Nanotecnologia e a Medicina

Nanotecnologia

O nanómetro não é uma partícula ou um componente da electrónica, mas é apenas uma mera forma de medida. O nome “nanotecnologia” foi criado e definido pela Universidade Científica de Tóquio, no ano de 1974. Entre 1980 e 1990 muitas outras teorias foram elaboradas em cima da definição básica criada por um professor da Universidade de Tóquio. Finalmente, no ano de 2000 a nanotecnologia começou a ser desenvolvida em laboratórios.

Os processadores de computador são, provavelmente, os componentes electrónicos que mais se utilizam da nanotecnologia. Evidentemente, o processador não tem dimensões em manómetros, mas as peças dentro dele são desta escala minúscula. Temos também as placas de vídeo, a NVIDIA como ATI possuem processadores gráficos (os famosos GPUs) elaborados com tecnologia nano. Vale frisar que cada novo modelo que sai, os GPUs ficam mais poderosos e ao mesmo tempo, tendem a utilizar uma tecnologia nano em menor escala. Algumas placas utilizam nanotecnologia de 90nm, já as placas mais modernas utilizam 55nm ou até menos.

Outro uso muito interessante é na conservação dos alimentos. Embalagem anti-microbiana feitas com filmes comestíveis a base de óleo de canela ou de orégão, ou nano partículas de zinco, cálcio ou outros materiais bactericidas; além disso, nano compostos de argila, que bloqueiam o oxigénio, fazem embalagens que dobram a validade de alimentos. Um protótipo desses já foi feito na Unicamp.

Na Medicina já existem várias aplicações na nanotecnologia (nano-medicina). Uma delas é o curativo do cancro, compostos de oxigénio sensíveis à luz estão sendo usados para tratar o câncer de pele, na chamada terapia foto-dinâmica. Ao receberem luz, eles danificam as células cancerígenas ao redor, que acabam formando uma crosta e sendo substituídas por tecidos sadios. Outra aplicação já disponível é a obturação natural. Ela não cai nunca. É um adesivo da 3M que se liga molecularmente ao dente.

Nano-robôs:

Existem dois tipos sendo pesquisados e desenvolvidos: os orgânicos, também denominados bionanorrobôs, e os inorgânicos. Bionanorrobôs serão fabricados a partir de estruturas de DNA e materiais orgânicos inspirados em bactérias e vírus programados. Sua função será identificar bactérias e vírus com acção negativa dentro do corpo e destruí-los. Os inorgânicos serão revestidos com estruturas de diamantes mecanicamente manipuladas e terão aplicações mais amplas e complexas, como realizar cirurgias não-invasivas e enviar medicamentos a células e órgãos específicos.

Em teoria, nano-robôs poderiam ser introduzidos no corpo, seja por via oral ou intra-venosa, e então identificariam e destruiriam células cancerosas ou infectadas por vírus, poderiam regenerar tecidos destruídos e fazer rapidamente uma infinidade de coisas que os medicamentos convencionais (baseados unicamente em química) não conseguem ou demoram para conseguir.

Nanotecnologia

Por exemplo, pode injectar um antibiótico em um paciente por meio de uma seringa para ajudar seu sistema imunológico. O antibiótico dilui enquanto viaja pela corrente sanguínea do paciente, fazendo com que somente uma parte chegue ao ponto de infecção. No entanto, um nano-robô – ou vários nano-robôs – poderia viajar directamente até o ponto de infecção e depositar uma pequena dose de medicação. O paciente possivelmente sofreria menos efeitos colaterais com a medicação.

Estes são alguns exemplos de aplicações dos nano-robôs:

Limpadores de pulmão
Centenas de nano-robôs entrando em uma cavidade bronquial a caminho dos pulmões. Ao chegarem lá acoplam-se à superfície do tecido pulmonar com o objectivo de retirar impurezas do pulmão.

Caçador de micróbios – Um nano-robô que imita uma célula branca flutuando na corrente sanguínea a caminho de um micróbio causador de doenças. O nano-robô irá captura-lo e elimina-lo.
Ataque aos inimigos – Outra versão do nano-robô capturador de micróbios, que utiliza tentáculos retrateis para cercar e capturar o inimigo.
Plaquetas mecânicas – Um nano-robô que auxilia na coagulação do sangue.
Reparadores de vasos – Nano-robôs menores que vírus e bactérias, cuja função é reparar vasos sanguíneos.
Reparadores de vasos – Nano-robôs menores que vírus e bactérias, cuja função é reparar vasos sanguíneos.
Gastronano-robôs – Nano-robôs usados para a detecção de infecções no estômago.

Fonte: Super, Nonomedicina

Alojamento Web

Dell lança novos Dell Inspiron coloridos

Dell Inspiron Green

Eles são bonitos e coloridos e são os novos modelos Dell Inspiron em versão torre.

Disponíveis em duas versões, uma delas do tamanho normal de uma caixa para desktop e outra em formato slim, bastante mais pequena.

Estão ambas disponíveis em 8 cores, sendo elas o preto, branco, rosa, azul, verde, roxo, cor de laranja e vermelho.

Têm uma capacidade de 750GB de disco no modelo Slim e de 1TeraByte no modelo normal, estão equipados com uma ATI Radeon, capacidade até 8GB de Ram e tem a possibilidade de escolha entre vários processadores, incluindo o AMD Sempron, AMD Athlon X2 e AMD Phenom X4 no que toca a processadores AMD, e Intel Celeron, Intel Core 2 Duo e Intel Core 2 Quad no que toca a processadores Intel

O preço irá começar em apenas $299 dólares sem monitor, uma excelente aposta para quem estiver a pensar em comprar um novo computador.

Alojamento Web

Novos MacBook com Bastantes Novidades?

Novos MacBook Pro?

Com a chegada de mais uma época de Natal, também chegarão novidades da Apple. E, segundo os rumores, este ano é o ano dos MacBooks.

Tanto o MacBook como o MacBook Pro não são renovados desde a sua introdução em 2006 (não falando em pequenas actualizações de hardware). Segundo os rumores, serão ambos renovados em Setembro. Continue a ler para saber tudo sobre esta renovação.

Continue reading “Novos MacBook com Bastantes Novidades?”

Alojamento Web

AMD Anuncia a ATI Radeon HD 3870 para o Mac Pro

A AMD apresentou a sua nova placa gráfica da série HD, a ATI Radeon HD 3870 para Mac e PC.

Segundo a AMD esta gráfica é desenhada em exclusivo para os sistemas Mac Pro da Apple, incluído duas portas dual-link DVI e memória de 512MB GDDR4.

Esta gráfica estará à venda a partir do fim de Junho e custará por volta de 219$, aproximadamente 142€

Via Macrumors

Alojamento Web

Gráfica ATI Radeon HD 3870 no Mac Pro até Maio?

Rumores avançados pelos sites Barefeats e Xlr8yourmac indicam que a placa gráfica ATI Radeon HD 3870 deverá ser incluída no Mac Pro até ao final de Maio.

A ATI deve fornecer uma versão retail da placa acima referida com 512MB DDR4 que correrá em todos os Mac Pro e deverá suportar CrossFire. A 9 de Abril, a loja da Apple em Singapura mostrava esta placa como uma opção no Mac Pro.

Segundo alguns benchmarks, a 3780 é entre 2 e 3 vezes mais rápida que a 2600XT, 2600 essa que faz renders em Core Image melhor que a Nvidia 8800GT.

Alojamento Web

Actualização de software do Mac Pro com ATI HD 2600 XT disponivel

Se têm um Mac Pro equipado com uma gráfica ATI Radeon HD 2600 XT, vão à Actualização de Software pois têm boas noticias.A Actualização ocupa apenas 792 Kb e está destinada a corrigir vários erros causados pela gráfica da ATI e melhorar a estabilidade geral do sistema. Esta actualização requer que o Mac Pro tenha o Mac OS X Leopard 10.5.2 para funcionar.

Podem fazer download através da Actualização de Software ou aqui.

[Fonte]