5 bejecas para o Webtuga!

Webtuga - 5 anos

Parabéns Webtuga!!!

Belisquem-nos que nem queremos acreditar, mas já passaram 5 anos desde que a palavra Webtuga começou a ser espalhada pelo imenso oceano que é a Web! De um grupo de amigos que decidiu criar um fórum, actualmente somos uma forte e reconhecida marca nacional que consegue vingar através dos nossos vários serviços, onde estão incluídas também a Rede de Blogs Webtuga e a empresa de alojamento Webtuga.

Apesar do Projecto Webtuga completar mais um aniversário, é a NOSSA comunidade que está de parabéns pois TUDO o que o Webtuga foi, é e será é graças à colaboração de TODOS e nós sentimo-nos honrados e orgulhosos por fazer parte das vossas vidas. Fazendo uma pequena retrospectiva podemos afirmar que nem tudo foram rosas no entanto, o saldo é francamente positivo. Prova disso são as mais de milhares de visitas que temos diariamente e a vasta clientela que depositou a sua confiança em nós com os seus espaços virtuais alojados nos nossos servidores.

Webtuga 5 anos

5 anos é praticamente uma vida na Web e queremos, como sempre, melhorar cada vez mais. Sabiam que o fórum que foi inicialmente a nossa plataforma de lançamento ainda persiste? É neste intuito e, em ocasião do 5º aniversário do Webtuga, que pretendemos relançar o projecto original com a mote “Regresso às origens”. Lembram-se do tempo em que os fóruns eram a fonte da vida na Internet? Antes do baby-boom dos blogs e das redes sociais? Um espaço de entre-ajuda mútuo? Não têm saudades? Temos actualmente mais de 20 mil tópicos e quase (mas mesmo quase!!) de 200 mil respostas que são fonte valiosa de conhecimento para todos os que procuram informação, expandir horizontes, opinar ou simplesmente interagir com outros utilizadores entre milhares de linhas. Acreditamos que com o VOSSO contributo podemos (re)construir ainda mais um grande fórum. Devem estar a perguntar porque estamos a pedir-vos isto. A resposta é simples: porque SIM 😀

Uma grande salva de palmas que venham ainda mais bejecas!!! Parabéns WEBTUGA!!!

Alojamento Web

Como instalar o Snow Leopard num PC (OSX86/Hackintosh)

Já muitos amigos me perguntaram como é que se instala o Max OS X num PC ou Portátil, eu reencaminho-os para a Internet. Mas, também fiquei com a pulga a trás da orelha e fui procurar…

Encontrei o famoso Projecto OSx86 (http://wiki.osx86project.org/) onde está reunida muita informação relativa a como instalar o Mac OS X num PC.

Mas não é só por aqui que se encontra toda a informação, há uma lista interminável de sites , foruns, redes sociais e blogs de aficionados, há ainda muitos vídeos por essa net fora!

Vejam este vídeo de como instalar o Snow Leopard num PC

(Vídeo no Youtube)

Há ainda quem vá mais longe e instale o Snow Leopard num PEN USB

(Vídeo no Youtube)

Achas interessante criar uma lista de sites onde se fala sobre este assunto ?

Alojamento Web

GlobPT reforça Rede WebTuga!

GlobPT

A partir de hoje a Rede de Blogs WebTuga conta com mais um elemento, o GlobPT, tornando assim os assuntos discutidos nos nossos blogs mais amplos.

Como podem reparar, o WebTuga há já algum tempo que tem uma categoria chamada “Random Stuff” que engloba uma variedade infinita de assuntos. O GlobPT é de certa forma um projecto que tem esse objectivo, ou seja, discutir assuntos aleatórios e diversos num único local, tendo como principal blogger o carismático João Silas.

O GlobPT apesar de só agora integrar a rede WebTuga, não é novo por estas andanças do blogging, sendo já subscrito por mais de 400 leitores via RSS e marcando presença nas redes sociais como o Twitter (@globpt).

Para além da entrada na rede WebTuga, foi criado também o novo logótipo do projecto que será integrado em breve no site, quem sabe também com uma nova aparência.

Está portanto assim oficialmente oficializada a oficialização oficial da entrada do GlobPT para a Rede WebTuga.

Esperamos que todos tenham gostado da surpresa natalícia que vos reservamos e pedimos que fiquem atentos porque em 2010 haverá mais! 😀

Alojamento Web

Spezify – Pesquisa com resultados em formato visual

Spezify

Numa altura em que muito se discute a parceria entre o Yahoo e a Microsoft, chega-nos de Estocolmo, o Spezify.

O Spezify é uma ferramenta de pesquisa que apresenta resultados de vários sites em formato visual de variadas formas.

Entre os resultados das pesquisas é possível encontrar imagens, vídeos, tweets, referências em blogs e muito mais.

Para além disso, o Spezify apresenta resultados relacionados com as suas pesquisas, o que lhe irá ajudar caso não esteja a procurar pelo termo mais correcto.

É certamente uma das formas de pesquisar conteúdo mais engraçadas que vi até agora e ajudou-me a encontrar algumas imagens relacionadas com o “webtuga” que já não me lembrava da sua existência.

Desde blogs, vídeos, microblogs, perfis de redes sociais e imagens, tudo tem lugar no Spezify. Os dois desenvolvedores por de trás do projecto estão desejosos por adicionar cada vez mais APIs livres e abertas para o seu novo “motor de busca” visual.

Alojamento Web

Porque é que os projectos web falham?

Projectos Web

O WebTuga existe à quase 4 anos e tem tido os seus altos e baixos, no entanto nunca pensei em desistir deste projecto pois mesmo que existam pessoas que não apreciem o projecto, sei que existem outras que o apreciam e ao mesmo tempo sei dar valor ao trabalho que tem sido desenvolvido por mim e por algumas pessoas da equipa WebTuga.

No entanto, não é acerca do WebTuga que eu quero falar, mas sim acerca dos projectos que nascem e morrem de um momento para o outro sem deixar rasto. Quando comecei a trabalhar no projecto WebTuga, lembro-me de existirem várias comunidades, vários sites e vários projectos e pessoas individuais e pequenos grupos. Alguns desses sites faziam parte das minhas visitas diárias, no entanto com o passar do tempo esses projectos morrem, alguns deles ainda existem, se bem que não têm manutenção à anos. Posso avançar que cerca de 90% dos sites que à dois anos tinham qualquer tipo de parceria ou amizade com o WebTuga, já não mais existem.

É uma triste realidade que infelizmente acontece ainda hoje. Vejo pequenos projectos, blogs, fóruns que passado um mês do seu lançamento, são deixados ao abandono ou simplesmente vendidos a outras pessoas que não sabem o que fazer com aquilo.

Na vossa opinião, qual é a principal razão que leva à “morte” destes projectos? Será que as pessoas se iludem por pensar que um projecto alcança o topo logo nos primeiros dias?

Deixo referência a alguns dos projectos aos quais me refiro: TucowsPT, FRevolution, Imagem do dia, Speedway Informática, entre outros…

Alojamento Web

Ganhe visitas com o Topsites WebTuga

Depois de muito tempo inactivo, o WebTuga Topsites volta ao activo para dar oportunidade a outros projectos a divulgação e desta forma poderem marcar a sua presença na Internet.

Se tem um site, um blog ou um fórum que deseja divulgar mas não quer gastar dinheiro em campanhas publicitárias no Adwords ou outros sistemas do género, então o WebTuga Topsites é a solução ideal.

Para que o seu site tenha destaque no WebTuga Topsites, basta registar-se e colocar o código que lhe é fornecido no seu site. Desta forma poderá ganhar mais visitas e para além disso, terá a oportunidade de ver o seu site destacado no blog WebTuga.

Sim, todos os meses será destacado um site aleatório aqui no blog WebTuga, queremos desta forma incentivar a todas as pessoas que tenham pequenos projectos a se registarem no WebTuga Topsites.

São apenas alguns segundos que perde a registar-se e a colocar o código no seu site e serão centenas ou até milhares de visitas que irá ganhar sem gastar um cêntimo.

Mostre-nos os seus projectos, demonstre o que vale, nós estamos aqui para o ajudar na divulgação.

Alojamento Web

WebTuga Fórum: 31 mil membros registados

31000 membros

Ao longo dos últimos anos este projecto tem tido os seus altos e baixos, mas o número de utilizadores não pára de crescer… todos os dias a nossa comunidade acolhe cada vez mais membros no nosso fórum.

A aposta na rede de blogs, fez com que deixasse-mos o fórum um pouco de lado e apostássemos numa nova tendência.

Mas em breve, iremos apresentar grandes novidades neste projecto que irão certamente reunir toda a comunidade num local de partilha de conhecimento e sentimentos.

A lista de agradecimentos é de tal forma extensa, que provavelmente iria estar aqui uma semana a apontar-los a todos, portanto deixo um grande abraço a todos aqueles que ao longo dos anos me ajudaram de forma directa ou indirectamente para o desenvolvimento deste grande projecto.

Edited: (A sério… a lista chega a ser quase tão grande, quanto o número de pessoas que tentaram prejudicar o projecto…)

Alojamento Web

O que gostariam de ver no WebTuga?

WebTuga

Existem tantos temas para se falar que por vezes fico a questionar o que é que os leitores do WebTuga gostariam de ver falado aqui no blog.

Tento variar os temos e trazer sempre conteúdo novo para o WebTuga, no entanto é bastante complicado saber o que é que os utilizadores gostariam de ver no nosso blog sem obter respostas deles.

Não limito o WebTuga a um único tema e tento criar discussões, mostrar vídeos que possam interessar a alguns de vocês, partilhar ideias, fazer análises mais detalhadas a software e a sites, fazer listas de ferramentas e tutoriais e penso que é essa a razão para qual o WebTuga se destaca entre os outros blogs.

O que gostariam de ver aqui escrito? Talvez o vídeo da semana? A imagem do dia? A música do mês? Partilhem as vossas ideias.

Alojamento Web

Sitonomy

O Sitonomy permite-lhe descobrir quais as tecnologias que um site está a utilizar, como software de recolha de estatísticas, linguagens de programação utilizadas pelo site, bibliotecas javascripts utilizadas no site, redes de publicidade utilizadas pelo site e ainda o servidor web que corre o site.

Para além disso o Sitonomy ajuda-o a encontrar alternativas ao software que esse site utiliza e obter estatísticas acerca desse software.

Quer espiar o software que o WebTuga utiliza? Então clique aqui.

Alojamento Web

Cobra do Milho necessita de um nome

Esta semana finalmente recebi a minha primeira cobra para ter como animal de estimação. Como sou principiante, optei por uma Cobra do Milho (Corn Snake).

É também o meu primeiro réptil, depois de ter hamsters e conseguir fazer com que a minha mãe perdesse a fobia aos ratos, agora é a vez de ela perder a fobia às cobras ( porque apesar de elas não necessitarem de ser alimentadas todos os dias, eu sou muito esquecido… ).

É bastante pequeninha (cerca de 35cm) e é mais fina que uma caneta. No primeiro dia tive um pouco de receio em pegar na “minhoca”, no entanto hoje ela já teve a dar umas voltinhas aqui nos meus dedos, pulsos e braços.

Sinceramente pensei que a cobra iria ser muito mais agressiva, mas não. Calmamente ela explora o mundo novo com que se deparou e adquire confiança no “terreno” do faunarium.

No entanto, esta amigalhaça ainda não tem nome. Até agora tenho-a chamado de unknown, mas gostava que vocês me ajudassem a escolher um nome para a cobra.

Todos aqueles que sugerirem um nome para a cobra vão ganhar um backlink para o seu site/blog/fórum.

Fiquem aqui com um vídeo da dita cuja: