10 anos de Google em 2 minutos

Dando sequência aos artigos publicados aqui nas últimas semanas de vídeos que mostram a Natureza a passar pelas 4 estações do ano em 40 segundos e em 2 minutos, hoje apresento-vos algo mais relacionado com o mundo informático em que vivemos, um vídeo que relata os 10 anos de história em 2 minutos do mais famoso motor de busca da Internet, o Google.

Foi produzido pelos escritórios do Google sediados no Reino Unido e resume os 10 anos da história da empresa em 2 minutos. Entre os serviços Google que foram contemplados estão o Adsense, Adwords, Image Search, Google News, Gmail, iGoogle, Google Earth, Analytics, Street View, YouTube, o Android e terminando com o Google Chrome. Tudo começou é claro, com o encontro de Larry Page e Sergey Brin, em 1995, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Quem quiser conhecer mais pode visitar a página especial do aniversário de 10 anos. A página exibe de forma cronológica e interativa todas os feitos da empresa, e tem versão em português. Há ainda uma galeria de 308 doodles (logotipos especiais feitos para homenagear uma personalidade ou data importante).

Alojamento Web

Foi há 10 anos que a Mozilla disponibilizou o primeiro código do seu browser

Para não variar, quase me esquecia de mencionar uma data com alguma importância para quem utiliza a internet: o décimo aniversário da disponibilização do código da Mozilla.

Corria o dia 31 de Março de 1998, quando o primeiro código do Mozilla, baseado no código doado pela Netscape, foi disponibilizado. Desde então, esse código tem conhecido muitas evoluções e formas – a mais recente é o Firefox, que aos poucos vai "roubando" utilizadores ao Internet Explorer.

Que venham muitos mais 10 anos de código aberto.

Alojamento Web

Polícia canadiana derruba botnet

Na quarta-feira, a policia canadiana conduziu buscas em várias residências da província do Quebec [ver mapa] e prendeu 16 pessoas, com idades compreendidas entre os 17 e os 26 anos.

Esta operação visava a captura de vários alegados membros de uma botnet com mais de um milhão de computadores comprometidos.

De acordo com a polícia canadiana, esta rede terá lucrado mais de 45 milhões de dólares com as actividades ilegais, sendo a sua prática mais comum o phishing.

Vários computadores de mais de 100 países terão sido alvo de ataques. Alguns computadores governamentais também terão sido afectados, mas os investigadores não disseram qual o país.

Se for provada a sua culpa, estes jovens arriscam-se a uma pena que poderá ir até aos 10 anos de prisão.

Fontes: Neowin.net e Sophos.com

Alojamento Web

Weblog faz 10 anos

aniversário do conceito weblogHoje, o conceito Weblog, faz 10 belas primaveras. Quase na adolescência, e ainda tem um hype pujante!

Weblog é um conceito criado por Jorn Barger em 1997, quando este pôs em prática uma forma de actualizar as links que apareciam no seu diário online – daí a palavra weblog: web + log.

Ainda hoje, o primeiro Weblog se mantém online, neste endereço.

Hoje em dia, o weblog chama-se blog, designação que recebeu no ido ano de 1999, e é a ferramenta de eleição dos geeks portugueses para "flamar" tudo e todos (eu incluído).

ps: Obrigado ao tiagotex por me ter chamado a atenção para esta data.

Alojamento Web

10 aniversário dos comentários de Michael Dell sobre a Apple

Faz hoje 10 anos desde que Michael Dell fez o famoso comentário na Gartner Fall Symposium acerca da Apple.

Quando questionado acerca do futuro da Apple, a sua resposta foi: “Se fosse eu, fecharia a Apple e devolvia o dinheiro aos accionistas.”

Parece que os accionistas preferiram a forma como as coisas correram desde aí.

Fonte: Jupiterresearch.

Comentário extra: Actualmente a Apple vale mais de 145 mil milhões de dólares e a Dell menos de 65 mil milhões. A Apple é das empresa que mais se têm valorizado de entre as empresas de topo, a par com o Google e com a Research in Motion, ficando a Dell como uma simples empresa que tem estado em grande luta por manter o seu mercado, tendo perdido recentemente o lugar de maior distribuidor de computadores mundial para a Hewlett Packard e estando em risco de perder o seu lugar como maior distribuidor Americano igualmente para a Hewlett Packard. Entretanto a Apple já se valorizou para além de empresas como a Hewlett Packard e a Nokia, os maior distribuidores de computadores e telemóveis mundiais, respectivamente.

Grandes empresa de finanças afirmam que a Apple deverá superar os 225 euros por acção, no próximo ano, ficando perto dos 200 mil milhões de dólares de valor, algures entre as 20 empresas mais valiosas do mundo.

Alojamento Web

Yahoo! Mail celebra 10 anos

Hoje em dia, qualquer pessoa que navegue frequentemente na Internet necessita de uma caixa de correio para receber confirmações de registos, mensagens de outras pessoas, partilhar fotos, etc… O email tornou-se a ferramenta digital de comunicação mais usada dos nossos tempos.

Quando o serviço de email do Yahoo foi criado, há precisamente 10 anos atrás, oferecia uns singelos 3MB de espaço para os e-mails. Actualmente, oferece espaço "ilimitado" para a sua correspondência digital, como forma de rivalizar com os 3GB oferecidos pelo conhecido serviço de email do Google.

Vamos dar os parabéns ao Yahoo! Mail pelo seu décimo aniversário e desejar que ele continue a melhorar. Porque o seu melhoramento irá obrigar os outros a melhorar também.

Alojamento Web
Alojamento Web

Pacemaker sem bateria

Antigamente, quando era implantado um pacemaker a um paciente, ele tinha que ser submetido a uma cirurgia de 10 em 10 anos para mudar a bateria do pacemaker. E se fazer uma operação é um transtorno, fazer uma de 10 em 10 anos ainda o é mais. Esta opinião também é partilhada por um grupo de investigadores no Reino Unido, que estão a tentar desenvolver um pacemaker sem bateria. De acordo com os investigadores o pacemaker vai ter um micro-gerador que produz electricidade sempre que o paciente se move. O custo deste projecto é de 1 milhão de libras, aproximadamente, e não é o único do género. Várias equipas em todo o mundo estão a tentar desenvolver um projecto semelhante, um pacemaker que gera energia. Falta saber quando é que este aparelhos vão estar disponíveis.