WebTuga procura bloggers

WebTuga Bloggers

O WebTuga precisa de si!

O WebTuga está à procura de colaboradores que estejam interessados em ajudar a manter o projecto com conteúdo actualizado, único e de qualidade.

Não procuramos apenas pessoas que tenham vastos conhecimentos de informática e pessoas que sejam primos do sobrinho mais novo do Bill Gates, mas sim pessoas que gostem de partilhar conhecimento e ao mesmo tempo divertirem-se.

Queremos tornar o WebTuga num local onde se discutam outros assuntos para além de informática e tecnologia e achamos que os nossos leitores são as pessoas ideais para avançar com esta iniciativa.

Não percebo nada de Informática, posso escrever no WebTuga?

Nós adoramos ler e discutir assuntos aleatórios, por isso esperamos por candidatos que escrevam sobre tecnologia, Windows, Linux, MacOSx, mas também sobre assuntos como música, desporto, cultura, etc.

Nunca fui “blogger”, posso-me candidatar?

Mesmo que nunca tenha escrito num blog, o WebTuga irá fornecer toda a informação necessária para que se adapte facilmente à nossa plataforma de blogging (WordPress).

O que ganho com isso?

Como forma de recompensa, todos os bloggers/escritores irão poder colocar a sua própria publicidade (Adsense, NetAffiliation, outros) no final de cada post, ficando com 100% do lucro gerado nessa localização.

Para além disso, caso deseje, o blogger terá acesso a promoções no WebTuga Hosting, podendo assim para além de ter o seu espaço no WebTuga para escrever, ter o seu próprio blog pessoal.

Quais são os requisitos mínimos?

Não vamos exigir nenhuma licenciatura em Línguas nem nenhum curso para que possa escrever no WebTuga, no entanto existem alguns pontos essenciais para que se possa candidatar a blogger no nosso blog WebTuga:

  1. Ser divertido e ter vontade de aprender;
  2. Saber e respeitar a língua Portuguesa;
  3. Escrever pelo menos uma vez por mês;
  4. Respeitar os direitos de autor sempre que reproduza o trabalho de terceiros;
  5. Tentar criar conteúdo original;
  6. Alguma disponibilidade;

Ok, estou pronto para blogar. Onde me candidato?

Para se candidatar basta que nos contacte através do formulário de contacto ou pelo formulário no final deste post, seleccionando a opção “Candidatura a Blogger” no campo “Assunto” e descrevendo a razão pela qual acha que a sua colaboração iria melhorar o WebTuga.

Caso tenha, poderá também enviar-nos o endereço do seu Curriculum Vitae (opcional).

Em meu nome e em nome de toda a equipa WebTuga, agradeço aqueles que ao longo dos anos de vida deste projecto sempre nos apoiaram. Sem a colaboração dessas pessoas era impossível manter um projecto como o WebTuga, por isso a todas as pessoas que se encontram nessa “lista” envio os meus profundos agradecimentos.

Alojamento Web

Novos anúncios Adsense

Novo formato adsense

Ao que parece o Google está a testar novos formatos Adsense que por momentos foram mostrados aqui no WebTuga.

Para já devem ser apenas testes, visto que as cores ainda são um pouco berrantes, no entanto o formato é bastante engraçado.

Com botões para controlar o slider, é possível encontrar vários produtos ou serviços para venda nesses anúncios.

Podem ver as screenshots que tirei do formato em funcionamento aqui no WebTuga.

Publicidade Adsense Novo Formato

Alojamento Web

Google Adsense Expansible

Google Adsense ExpansibleO Google está a introduzir no Adsense um novo formato de publicidade chamado Adsense Expansible, que permite num único anuncio ter texto, vídeos, imagem e animações.

Infelizmente este novo formato ainda é experimental e apenas está disponível nos Estados Unidos da América.

Este tipo de publicidade funciona pelas modalidades de cost-per-click (CPC) ou cost-per-impression (CPM) e permite expandir o anuncio na página, possibilitando ao visitante obter mais informações do anuncio sem sequer sair do seu site.

O anúncio só irá expandir caso o visitante clique na publicidade e não interferirá com o desenho do seu site.

Alojamento Web

Google Adsense paga em Euros

Money DollarA partir de hoje, o Google Adsense irá mostrar os resultados e pagar os ganhos em Euros em alguns dos países da Europa, como são o exemplo da Espanha, Alemanha, Holanda, França e Itália.

Os editores do Adsense poderão escolher o pagamento tanto em Euros como em Dólares e a conversão da moeda é calculada utilizando os rates do mercado do dia anterior.

Os Termos e Condições sofrem algumas alterações, visto que o pagamento passa a ser efectuado pela Google Ireland Limited e não pelo Google Inc. e para além disso as leis passam a ser as leis locais e não as da California.

Alojamento Web

hootsuite – gerir várias contas twitter

Hootsuite

O hootsuite, também conhecido por BrightKit, é a melhor ferramenta para quem necessita de gerir várias contas no Twitter, como eu por exemplo que faço a gestão do @cenourinha, @webtuga e @webtugahosting.

Para além disso, através do hootsuite poderá adicionar novos gestores e permitir-lhe assim que a conta seja gerida por várias pessoas sem ter de partilhar a password com elas.

Poderá ainda adicionar o seu código adsense nas páginas dos “links curtos” que colocar e ainda inserir automaticamente items de uma rss feed no seu twitter.

Alojamento Web

10 anos de Google em 2 minutos

Dando sequência aos artigos publicados aqui nas últimas semanas de vídeos que mostram a Natureza a passar pelas 4 estações do ano em 40 segundos e em 2 minutos, hoje apresento-vos algo mais relacionado com o mundo informático em que vivemos, um vídeo que relata os 10 anos de história em 2 minutos do mais famoso motor de busca da Internet, o Google.

Foi produzido pelos escritórios do Google sediados no Reino Unido e resume os 10 anos da história da empresa em 2 minutos. Entre os serviços Google que foram contemplados estão o Adsense, Adwords, Image Search, Google News, Gmail, iGoogle, Google Earth, Analytics, Street View, YouTube, o Android e terminando com o Google Chrome. Tudo começou é claro, com o encontro de Larry Page e Sergey Brin, em 1995, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Quem quiser conhecer mais pode visitar a página especial do aniversário de 10 anos. A página exibe de forma cronológica e interativa todas os feitos da empresa, e tem versão em português. Há ainda uma galeria de 308 doodles (logotipos especiais feitos para homenagear uma personalidade ou data importante).

Alojamento Web

Publicidade Na Internet: Bloquear ou não bloquear

Publicidade OnlineUm dos plugins para Firefox mais utilizado é provavelmente o AdBlock Plus, que nos permite bloquear publicidade dos sites que visitamos.

Este plugin é já bastante popular e cada vez as pessoas o usam, no entanto será justo bloquear esta publicidade que é a fonte de rendimento para quem nos fornece informação?

Apesar de existirem milhares e milhares de sites que nos invadem de publicidade, seja ela em banners, texto ou pop-ups que nos dificultam a navegação e o acesso à informação, existem ainda aqueles sites em que a publicidade é reduzida ao máximo e onde sem os lucros de tal publicidade, ser-lhes-ia impossível manter o site.

Empresas ou particulares estão no seu direito de meter quantos anúncios quiserem ou considerem necessários para tirar maior partido económico de tráfego dos seus sites, mas a sensação que impulsiona este tipo de atitude pouco respeitadora, leva a que cada vez mais visitantes se vejam obrigados a instalar este tipo de filtros de publicidade.

Seria muito mais fácil você deixar de visitar certas páginas que como já foi indicado acima, invadem o nosso browser com publicidade excessiva, do que utilizar plugins como o AdBlock plus que apenas irá prejudicar monetariamente outros projectos.

Estou firmemente convicto de que à medida que passam os anos, a utilização desses filtros irá ganhar cada vez mais adeptos e serão uma maioria num futuro não muito distante. Na verdade não tenho a menor duvida de que 99 % de utilizadores da Internet que não usam, hoje, é simplesmente por falta de conhecimento da sua existência.

É uma realidade com a qual todos os que tem um espaço na web terão que atracar em breve. A pergunta é: confrontados com um cenário similar a uma aventura, como serão financiados os projectos da Internet? Porque quer queiramos, quer não é a  publicidade é base do rendimento monetário de um site.

Se levamos em conta que aqueles que optaram por subscrições pagas para o acesso ao conteúdo do site baseado em modelos, falharam miseravelmente, que na verdade, quase ninguém esta disposto a pagar um cêntimo para ter acesso a certos conteúdos premium, digo eu.

Não sei, se calhar devíamos ficar com a ideia que se os produtos neles apresentados nao interessarem ao visitante, provavelmente será você o único que ira clicar neles.

Alojamento Web

Google Chrome – A minha opinião acerca de…

Google Chrome

Serve este post para reproduzir a minha opinião acerca deste novo browser lançado pelo Google na Internet.

Devo dizer que não estava à espera que o Google lança-se um browser depois de tanto tempo a fazer publicidade ao Firefox no seu programa de afiliados.

Aliás, não vejo interesse na criação de um novo browser pois só trará trabalho para os webdesigners e programadores, ou talvez não.

Daquilo que vi, o browser deixa muito a desejar no que toca ao ambiente gráfico e a funções extra, no entanto demonstrou consumir poucos recursos. O ambiente apesar de ser bastante simples e limpo, não tem estilo para integrar qualquer sistema operativo actualmente existente, assemelhava-o muito mais a um browser para um sistema operativo preparado para um NetBook.

Outra falha que tem é o fraco suporte para sites em flash, java web applets e outras aplicações que necessitam de plugins 3rd party, no entanto o browser ainda se encontra em desenvolvimento e provavelmente ainda tem muito para mostrar.

Uma das coisas que mais me chamou à atenção foi o depurador e a consola Javascript, bastante completa e organizada e ainda uma opção que permite comunicar um erro ou um site que não esteja a funcionar em condições, bastante útil para reportar sites de phishing.

Outro dos pontos a favor para o Google Chrome é o uso do Webkit que permite assim a renderização dos sites muito mais rapidamente e com melhores resultados e ainda o uso do Google AdWords para a divulgação do browser, pois em qualquer página com Adsense é possível encontrar um anúncio do Google Chrome

O que estou a prever do Google é que este use o browser para obter estatísticas e outro tipo de informações dos seus utilizadores e venha a aumentar o ranking (pagerank) a sites em que os visitantes usem mais Google Chrome que os outros browsers.

Esperemos que o Google Chrome permita a criação de extensões 3rd party tal como o Firefox, novos themes e que consiga obter bons resultados de perfomance como tem no Windows em outros sistemas operativos como Linux e macOSx.

Para além disso, não seria muito pedir ao Google a integração dos seus vários serviços com o browser, o que o tornaria bastante mais completo.

Alojamento Web

Google Ad Manager aberto para todos

Google Ad ManagerApesar do WebTuga já fazer uso do Google Ad Manager, este ainda se encontrava em fase beta e apenas poderia ser usado com recurso a um convite.

No entanto, foi anunciado no blog oficial do Adsense a partir de agora já toda a gente poderá usar o Google Ad Manager como servidor e gestor de publicidade.

A mim parece-me uma solução bastante mais agradável que o OpenX, que na versão local hosted guarda logs e mais logs, fazendo com que as base de dados cheguem a tamanhos absurdos (a do WebTuga chegou aos 6GBs).

O Google Ad Manager permite combinar as melhores opções de publicidade, não só o Adsense, mas também outras redes de publicidade que lhe permitirão assim obter mais resultados e colocar publicidade direccionada apenas para um determinado grupo de pessoas, filtrando por idade, região, sexo ou até mesmo hora do dia.

Para começar apenas necessita de ter uma conta no Google Adsense e depois basta desfrutar do Google Ad Manager disponível em 32 línguas.

Alojamento Web

Google Adsense – Hey WTF?

Google adsense passa das marcas

Hoje enquanto lia uma das minhas referências diárias deparei-me com este dito cujo.

Tão, o Google que tem umas regras tão rígidas quanto à publicação do seu programa de publicidade de sites com conteúdo adulto anda a publicitar esses mesmos sites?

Acho que deveria haver mais cuidado na aprovação previa deste tipo de publicidade, pois se querem que os utilizadores do programa Adsense cumpram as regras, devem primeiro dar o exemplo.

PS: Se alguém quiser encomendar o tal coiso, pode perguntar o link pelo formulário de contacto.