Novos MacBook com Bastantes Novidades?

Novos MacBook Pro?

Com a chegada de mais uma época de Natal, também chegarão novidades da Apple. E, segundo os rumores, este ano é o ano dos MacBooks.

Tanto o MacBook como o MacBook Pro não são renovados desde a sua introdução em 2006 (não falando em pequenas actualizações de hardware). Segundo os rumores, serão ambos renovados em Setembro. Continue a ler para saber tudo sobre esta renovação.

O facto da Apple estar a informar os grandes retalhistas que prevê a falta de portáteis é uma dica a favor da renovação das suas linhas.

Em matéria de rumorologia, desde que Peter Oppenheimer referiu que iria haver uma transição de produtos próxima que a máquina de rumores não para. Falou-se num possível MacBook Touch inclusive.

No entanto, actualmente parece ser um dado estabelecido que a Apple vá voltar a mudar componentes principais do hardware dos Mac. Falo, não do CPU, do chipset. Com os novos chipset Montevina a consumirem mais energia (logo, mais dissipação de calor) e a continuação da GMA X3100 além do facto da Apple estar a reduzir o tamanho dos seus portáteis, torna-se eminente a mudança de chipset.

Segundo o Apple Insider, os novos chipset dos Mac serão fornecidos pela NVidia. A opção da NVidia ao invés da ATI/AMD deve-se ao facto da AMD estar focada no Puma, plataforma para os seus próprios CPU. Mas que oferece a Nvidia que a Intel não ofereça?

Com o desenvolvimento do MCP79, a NVidia tem um chipset para portáteis, compatível com os mais recentes CPUs da Intel. As suas variantes fazem dele a melhor opção para a Apple, desde o Air ao Pro. Do que é composto então o MCP79?

Cada variante deste chipset incorpora um núcleo GeForce com suporte às mais recentes tecnologias como Shader Model 4.0, o processador de vídeo NVidia VP3 e técnicas de gestão de energia como Hybrid Power, Hybrid SLI e Hybrid Performance.

Além disto, também suporta as tecnologias usadas nos Montevina ou equivalentes, como FSB de 1066 MHz, DDR3, PCI Express 2.0 e DriveCache (equivalente ao Intel Turbo Memory). O chipset ainda permite a inclusão de uma porta HDMI.

Outra vantagem sobre os chipset Intel é o facto deste ser um único chip, ao invés da solução Southbridge/Northbridge da Intel. E também é compatível com a nova linha de CPU móveis da NVidia.

A empresa informou no início do ano que estava a desenvolver 6 variantes do chipset, que vão desde sistemas de baixo consumo ideais para o MacBook Air a chips com GPU integrado qeuivalentes aos GPU dedicados dos actuais MacBook Pro.

Estes são os dados fornecidos pela empresa antes do seu repentino blackout, à lá Apple. Este secretismo também é, segundo o AppleInsider, um indicador que informa que a Apple está a trabalhar com a NVidia no MCP79.

Com os novos sistemas baseados no MCP79, a Apple teria a oportunidade de lançar o Mac como uma máquina de jogos desde o mais modesto Mac Mini ao MacBook Pro. E com os novos GPU, todos os Mac estariam mais aptos para o OpenCL do Snow Leopard.

Também se fala na integração de um trackpad MultiTouch de vidro, com mais e mais complexos gestos. Segundo Steve Jobs numa entrevista ao NY Times, o MultiTouch simplifica drasticamente o processo de controlar um computador e refere-se ao MultiTouch como uma nova classe de interfaces. Será que o botão físico do rato também desaparecerá?

Por último, com o aparecimento dos ecrãs 16:9 mais pequenos, fala-se que as futuras linhas da Apple os incluam.

E estes são os rumores na perna Mac da cadeira que é a Apple.

Author: agfrg

Blogger e estudante, nada faz dos seus tempos livres além de escrever sobre apple. Quer um dia vir a ter um mac a sério.

2 thoughts on “Novos MacBook com Bastantes Novidades?”

  1. “Além disto, também suporta as tecnologias usadas nos Montevina ou equivalentes, como FSB de 1066 MHz, DDR3, PCI Express 2.0 e DriveCache (equivalente ao Intel Turbo Memory). O chipset ainda permite a inclusão de uma porta HDMI.”

    Só pra não falar do suporte total de wimax pela tecnologia montevina e do front side bus do processador ser 1066 tambem

    btw NÃO é Hybrid Sly mas sim Hybrid Sli e isso nao tem nada haver com gestao de energias, por falar em tecnologias falta ai o “PhysX-ready” a nova geração de placas da nvidia a seri (9xxx) tem PhysX-ready , PureVideo HD, CUDA, entre outras mais antigas. O consumo de energia vai desde 25 watts até 75 watts 9800 GTX (sem sli).

    Acho que este update é normal é bom pa apple, que aposto pra o meio / inicio de 2009 vai ter tambem suporte pra wimax… mas como era de esperar com um preco adicional!

    btw esqueceste de falar dos novos processadores em termos tecnologicos e vantagens

    a second-generation Intel Core 2 Duo (codenamed Penryn) 45nm processor with 1066 MT/s FSB with clock speeds ranging from 2.26 GHz to 3.06 GHz, also featuring SSE4.1 support, which adds 47 new instructions to SSSE3. It is planned to consume no more than 29W, compared to Merom’s and first-generation Penryn’s 34W TDP.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.