Hotmail, Gmail, Yahoo e AOL vitimas de Phishing

Gmail e Hotmail

Nos últimos dias foi publicada uma lista de contas de e-mail e respectivas passwords de vários serviços gratuitos de e-mail incluindo Hotmail, Gmail, Yahoo, AOL e outros.

Esta lista foi publicada no site PasteBin, conhecido por ser uma excelente ferramenta para partilha de código entre programadores.

Infelizmente, muitos bloggers e sites noticiosos estão a afirmar algo que é a meu ver uma falha devido à falta de pesquisa por parte de certas pessoas.

Posso criticar a Microsoft quanto às falhas de segurança do seu software, no entanto também estou cá quando é para defender.

O Hotmail não foi “invadido por hackers” ou de qualquer forma atacado. A técnica Phishing consiste em induzir o utilizador em erro ao levar-lhe a efectuar a autenticação numa página espelho.

Para evitar este tipo de situações deverá ter o cuidado de verificar se o url na barra de endereço do seu browser é efectivamente o endereço do serviço em que deseja efectuar login, pois poderá estar a efectuar login numa dessas páginas.

É também possível que pessoas mal intencionadas manipulem os servidores de DNS de forma a levar a pessoa a aceder a um outro servidor, mesmo que o endereço seja o mesmo.

Alojamento Web

SocialThing adquirida pela AOL

SocialThingTodos vocês sabem (ou já deviam saber) que eu uso o Twitter frequentemente e um dos utilizadores que eu sigo é o @socialthing.

A principal razão que me levou a seguir o @socialthing até nem foi a rede social em si, mas sim o pequeno avatar do Twitter que me encantou.

Surpreendentemente, ontem deparei-me com uma grande novidades, pois a rede social SocialThing! foi adquirida pela AOL.

Relembro que o SocialThing permite acompanhar a vida dos seus amigos nas outras redes sociais como o Twitter, Flickr, Pownce, digg, last.fm entre outros, no entanto ainda se encontra em private beta.

Alojamento Web

Yahoo vai utilizar publicidade do Google, poderá comprar AOL.

O Yahoo está mesmo empenhado em não fazer parte do império Microsoft. Depois de ter tentado, sem sucesso, acordos com diversas empresas, o Yahoo está a testar a utilização de anúncios do Google.
Esta experiência do Yahoo irá decorrer durante duas semanas e mostrará a publicidade do Google apenas em 3% das pesquisas realizadas por utilizadores americanos.
Outra forma de evitar a proposta da Microsoft passa pela aquisição da AOL à Time Warner. Em troca, a Time Warner terá que comprar 20% do Yahoo e fazer um investimento financeiro.
Quem não gostou nada de saber isto foi a Microsoft, que não foi de meias palavras ao classificar isto como uma tentativa de monopolizar a publicidade online.

O Yahoo está mesmo a fazer "das tripas coração" para evitar uma fusão com a Microsoft. Mas este acordo com o Google poderá ser um risco, porque o risco de criar um monopólio na publicidade online, tal como já acontece nos desktops, é grande.

via info.abril.com.br, gigaom.com e electronista.com

Alojamento Web

iPhone SDK Lançado

A Apple anunciou hoje o iPhone SDK, o tão desejado SDK para desenvolver aplicações para o iPhone.O SDK está integrado com o Xcode, e integra ainda a capacidade de medir o desempenho da aplicação, simular no computador e ainda correr a aplicação no iPhone enquanto o Mac faz o debug.Os programadores terão acesso a todas as frameworks do iPhone e as aplicações apenas estão limitadas pela imaginação dos programadores. Durante a apresentação, empresas como a EA, salesforce.com, AOL, Epocrates e SEGA foram convidadas a mostrar aquilo que conseguiram fazer com o SDK em apenas 2 semanas, resultando daí algumas aplicações espectaculares, capazes de usar todas as funcionalidades do iPhone.O SDK estará disponível hoje no site Apple Developer Connection e apenas estará disponível para Mac. 

Alojamento Web

OpenAIM na versão 2.0: agora com menos restrições

A AOL relançou o OpenAIM, agora conhecido como OpenAIM 2.0. Ao contrário do que acontecia, já é possível aceder à documentação do protocolo usado pela AOL na sua rede de mensagens instantâneas e foi adicionado suporte para PHP e AMF às APIs .

OpenAIM é uma plataforma aberta da AOL que permite desenvolver aplicações de mensagens instantâneas para a rede de chat desta empresa.

OpenAIM 2.0, via Techcrunch.com

Alojamento Web

AOL disponibiliza ferramenta de acesso ao XDrive para o desktop

A AOL disponibilizou uma aplicação que permite, a partir do desktop, enviar e descarregar ficheiros do seu serviço de alojamento de ficheiros, XDrive.

O programa chama-se XDrive Desktop Lite, é feito com recurso ao Adobe AIR – logo pode ser executado em Windows e Mac OS X – e é uma alternativa ao interface web do serviço.

O envio de ficheiros através do XDrive Desktop Lite pode ser feito com um simples arrastamento dos ficheiros para cima da aplicação.

Para além de permitir o envio e download de ficheiros, a aplicação também permite enviar uma link directa para um ficheiro através de email e gera um código para inserir um ficheiro num site.

Fonte: Downloadsquad.com

Alojamento Web

A um mês do fim do Netscape Navigator

Uma das ferramenta que impulsionou o boom da Internet está a um mês do seu final. A data de término é 1 de Março.

Em 1994, o Netscape Navigator foi lançado e o seu interface amigável veio revolucionar a forma como se acedia à Internet. Entretanto, a Microsoft licenciou o código-fonte do Netscape Navigator e criou o Internet Explorer, que mais tarde foi incluído no Windows.

Após esta inclusão do Internet Explorer no sistema operativo da Microsoft, a popularidade do Netscape começou a decrescer. Em 1999, a Netscape foi comprado pela AOL; mas não sem, um ano antes, ter disponibilizado o seu código-fonte ao projecto Mozilla.

A aquisição da Netscape pela AOL não ajudou a travar o decréscimo de popularidade deste browser, que irá deixar de ter suporte a partir do primeiro de Março. Inversamente, o browser da Mozilla, que é baseado no Netscape Navigator, continua a subir a cada ano que passa.

Hoje, o Netscape Navigator não é mais que uma versão personalizada do Firefox. Mas que isso não seja impedimento para utilizarem o browser que ajudou a revolucionar a Internet.

Download

Alojamento Web

Fim do Netscape anunciado

A Netscape, comprada em 1999 pela AOL, anunciou o término do seu browser. O anúncio foi feito no blog oficial da empresa.

Até ao primeiro dia de Fevereiro de 2008, a empresa continuará a dar suporte e a disponibilizar patches aos seus utilizadores; após essa data, acaba-se o suporte oficial do browser, agora baseado no Firefox.

Alojamento Web

AOL junta email ao alojamento de ficheiros

A AOL juntou o seu serviço de email e de alojamento de ficheiros para permitir que enviem anexos com algum tamanho. Nada de extraordinário, não fosse uma "pequena" particularidade que supera as actuais soluções: os anexos podem ter até 5GB.

Os 5GB de anexos são possíveis graças ao XDrive, o serviço de alojamento de ficheiros adquirido pela AOL, cujo limite para as contas gratuitas é o mesmo do tamanho dos anexos: 5GB.

Experimentei esta nova funcionalidade e quase tudo funcionou bem. Enviei o ficheiro, escolhi a opção de disponibilização do ficheiro através de uma link segura, recebi o email um minuto depois, mas quando cliquei na link, ela não abriu nada; em vez disso, apareceu um aviso a dizer que o certificado tinha expirado no dia 15 de Novembro. Retirei o s do https e funcionou – e o ficheiro descarregado manteve a extensão.

Talvez este pequeno problema com as ligações seguras seja temporário, mas é irritante, principalmente se quisermos adicionar alguma segurança ao envio de ficheiros sensíveis. Mesmo assim, é uma boa opção para enviar ficheiros muito grandes.

{Fonte: Download Squad}

Alojamento Web

OpenID 2.0

O serviço de identificação universal da Internet, o OpenID, lançou a versão 2.0 do serviço. As novas especificações já são suportadas pelo serviço de blogging do Google, Drupal e um vasto número de bibliotecas para Java, PHP, Python e Ruby.

Estas novas especificações foram criadas com o apoio da comunidade e de várias empresas, como a AOL, Six Apart, Sun, Verisign, Microsoft e Yahoo!.

Mais informações no blog oficial deste projecto.