Novidades do WordPress 2.7 – 2

Wordpress 2.7

Recentemente foi descoberta uma falha que afectava a versão 2.6.1 do WordPress e que colocava em causa a segurança de todos os blogs que permitissem o registo de novos utilizados, no entanto este bug foi corrigido no mesmo dia, tendo sido esta a razão pelo lançamento do WordPress 2.6.2.

No entanto o meu objectivo é falar-vos novamente das novidades com que o WordPress 2.7 nos irá presentear.

Para os mais distraídos, esta é a segunda “dose” de novidades para o WordPress 2.7, pois aqui divulgamos os primeiros rumores em relação ao WordPress 2.7.

– Novo design para a área de administração, baseado no Crazyhorse com novos menus e um novo sistema de navegação (continuo a preferir o Fluency admin)
– Interface melhorado para a página de criação e edição de posts e páginas, permitindo arrastar os vários elementos de opção, expandir e minimizar a janelas e ainda fecha-las.
– Possibilidade de desactivar as sidebars em determinadas páginas
– Edição directa nos próprios posts, sem a necessidade de aceder ao painel de administração.
– A nova API em XML-RPC que permitirá a gestão de comentários em aplicações 3rd party
– Responder aos comentários pelo painel de administração
– Teclas de atalho para gerir os comentários
– Posts fixos ( mesmo efeito que o plugin WP-Sticky)
– Instalação automática dos plugins disponíveis no WordPress Extend pelo painel de administração
– Actualização automática do WordPress ( já possível graças ao plugin InstantUpgrade)

Mais uma vez, a maioria das novidades já são possíveis recorrendo a plugins de terceiros, no entanto é de louvar o trabalho que a equipa do WordPress tem vindo a fazer.

Alojamento Web

Olá MySQL Workbench! Adeus DBDesigner4!

Foi lançado hoje o MySQL Workbench, uma ferramenta visual de modelação de dados com suporte alargado das funcionalidades do MySQL.

A principal característica que todos nós procuramos numa ferramenta destas para MySQL é a “unificação” das tarefas mais importantes (analisar, conceber e implementar) necessárias para uma base de dados, no contexto de um processo de desenvolvimento integrado e interactivo.

Até há pouco tempo, a principal ferramenta de modelação de dados no MySQL era o DB Designer 4, um projecto open source sem suporte oficial por parte da MySQL.

Muitos achavam que apesar de implementar as características necessárias para a modelação, o DB Designer4 deixava um pouco a desejar, mostrando-se pouco eficiente. Apresentava alguns “bugs irritantes”, uma utilização desleixada e uma configuração muito abstracta.

É aqui que entra o Workbench, o sucessor de DB Designer 4 mas construído de raiz a pensar no suporte alargado a todas as funcionalidades do MySQL. Apresenta uma interface melhorada, mais fácil de usar e é mais estável que o seu antecessor. Para além disto, tem a promessa de evoluir rapidamente com base no feedback que a comunidade devolve: bugs, pedido de novas funcionalidades e até de plugins!

O Workbench será distribuído de duas formas, grátis e paga. A versão grátis (Workbench OSS) terá certas “funcionalidades trancadas” para o uso do utilizador. Isto não significa que não o poderemos utilizar na sua totalidade, não sejam induzidos ao erro, até porque a própria MySQL admitiu que não. A principal diferença entre as duas versões é que na versão paga (Standard Edition) poderás adicionar módulos e plugins para o utilizar de forma optimizada.

Os Plugins disponíveis (brevemente) para o Workbench são desenvolvidos sob a linguagem Lua (originalmente do Brasil) e, apesar de ainda não estar “aberto ao público”, o repositório de plugins tem um lugar reservado no site oficial do produto.

Fonte: André Torgal

Alojamento Web
Alojamento Web

Thunderbird 2.0.0.14 Download

Mozilla Thunderbird

Da minha experiência com clientes de e-mail, a Mail.app do MacOSx é de longe a melhor. No entanto não é uma aplicação cross-platform, tal como acontece no Thunderbird e na ausência de MacOSx, o Thunderbird é a primeira opção.

Recentemente foi lançada a nova versão do Thunderbird que corrige 2 problemas de segurança e vários outros pequenos bugs do software.

Se usa regularmente este cliente de e-mail é recomendado que faça a actualização.

Homepage: Thunderbird

Alojamento Web

WordPress 2.5.1 chegou

Wordpress 2.5.1
Quase um mês depois do lançamento do WordPress 2.5, chegou uma nova versão em que foram corrigidos cerca de 70 bugs.

Para além de melhorias no desempenho da Dashboard e de algumas páginas do Painel de Administração, foram também corrigidos alguns problemas de compatibilidade no Media Uploader e o Layout levou melhorias de forma a ser funcional no IE. O editor WYSIWYG foi actualizado para o TinyMCE 3.0.7.

Faça já a actualização do WordPress seguindo o nosso guia  "Como fazer upgrade ao WordPress" ou manualmente obtendo o ultimo pacote do WordPress.org.

Alojamento Web

Flock e Opera actualizados

surfar na webEu estava para escrever dois posts separados, mas como o assunto é semelhante, vou tudo no mesmo. Assim é mais prático para vocês e para mim.

O Flock, o browser social que utiliza o cóigo do Mozilla Firefox, está na versão 1.1.1. Esta actualização do navegador incorpora as correcções do Firefox até à versão 2.0.0.13, e tem os erros de login no Facebook para qualquer idioma que não o inglês e o registo de todos os componentes no sistema corrigidos.

O Opera, provavelmente o browser mainstream mais amigo dos recursos do computador, também foi actualizado e está agora na versão 9.27. Alguns bugs de transferência de torrents foram corrigidos e três falhas de segurança foram emendadas.

Download do Flock
Downoad do Opera

Alojamento Web

Microsoft disponibilizou nova versão da sua ferramenta de pesquisa

A Microsoft disponibilizou a nova versão da sua ferramenta de pesquisa incluída no Windows Vista, Windows Search, agora 33% mais rápida a encontrar os ficheiros.

Para além da maior rapidez de pesquisa, o Windows Search 4.0 Preview também vem com muitos bugs corrigidos e com a capacidade de realizar pesquisas noutras máquinas com a aplicação instalada.

O programa, ainda em desenvolvimento, também é compatível com o Windows XP.

Windows Search 4.0 Preview, via Lifehacker.com

Alojamento Web

Parte dos problemas do Vista podem ter origem nos drivers da Nvidia

Porque é que o Windows Vista crasha mais vezes que o preço do petróleo sobe ou relatos de acontecimentos estranhos no processo de submissão do MSOOXML na ISO são conhecidos?

Recordam-me que a Microsoft está a ser alvo de um processo judicial por causa do famoso selo "Vista Capable"? Pois bem, alguns dos emails internos tornados públicos pela juíza encarregue do processo revelam, não só uma ajuda à Intel, mas também dados relativos à origem destes crashes.

windows vista crash

A maior fatia dos problemas, cerca de 28,8% ou 479 mil relatos, cabem aos drivers da Nvidia. Estes dados são relativos a um período não discriminado de 2007.

Até que ponto estes dados serão fiáveis? Até que ponto estes problemas com os drivers da Nvidia serão realmente graves? E como podemos ter a certeza de que isto não é marketing interno? Eu não sei. E vocês?

via Arstechnica, a quem pertence a imagem deste post

Alojamento Web

Songbird 0.5 disponível

songbirdSongbird, o leitor de música baseado na mesma plataforma que o Firefox, lançou a versão 0.5.

Nesta versão está disponível o suporte para dispositivos MTP em Windows, existem novos modos de visualização da lista de músicas, o sistema de filtragem e classificação foram melhorados, e muitos bugs foram corrigidos.

Infelizmente, a optimização da performance parece ter sido esquecida. Executei-o no Debian GNU/Linux e até o simples pesquisar de um artista na minha colecção de músicas consegue ser a passo de tartaruga. Bem, mas esta não é uma versão estável da aplicação.

Download

Alojamento Web

WebKit Atinge os 100/100 no Acid 3

O Webkit atingiu durante o dia de ontem a marca dos 100/100 no teste Acid 3, sendo o primeiro motor a conseguir efectuá-lo.

Apesar de a equipa do Opera ter anunciado o resultado de 100/100, esse resultado foi obtido graças a um bug no teste, corrigido durante a noite de hoje, o que faz com que actualmente o Opera apenas atinja os 99/100.

No entanto, ainda não se pode afirmar que o WebKit tenha passado o teste, uma vez que para que tal aconteça é necessário que a animação seja feita suavemente.

Além de conseguir fazer o render da imagem, o WebKit ainda consegui atingir a perfeição pixel por pixel com a imagem de referência.

De relembrar que ainda ontem se falava nos 98/100 e que hoje já se atingiram os 100/100.

Pode fazer o download de um Nighty Build no site do WebKit e ver com os seus próprios olhos o WebKit a atingir a marca dos 100/100.