envolvendo o Snow Leopard e o Mac serão focadas nas novas tecnologias em desenvolvimento pela Apple, nomeadamente a arquitectura 64-bit, QuickTime X (próxima geração do player da Apple, que juntará a versão gratuita e a Pro) e suporte a multicore e a GPU’s de nova geração (parece que estão a preparar uma revisão ao hardware do Mac), entre outras.

Os participantes vão poder também resolver problemas de código das suas aplicações, conselhos relativos à construção de interfaces e entrar em contacto com novas tecnologias de desenvolvimento recorrendo aos engenheiros da Apple presentes no evento. Existirão mais de 100 sessões com engenheiros da maçã , que serão cerca de 1000, focadas na apresentação de um vasto leque de tecnologias específicas de desenvolvimento, lançamento e integração da tecnologia do iPhoneOS 3.0 e do MacOS X.

Alojamento Web

MacOS X 10.6 Snow Leopard: Finder & 64-bit

Com o lançamento da release 10A190 da nova versão do OS X para a comunidade de programadores, foram revelados mais detalhes do próximo felino. De acordo com as notas do lançamento, a Apple está a apostar forte na API Cocoa, em detrimento da Carbon e continua a migrar todo o sistema para a plataforma x86-64, ou seja, 64-bit.

SnowLeopard

A Apple diz que todas as aplicações com interface gráfica incluídas no MacOS X já eram baseadas em Cocoa, sendo o Finder a grande excepção. Nesta nova versão, o Finder vai finalmente ser migrado para Cocoa.
Apesar de o Cocoa estar reputado como “melhor” que o Carbon por entre a maioria dos programadores, é esperado que ambas as API’s continuem a coexistir.

Porém, o ênfase continua no Cocoa e a Apple está a requerer que as aplicações 64-bit em Carbon migrem para Cocoa. Este anúncio foi feito na WWDC 2008 e apanhou alguns produtores de software desprevenidos, e é por isso que o Photoshop CS4 para Mac continua uma aplicação 32-bit enquanto que a versão Windows já oferece opção 64-bit.

Segundo o AppleInsider, o Snow Leopard será o primeira a incluir o kernel do MacOS totalmente em 64-bit. Os benefícios da arquitectura x86-64 baseiam-se principalmente no desempenho de aplicações que exigem muita memória, não tendo muita importância no utilizador comum.

Alojamento Web

Novo MacOS 10.6 "Snow Leopard" na WWDC?

Segundo fontes do AppleInsider e da MacNN e alguns rumores que circulam no meio, a nova versão do nosso sistema operativo favorito irá ser apresentada, minimamente, na WWDC do próximo dia 9 de Junho, a Wordwide Developers Conference da Apple.

De acordo com as mesmas fontes, as novidades do próximo Big Cat, chamado de “Snow Leopard”, não confirmado, não irão acentar em novas funcionalidades, mas sim na melhoria na performance e segurança, um comportamento que se compara à rival Microsoft.

Também não confirmados, correm burburinhos em que o Sow Leopard será acente na API Cocoa da Apple e que possivelmente a API Carbon será removida do sistema. No entanto, as próprias fontes destes canais apontam que a expressão “Cocoa-only” é um pouco ambígua, e não se sabe exactamente o que quer dizer, e ter-se-há que ter isso em conta quando pensar-mos no assunto.

Outro dos aspectos referidos, é a intenção da Apple de deixar de vez a plataforma PowerPC, fazendo desta release do MacOS exclusiva das máquinas Intel da marca.

O lançamento do MacOS 10.6 é apontado para a Macworld 2009, em Janeiro próximo.

Update: Segundo algumas referências a esta nova release do MacOS na Beta 6 do iPhone SDK, a Apple planeia deixar de utilizar a nomenclatura MacOS 10.x nesta nova versão do seu sistema.

Alojamento Web

Download do Dia by OnSoftware

A partir de hoje, podem contar com mais uma útil rubrica no AppleTuga. Em colaboração com o blog OnSoftware, trago bi-diariamente uma sugestão deste blog do melhor software que há para Mac. De seguida fica a sugestão de hoje.

logo

O VoiceOver é, sem dúvida, uma bela ferramenta para ler o texto que aparece no ecrã do nosso Mac, mas o GhostReader é bem melhor. Este utilitário consegue ler qualquer ficheiro de texto que haja pelo disco ou qualquer selecção de texto na maioria das aplicações mais comuns.

Por defeito, vem com dúzias de vozes em Inglês Americano que lêem muito bem, por acaso, mas podem fazer-se download no site oficial de muitas outras línguas, nomeadamente Português, que, apesar da cara Celia (nome da voz PT-PT) ler relativamente bem, ainda apresenta um sotaque engraçado. São grandes (a portuguesa tem cerca de 80MB) mas pode ser bastante interessante a quem dá uso a este tipo de ferramentas…

Uma coisa que gostava de ver neste tipo de programas, era a capacidade de ler traduzindo, que aqui não é suportada. No entanto não deixa de ser uma excelente aplicação.

por Cyril Roger em OnSoftware
Download por Softonic.