Ferramenta de Administração – iRepair 1.0.6

iRepair é uma aplicação escrita em Cocoa e XCode que permite modificar as permissões. Basta selecionar um arquivo ou uma pasta inteira com todo o seu conteúdo, escolher uma configuração e aplicar. Permite reparar permissões quebrados, partilhar dados entre utilizadores, executar tarefas de administração.

Com esta aplicação pode-se alterar a permissão dos arquivos, ou a que utilizador pertence o que não é uma boa ideia! Por favor, certifique-se de que sabe o que está a fazer. Ao utilizar este software, concorda em utilizá-lo em seu próprio risco.

Select some file or your folder (Control+1).
Choose values for ownership and permission (Control+2) and then Apply (Control+3).
Your files will be changed via Security Framework.


Leopard Ready! iRepair works on Mac OS X version 10.3 or later.
Universal Binary – Fast, secure and freeware

www.stereo2software.com | Download: iRepair v1.0.6

Alojamento Web

OVI Store

Como muitos de vocês devem saber, a Apple tem uma loja de apps (aplicações) para o seu telemóvel, o iPhone. Pois mas desta vez eu venho aqui apresentar a loja “equivalente” mas da Nokia. Pois é verdade, a Nokia abriu ontem (e ainda em fase de testes – confirmado por um trabalhador da Nokia) ao público.

A OVI Store (como é chamada) é uma loja online para telemóveis da Nokia, que corram Symbian S40 ou S60. A loja pode ser navegada via PC ou via telemóvel.

Via PC:

Via Telemóvel:

  • Symbian S60: Visitar o link http://store.ovi.com/ pelo telemóvel, e fazer download da aplicação para o telemóvel que depois permite navegar pela OVI Store.
  • Symbian S40: procurar pela app da OVI Store na pasta Download! ou em português, Transfer.! (pode ainda não estar disponível em alguns países)

Esta loja foi considerada por muitos um grande fiasco, mas na minha opinião não foi nada disso. Aliás muito pelo contrario. Mesmo estando em fase de testes (públicos) a loja funciona a 100%, já comprei 1 app e fiz download de outra free e funcionou sempre bem e muito rapidamente.

Mas como tudo tem os seus pontos maus. A meu ver é muito parecida (esteticamente) com a App Store da Apple, o que é um ponto negativo. Não por esta ser feia ou bonita esteticamente, mas por ser uma “copia”. Mais originalidade sr’s da Nokia vá!

Outra coisa que muita gente se queixou foi os preços demasiado elevados de algumas apps como este dicionário que custa 25€, mas isso também só paga quem quer.

Para concluir, acho que esta store ainda é muito “verde” dêem-lhe tempo para crescer e o numero de apps aumentar, o que na minha opinião é o que ainda falta, e depois logo se fazem os “julgamentos”. Soube também, pelo trabalhador da Nokia, que até ao final desta semana devem estar disponíveis perto de 20 000 apps, que estão de momento a ser avaliadas.

Fiquem aqui com alguns screenshots tanto da versão “PC” como da versão “mobile”

Versão Mobile (screenshots tirados directamente com o meu nokia 5800):

Versão PC:

Alojamento Web

Apple “quase” vendeu mil milhões de apps

A Apple está a celebrar o facto de chegar em breve as mil milhões (1 billião em Inglês) de apps vendidas via iTunes.

Por estar perto de atingir este marco histórico, a Apple vai celebrar oferecendo prémios.

Para se poder habilitar a receber um dos prémios que a Apple esta a oferecer basta fazer download de uma app via iTunes.

Os prémios vão desde um Gift Card no valor de 10 000 dólares (mais ou menos 7600 euros), um iPod Touch, um Time Capsule e um MacBook Pro.

Alojamento Web

Switcher 2.0 – Exposé para Windows Vista

Switcher 2.0

Quem utiliza MacOSx provavelmente conhece e adora a ferramenta Exposé que permite verificar todas as janelas de aplicações abertas e aceder rapidamente utilizando atalhos do teclado ou os “cantos” do seu desktop.

Para mim seria muito difícil deixar de usar esta ferramenta no meu dia a dia, visto que é uma ferramenta que vem integrada no sistema operativo macOSx.

Muitas das vezes quando estou num computador com um sistema operativo diferente ao macOSx, lá me ponho a bater com o cursor nos cantos do ecra, até que dou conta que não existe essa feature no Windows.

Switcher 2.0

Mas com o Switcher 2.0, uma ferramenta gratuita, é possível adicionar o efeito ao Windows Vista, permitindo não só criar o mesmo efeito que o Exposé como também utilizar-lo de várias formas, colocando as janelas em grelha, espalhadas ou situadas no topo do ecrã.

É provavelmente a melhor forma para aumentar a produtividade, não sendo necessário procurar as janelas na barra de ferramentas como habitualmente.

Como já disse, o Switcher 2.0 é gratuito, simples, potente e está ao alcance de um clique.

Alojamento Web

Google Apps Status Dashboard

Google Apps Status Dashboard

Depois da falha que ocorreu no Gmail nos últimos dias, o Google quer agora manter os utilizadores informados acerca de problemas nos seus serviços.

Para tal, decidiram criar uma aplicação chamada Google Apps Status Dashboard, que informa o cliente acerca do estado de cada um dos serviços do Google, ou melhor, de todos os serviços do Google para produtividade, como o Google Mail, Google Calendar, Google Talk, Google Docs List, Google Documents, Google Spreadsheets, Google Presentations, Google Sites, Google Video for business e o Admin control panel, a aplicação que permite aos utilizadores do Google Apps para domínios gerir os seus serviços e contas de e-mail.

A Google Apps Status Dashboard pode ser acedida aqui.

Alojamento Web

Apple anunciou iPhone 3G na WWDC08

Ontem foi dia de evento Apple. Realizou-se em São Francisco nos Estados Unidos da América a World Wide Developer Conference 2008, um evento que tem como objectivo chegar mais perto dos programadores e saber o que estes necessitam e como de costume, foram anunciadas algumas novidades.

Como sempre, Steve Jobs começou por fazer um apanhado do sucesso dos produtos da Apple, informando-nos que o iPhone vendeu no seu primeiro ano, cerca de 6 milhões de iPhones.

AppStore

AppStore

Algumas empresas e alguns programadores demonstraram as suas aplicações desenvolvidas para o iPhone e expressaram a sua opinião acerca da sua experiência a programar na plataforma. Entre as demonstrações encontravam-se projectos da Sega, eBay, TypePad e da MLB.com.

As aplicações vão estar disponíveis na AppStore quando esta estiver disponível, sendo o próprio programador a definir o valor que deseja cobrar pela aplicação. Este ficará com 70% do preço final, enquanto que a Apple ficará com o restante para cobrir os custos de alojamento e divulgação. Caso o programador opte por disponibilizar a aplicação gratuitamente, não terá custos adicionais.

A AppStore vai estar disponível em 62 países e será possível fazer o download das aplicações por Wifi, pelo iTunes ou pela rede da sua operadora móvel, no entanto esta ultima opção não estará disponível para ficheiros com tamanho superior a 10MB.

Mobileme

Mobileme Box

Foi apresentado um novo serviço chamado Mobileme que permite ter acesso aos seus dados, como por exemplo calendários, e-mails, documentos ou ficheiros e sincronizar com o seu computador ( PC ou Mac ) e com o seu iPhone.

Este serviço está presente no domínio me.com, tem o valor de $99 dólares no pacote individual ou $149 no pacote familiar e vem substituir o anterior serviço .Mac.

Apresenta um interface web dinâmico nunca antes visto com novidades como drag and drop de múltiplos ficheiros, e-mails ou contactos e ainda pesquisa com resultados em tempo real, tal como se fosse no seu computador.

iPhone 2.0 Software Update

iPhone 2.0 Software Update


Foram dados a conhecer novidades que podemos esperar na iPhone 2.0 Software Update e uma delas bem resolver um problemas com que os desenvolvedores de aplicações 3rd party se depararam, que é o facto de ser impossível correr aplicações em background. Como opção e para reduzir o consumo de energia no gadget, a Apple criou uma solução que permite receber alertas de eventos server-side.

Para além disso, o novo iPhone 2.0 Software permite a pesquisa de contactos, suporte a documentos do iWork e do Microsoft Office, salvar imagens que receba por e-mail no seu iPhone, controlos parentais, máquina de calcular cientifica no modo landscape e ainda suporte a mais linguagens das quais 4 tipos de japonês e chinês tradicional e simplificado com a possibilidade de escrever com o dedo.

O novo software estará disponível gratuitamente para qualquer detentor de um iPhone em Julho e terá um custo de apenas $9.95 para aqueles que tenham um iPod Touch.

iPhone 3G

iPhone 3G

O novo iPhone foi apresentado, chama-se iPhone 3G e tal como o nome indica, integra a tecnologia de transferência de dados 3G, revelando uma velocidade 2,8 vezes mais rápida que a tecnologia EDGE, um novo conector para headphones como os do iPod e ainda inclui o GPS. Para além disso o novo iPhone faz uma melhor gestão da bateria.

A Apple pretende colocar o iPhone disponível em 70 países até ao fim do ano, sendo que no dia 11 de Julho, 22 desses 70 países, incluindo Portugal, vão ter o iPhone disponível pelo preço fantástico preço de 199$ na versão 8GB e 299$ na versão de 16GB. O iPhone 3G 16GB estará disponível em preto e branco.

Falta-nos saber o que Bertrand Serlet falou, horas depois, acerca do novo Mac OS X Snow Leopard.

Entretanto já é possível reservar o seu iPhone na Optimus.

Alojamento Web

CDs gratuitos de Sistemas Operativos OpenSource

CDs Gratuitos

Apesar de muitas pessoas ainda não terem conhecimento, existem vários sistemas operativos gratuitos e open-source que poderão usar sem ter que gastar dinheiro para usufruir dos serviços do mesmo.

No entanto, hoje em dia não é apenas o código destes sistemas operativos que é gratuito, mas inclusive são distribuídos CDs gratuitos com o sistema operativo.

As empresas responsáveis pelos sistemas operativos, vêem assim uma maneira de promover o software livre e de convencer as pessoas a testarem uma alternativa.

Para aqueles que estejam interessados a testar uma alternativa ao sistema operativo que usam, o WebTuga deixa aqui alguns sistemas operativos que pode receber gratuitamente em casa, preenchendo apenas um simples formulário.

Ubuntu ( Canonical )
edubuntu ( Canonical )
kubuntu ( Canonical )
OpenSolaris ( Sun )
Unbreakable Linux ( Oracle )

Preencha os formulários, espere umas semanas e terá em sua casa os CDs com os respectivos Sistemas Operativos.

Alojamento Web

SalesForce Troca Dell por Apple

A SalesForce, uma das empresas presentes no evento do SDK do iPhone, irá trocar todos os seus computadores por Macs.

Informação enviada a Alex Curylo, e publicada no seu blog, indica que o contrato com a Dell está a acabar e que a SalesForce não tenciona renová-lo, mas sim trocar os computadores dos seus 4000 funcionários por Macs.

A troca permite, entre uma maior segurança e menos gastos em manutenção, o desenvolvimento de aplicações para o iPhone, uma vez que o SDK deste não está disponível para Windows.

Recentemente anunciaram a integração com as Google Apps, e agora com a troca para Macs, esta empresa fica Redmond-free improve your sales organization.

[Via ValleyWag]

Alojamento Web

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

Alojamento Web

Google Email Uploader permite enviar os mails do Thunderbird para o Gmail

Um dos nossos leitores deixou um comentário no post sobre a importação de emails de outra conta para o Gmail, onde fala de uma aplicação chamada Google Email Uploader. Eu, embebido num espírito de Serlock Holmes, decidi saber mais sobre este programa.

O Google Email Uploader é uma aplicação para Windows apenas. Este programa consegue enviar os emails do Thunderbird e Outlook para a vossa conta de email do Gmail, sem perder a informação dos emails e a estrutura das pastas. O problema é que precisam de uma conta do Google Apps.

Para quem utiliza o Google Apps, esta aplicação poderá ter muita utilidade. Mas se têm apenas uma conta normal do Gmail, então terão que utilizar o bom velho IMAP para transferir os emails.

Google Email Uploader