Oxite – plataforma de blogging OpenSource da Microsoft

Oxite

E quando hoje escrevi a falar do interesse da Microsoft em relação ao OpenSource, parece que não disse nada que não fosse verdade.

Ao que parece, a Microsoft lançou hoje uma plataforma de blogging opensource. Oxite é o nome do gestor de conteúdos lançado pela Microsoft sob a Microsoft Public License.

O software integra a API do Gravatars, tem pingbacks e tracksbacks, RSS feeds, comentários e a MetaWebLog API que permite a utilização de um cliente de blogging para escrever directamente para um blog desenvolvido na plataforma Oxite.

O único senão desta plataforma é o facto de ser desenvolvido em ASP.net como seria de esperar, o que impossibilita correr um blog com Oxite em servidores Linux (pelo menos sem recorrer a ferramentas de virtualização ou emulação da línguagem).

O Oxite está disponível no novo site CodePlex.

Alojamento Web

PlayOnLinux 3.0 / Arietis


PlayOnLinux
é um front-end para o Wine que facilita a instalação de aplicações e jogos do Windows na sua distribuição Linux.

A nova versão, apesar de suportar os mesmos scripts da versão 2, tem agora um novo aspecto para a interface de instalação de aplicações.

O PlayOnLinux v3 foi testado com a plataforma de jogos Steam, o Internet Explorer 6, Safari, Notepad++, Office 2003 e muitos mais.

Para além destas novidades, existe agora uma nova categoria para "Educação", o chamado EduOnLinux.

Site: PlayOnLinux v3

Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 19/05/08 – 25/05/08

Boa noite a todos, para acabar o dia vou fazer um pequeno apanhado dos melhores posts desta semana na rede WebTuga.

Esta semana começamos da melhor forma, com a notícia de que alguém foi atacado por ovos voadores. O OVNI só foi identificado assim que se despenhou na parede mais próxima.

Foi também no início desta semana que nos deram a conhecer o futuro OLPC XO 2.0. O portátil parece prometedor, esperemos para ver se o preço coincide com os preços avançados.

Fiquem com os melhores posts…

Até já… mua!

Alojamento Web

WordPress 2.6 – O que esperar de…

O lançamento do WordPress 2.5 trouxe bastantes novidades, tanto a nível de funcionalidades, como no aspecto da área de administração.

Agora espera-se pelo 2.6, que pelos vistos vai trazer grandes novidades como o suporte ao Google Gears, que permitirá escrever um post enquanto estiver offline e posteriormente publicar online no seu blog, a possibilidade de mover o ficheiro de configuração ( wp-config.php ) para uma directoria de um nível inferior e o regresso do WordPress Bookmarklet com opções adicionais para sites como o YouTube, etc.

Para além disso o editor WYSIWYG irá ter um "Post Word Count" que lhe permitirá saber o número de palavras existentes no post ( Para quem escreve Reviews pagas? ) e ainda poderá vir a ser implementado um sistema para rever os posts, ao estilo da Wiki.

Nesta versão, aqueles que não têm gravatar, poderão escolher uma imagem opcional, que terá o nome de Identicon.

Alojamento Web

[Rede WebTuga] Top Semanal 12/05/08 – 18/05/08

Top posts

Olá a todos, hoje é Domingo e por isso mesmo vou deixar aqui a lista dos posts mais interessantes desta semana.

Esta semana contámos com o relançamento do TugaSport, o nosso blog de desporto e ainda com a abertura da secção Electrónica no nosso fórum.

Tem sido também uma semana de reorganização de toda a equipa do WebTuga, que está a preparar novidades para breve, fiquem atentos. Deixo-vos com os nossos melhores posts da semana.

Até já…

Alojamento Web

TugaSport em força

Depois de várias semanas abandonado, o Tugasport, o nosso blog sobre desportos, volta ao activo e com grandes novidades.

Não foi apenas uma actualização do WordPress que já há muito que andava a pedir, mas também uma mudança radical no design, incluindo o logótipo.

O novo TugaSport vai ser actualizado com mais frequência e vai ter futebol em directo e quem sabe, outros desportos.

Feitas as honras, resta-me pedir-vos para verificarem as novidades com os vossos próprios olhos e para deixarem o feedback.

Alojamento Web

Terceiro Service Pack do Windows XP chega dentro de sete dias

O terceiro e possivelmente último Service Pack para o Windows XP foi enviado para produção. As OEMs já podem começar a instalá-lo nos computadores que vendem. Os utilizadores terão que esperar até dia 29 para o descarregar, seja através do Windows Update ou do Centro de Downloads da Microsoft.

Esta actualização para o Windows XP tem uns impressionantes 580MB. De acordo com a PCMag.com, poucas diferenças existem entre a versão final do SP3 e as betas disponibilizadas publicamente.

O lançamento do terceiro Service Pack para o ainda muito popular Windows XP surge dois meses antes da data anunciada para término do suporte para o Windows XP Profissional. A versão Home terá suporte até 2010, mas só nos computadores económicos.

via tek.sapo.pt

Alojamento Web

Stream 19 – uma rede social portuguesa de desportos radicais

Sérgio Veiga, um jovem empreendedor português de 24 anos, criou uma rede social para amantes dos desportos radicais chamada Stream 19. O objectivo é reunir todos os praticantes e amantes deste tipo de desporto de todo o mundo.

A rede social já está a funcionar, por enquanto em fase beta. A apresentação oficial do Stream 19 será feita no Take Off, um evento que decorrerá hoje no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEIUC).

No Stream 19 é possível partilhar fotos e vídeos, divulgar eventos, promover marcas e todas aquelas funcionalidades que se esperam numa rede social. E ainda tem um interface bastante agradável, cuja navegação é feita através de separadores no próprio site.

O Stream 19 está disponível em português e inglês, mas mais idiomas deverão ser adicionados a curto/médio prazo. O interface é agradável e suporta separadores. Sejam ou não amantes e/ou praticantes de desportos radicais, dêem uma visita ao Stream 19.

Stream 19, via Diário Digital

Alojamento Web

Porta 65 sob ataque

Ontem, o Diário Digital, que tem o irritante hábito de refrescar a página quase de minuto a minuto, noticiou que a plataforma do programa Porta 65 sofreu perto de 30 mil ataques durante a primeira fase de candidaturas. Mas mais que isto não diz; o resto do artigo contém dados acerca do número de candidaturas e alegadas dificuldades sentidas por quem tentou enviar a sua candidatura.
Como no artigo diz que o relatório seria publicado pelo Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) na quinta-feira (hoje), fiz uma pesquisa no meu braço direito das pesquisas a ver se encontrava o site desta instituição.
Site encontrado, mas o relatório ainda não está publicado lá. Fico sem saber que tipo de ataques foram estes. Terão sido apenas crawlers e pings ou DoS e "malta mais pesada"? Seja lá qual ou quais forem, ataques são sempre graves. Isto, claro, se forem realmente ataques e não uma desculpa para a incrível lentidão de acesso a este serviço.
Já que o relatório ainda não foi publicado, ficam com o endereço do IHRU. Talvez vos venha a dar jeito ainda este ano.

Alojamento Web

Microsoft admite: o UAC foi desenhado para te irritar

O UAC (User Account Control), aquela popup irritante do Vista que era suposto ser uma funcionalidade de segurança, foi criada para te levar ao desespero.

Antes que venhas aqui deixar um comentário parvo, não fui eu que disse isto. Estas palavras – não exactamente estas, mas lá perto – vieram da boca de David Cross, um dos responsáveis pelo UAC, durante uma conferência que decorreu em São Francisco.

"The reason we put UAC into the platform was to annoy users. I’m serious"

David afirma que este foi um mal necessário para tornar as pessoas mais conscientes dos perigos que advém da execução de qualquer aplicação sem olhar à origem ou pensar sequer no que se está a fazer.

"UAC is not a perfect security boundary, but it [has helped us] move from ‘zero click’ exploits to ‘one click’ defense"

via Dailytech e CRN.com