Num momento em que existe uma guerra activa entre browsers, que o Google decidiu apimentar a coisa lançando mais um para o meio da batalha, a Opera decidiu surpreender tudo e todos com o novo serviço Opera Unite.
O Opera Unite é um serviço que permite transformar o seu browser num serviço de media, possibilitando a partilha de músicas, fotos, imagens e até mesmo a utilizar o seu browser como servidor web.
Aqui ficam algumas das features mais importantes do Opera Unite.
Partilhar ficheiros
Uma forma simples e segura de partilhar ficheiros directamente do seu computador.
O serviço Opera Unite File Sharing permite-lhe partilhar ficheiros sem a necessidade de se preocupar em anexar os seus ficheiros em e-mails ou sem se preocupar com o tamanho do ficheiro. Não é necessário registar-se em nenhum outro site e/ou a necessidade de um cliente de FTP/aplicação para o envio de ficheiros. Tudo o que necessita é seleccionar os ficheiros que pretende partilhar e enviar o endereço aos seus colegas.
Notas
Outro serviço incluído no Opera Unite é o “Fridge”, ou seja, “Frigorífico”. O Fridge é nada mais do que um local onde você ou os seus colegas poderão adicionar notas, tal como provavelmente faz no seu frigorífico em casa. Poderá marcar datas importantes e assim os seus colegas podem deixar-lhe notas de informação.
Media Player
A nossa biblioteca de música favorita, nos dias que correm, têm que seguir-nos para todo o lado. Seja no seu leitor de mp3, na pen ou então poderá utilizar o serviço Opera Unite Media Player.
O Opera Unite Media Player permite-lhe ouvir a sua música que tem em casa, em qualquer local, bastando aceder ao endereço da sua conta.
Partilha de fotos
Depois de ter ido de férias, chega ao seu computador e quer partilhar as fotos dos melhores momentos com a sua família e com os seus colegas. Até agora podia utilizar o Flickr ou outro serviço, no entanto muitos deles têm limites baixos e nos dias que correm, ter que pagar mais uns euritos por uma conta “Pro” não nos alegra muito.
Com o serviço Photo Sharing do Opera Unite pode partilhar “milhentas” fotografias com os seus colegas sem gastar um tusto.
The Lounge
The Lounge (O sofá), permite-lhe criar uma conversa onde poderá convidar vários colegas a participar, bastando partilhar o endereço com eles.
Bastante útil quando não se têm uma aplicação de Instant Messaging por perto, ou não se gosta do estilo de conversa do Msn, ou até mesmo não quer perder tempo a configurar um cliente de IRC.
Web Server
Se é designer, vai adorar esta ferramenta. O Web Server do Opera Unite permite-lhe criar um pequeno servidor com suporte a páginas html e assim partilhar com os seus amigos.
Simples de iniciar e não é necessário ter que configurar um servidor Xampp ou algo do género. Ideal para obter primeiras opiniões acerca dos seus projectos de design.
Estes são os serviços disponíveis inicialmente, no entanto qualquer pessoa poderá criar novos serviços para o Opera Unite, recorrendo a ferramentas web standard como HTML, JavaScript, Ajax, Css e SVG.
É certo que alguns de vocês estejam agora a pensar: “Ah… mas eu com meia dúzia de aplicações poderia fazer aquilo…”, e sim… é possível, no entanto estas aplicações estão todas integradas no Opera, sem a necessidade de ter várias aplicações a consumir cada uma recursos adicionais no seu computador e sem a necessidade de ter conhecimentos técnicos.
Resta-me agradecer a toda a equipa da Opera Software pelo excelente software que desenvolveram.
Instalar um servidor web não é nada que não se consiga facilmente com qualquer distribuição popular de linux 😉
Aplicações de partilha(ficheiros, músicas e video) em php é o que não falta.
Infelizmente o que limita a utilização destes serviços(Opera Unite incluido) é a velocidade de upload que a maioria das pessoas aínda tem(já alguem experimentou fazer streaming de audio ou video de sua casa recentemente com resultados satisfatórios?).
Com as velocidades de download cada vez mais a aumentar para velocidades ridiculas e na maiorparte das vezes desnecessárias é vergonhoso não se conseguir mais de 1Mbps nas ofertas para o mercado doméstico.
Como user do Opera há já longa data, são todas grandes novidades neste browser que eu esperava que ficasse um pouco “parado” em relação a novidades… Mas fiquei surpreendido. Muito surpreendido, para além de que algumas novidades aqui mencionadas ainda não conhecia, como o media player. Faltou referir que agora é possivel ver o que cada uma contém ao arrastar a barra de endereço para baixo ou o muito aguardado corrector de erros ortográficos (spellcheck para os pros)
Outras novidades são: http://labs.opera.com/news/2009/03/13/
Anyways, vamos ver se estou disposto a deixar de usar toda catrefada de programas que tenho no PC, mas o mais provável, é sim 😛
Agora é esperar que Firefax e Chrome copiem algumas destas acões para addons e depois todos pensam que foram os primeiros com isso
AVISO: Se instalarem a versão Beta atenção que ele nao actualiza o programa, antes instala por cima e portanto, perdem favoritos, palavras-passe e afins. A minha solução foi fazer um restauro de sistema…
Alguém testou? Estou a ter problemas. Não consigo aceder de fora quando tento utilizar o Media Player.
A ideia é excelente.. mas cheira-me que vão aparecer, mais tarde ou mais cedo, problemas a nível de segurança.
[…] Se quiser ver mais informações recomendo vivamente a leitura no Webtuga […]