Steve Jobs abandona cargo de CEO da Apple

352225

O co-fundador da Apple, Steve Jobs, vai abandonar o cargo de CEO da multinacional. O lugar será assumido pelo número dois de longa data, Tim Cook.

Jobs vai tornar-se presidente do conselho de administração, um cargo que significa um afastamento das operações quotidianas da empresa.

O co-fundador da Apple, que se tem vindo a debater nos últimos anos com vários problemas de saúde, incluindo um cancro pancreático, estava desde Janeiro de baixa médica, por motivos não divulgados.

“Sempre disse que se chegasse o dia em que não conseguisse corresponder aos meus deveres e expectativas como CEO da Apple, seria o primeiro a dizer-vos. Infelizmente, esse dia chegou”, escreveu Jobs na carta de demissão, divulgada esta noite e dirigida ao conselho de administração e à “comunidade Apple”.

“No que diz respeito ao meu sucessor, recomendo fortemente que executemos o nosso plano de sucessão e nomeemos Tim Cook CEO da Apple”, acrescenta.

Steve Jobs assumira o cargo de CEO (primeiro interinamente) em 1997, depois de ter regressado no final do ano anterior à Apple, que abandonara em conflito com a restante administração. Nessa altura, resgatou a empresa de uma situação de quase falência e lançou uma bem sucedida linha de computadores Mac.

É o rosto mais conhecido da multinacional, que chefiou durante o lançamento de uma série de produtos de sucesso, incluindo o iPod, a loja online iTunes, o iPhone e o iPad.

Tim Cook, que desempenhava o cargo de director de operações, estava já ao comando da empresa na ausência de Jobs, tal como acontecera também em 2004, quando Steve Jobs foi operado ao pâncreas. Há muito que Cook era apontado como o muito provável sucessor do conhecido co-fundador.

Foi logo em 1998 que Tim Cook, cinco anos mais novo do que Jobs, começou a gan­har o estatuto de número dois den­tro da empresa. E, desde então, foi acumulando respon­s­abil­i­dades: por exem­plo, nego­ceia com as oper­ado­ras de tele­co­mu­ni­cações a com­er­cial­iza­ção do iPhone e planeia a nível global a venda de produtos.

Cresceu numa das pou­cas cidades do estado do Alabama, nos EUA, que têm lig­ação ao mar. O pai tra­bal­hava nas docas, a mãe era dona de casa e Cook tirou um curso de engen­haria numa uni­ver­si­dade de segunda linha.

É conhecido por gostar de exercício físico, pela exigência no trabalho e por ser introvertido e muito diferente do espírito facilmente irascível de Jobs.

 

Posted via email from joaopaulopacheco.net

Alojamento Web

Larry Page é o novo CEO do Google! (Adeus Eric Schmidt…)

Google, Eric Schmidt, Larry Page

O Gigante Google anunciou hoje os resultados dos ganhos dos ultimos meses e também uma grande alteração na estrutura da empresa. Eric Schmidt, o actual CEO do Google, vai ser substituido pelo co-fundador Larry Page já no próximo dia 4 de Abril.

Larry Page foi CEO do Google de 1998 a 2001 e é um dos grandes génios por detrás do Google, voltando agora a tornar-se CEO da empresa, enquanto que Eric Schmidt será o Chairman do Google.

São certamente grandes mudanças que marcam uma nova fase de reestruturação da gestão do Google.

Alojamento Web

Novo iPhone a caminho?

Segundo várias fontes noticiosas, muitas operadoras têm estado a baixar o preço do iPhone bem como a criar planos de tarifas mais baratos para o telefone da maçã.

Foi indicado que este comportamento tem como finalidade manter a menor quantidade de stock possível para prevenir um potencial desinteresse dos consumidores na versão 3G do equipamento aquando do lançamento de uma nova versão do iPhone. Coincidência ou não, a Apple também já tem disponível a venda do terminal móvel na página da sua loja online pela primeira vez, provavelmente mais um indicador da necessidade de escoar o stock.

Estes factos foram originados pela especulação sobre uma possível actualização do iPhone a anunciar na WWDC 09 a decorrer no próximo mês. Também se diz que é possível que esse anúncio venha a ser realizado no decorrer de um evento surpresa que de forma a incluir o regresso de Jobs, no final de Junho.

 

in MacNN.com

Alojamento Web

Carta de Steve Jobs à Comunidade

Hoje, no dia antes da Keynote da MacWorld, Steve Jobs escreveu uma carta à comunidade Apple, explicando os motivos pelos quais não vai dar esta Keynote. Pode ver abaixo a carta traduzida do Inglês, e no fim do post o link para o original.

Cara Comunidade Apple,

Pela primeira vez numa decada, estou a passar a época do Natal com a minha família, em vez de preparar intensivamente a keynote da Macworld.

Infelizmente, a minha decisão do Phil dar a keynote desencadeou outra série de rumores sobre a minha saúde, com alguns a publicarem estórias sobre mim no meu leito de morte.

Decidi partilhar algo muito pessoal com a comunidade Apple para que possamos relaxar e aproveitar o espectáculo amanha.

Como muitos sabem, tenho vindo a perder peso ao longo de 2008. A razão tem sido um mistério para mim e para os meus médicos. Há algumas semanas atrás, decidi que chegar à raiz do problema e revertê-lo teria que tornar-se na minha prioridade #1.

Felizmente, após mais exames, os meus médicos pensam que encontraram a causa – um desequilibrio hormonal que tem estado a “roubar-me” as proteinas que o meu corpo precisa para ser saudável. Sofisticados testes de sangue confirmaram o diagnóstico.

O remédio para este problema nutricional é relativamente simples e directo, e eu já comecei o tratamento. Mas, tal como não perdi todo este peso e massa corporal numa semana ou num mês, os meus médicos esperam que leve até ao final desta Primavera para recuperá-lo. Continuarei como CEO da Apple durante a minha recuperação.

Dei mais do que o meu todo à Apple nos últimos 11 anos. Serei o primeiro a dar o passo e a dizer ao nosso Concelho de Administração se não poder continuar a exercer os meus deveres enquanto CEO da Apple. Espero que a comunidade Apple me suporte durante a recuperação e saiba que eu porei sempre à frente o que for melhor para a Apple.

Portanto já disse mais do que queria dizer, e tudo o que vou dizer, sobre isto.

Steve

Link (EN) | Letter from Apple CEO Steve Jobs

Alojamento Web

Microsoft Dreamway

Microsoft Dreamway

Para quem não sabe, no próximo dia 3 de Outubro, vai decorrer um evento da Microsoft com o nome de “Dreamway”.

O evento será direccionado q programadores e profissionais das Tecnologias de Informação e irá contar com a participação do actual CEO da Microsoft, o nosso conhecido Steve Ballmer.

A realizar-se no Centro Cultural de Belém em Lisboa, a participação no evento terá um custo de 50€ por pessoa.

Clique aqui caso queira assistir ao evento.

Alojamento Web

ZON@FON – Maior rede de hotspots em Portugal?

Zon@FonSegundo consta o blog oficial Inglês da comunidade Fon, Martin Varsavsky ( CEO da Fon ) e Rodrigo Costa ( CEO da ZON Multimédia ), fizeram recentemente um acordo para o lançamento de uma rede de hotspots gratuitos em Portugal.

Todos os clientes da ZON vão poder então optar ou não por partilhar a sua ligação à Internet via Wifi.

Com este acordo, estima-se que a ZON consiga criar a maior rede wifi em Portugal.

A Zon vai disponibilizar novos routers sem custo adicional para os clientes de forma a estes poderem partilhar a sua ligação.

Graças ao acesso por cabo, a Zon vai poder separar o tráfego em dois diferentes canais e assim permitir com que a velocidade normal do cliente se mantenha, mesmo quando este partilhar o acesso.

Segundo Martin Varsavsky, a ZON@FON vai aumentar o uso de uma nova geração de equipamentos, como são o caso das consolas de jogos, Sistemas de Posicionamento Global ( GPS ), telemóveis, PDA’s e iPhones, para além do tradicional portátil.

Se a ZON não tinha vantagens em relação ao serviço MEO, penso que a partir deste momento já tem uma grande vantagem.

Resta-me dar os parabéns ao Rodrigo Costa pela excelente manobra e pela excelente ideia que certamente irá aumentar os acessos sem fios em Portugal.

Alojamento Web

Lucros da Apple Aumentam

Os lucros da nossa “Maça” preferida continuam a aumentar. Na conferência de imprensa de hoje, Steve Jobs (CEO) e Peter Oppenheimer (CFO) anunciaram que a Apple conseguiu lucros de 1,05 mil milhões de dólares, mais 280 milhões relativamente ao mesmo período do ano passado.

Com vendas na ordem dos 7510 milhões de dólares, foram vendidos 2,3 milhões de Macs, mais 51% que o mesmo período do ano passado, 10,6 milhões de iPods (mais 1%) e 1,7 milhões de iPhones.

Para o terceiro trimestre do ano fiscal de 2008, a Apple prevê vendas na ordem dos 7,23 mil milhões de dólares, abaixo das previsões dos analistas de Wall Street.

Alojamento Web

Safari 3.1 no Software Update do iTunes para Windows

A Apple colocou automaticamente o Safari 3.1 no Apple Software Update de todos os utilizadores do iTunes + Quicktime em Windows.

Esta medida tem causado algum incómodo por parte de algumas personagens importantes da Web, nomeadamente John Lilly, CEO da Mozilla, que descreve este modelo de implementação do Safari nas máquinas dos utilizadores como Malmware e como uma medida que trai a confiança dos utilizadores.

Quando anunciou o Safari para Windows na WWDC, Jobs disse precisamente que a Apple iria colocar o Safari no Software Update de todos os utilizadores Windows, de modo a aumentar a penetração deste browser na plataforma. Alguns meses depois, a Apple fez aquilo que Jobs disse que fariam.

Não podendo passar por esta notícia sem deixar a minha marca, teço também alguns comentários a este acto. Para aqueles que não tenham reparado, o Software Update não funciona sem ser lançado, o que requer uma acção específica do utilizador (ao contrário do Windows Update). Depois, a Apple não obriga ninguém a instalar o Safari, pois caso não tenham reparado, existe um botão no lado esquerdo para não instalar o Safari, e pode-se ignorar o Safari através do menu.

Portanto, ninguém é obrigado a instalar o Safari. E Jobs fez o que disse que ia fazer, e na altura ninguém o criticou. 

Alojamento Web

Versão final do Firefox 3.0 poderá sofrer ainda mais atrasos

O desenvolvimento do Firefox 3 tem sofrido alguns atrasos por culpa dos erros encontrados durante o seu desenvolvimento. Mas isso não impediu os utilizadores de ficarem excitados com as novas funcionalidades do browser e com o menor consumo de memória.

A última beta lançada seria a penúltima do browser, mas o CEO da Mozilla Europe já veio dizer que poderão vir mais algumas betas após a quinta; isto porque, de acordo com ele, a Mozilla põe "a qualidade acima de tudo".

Se não ficaram agradados com esta notícia, vejam o que aconteceu com o Vista. Estes atrasos do Firefox, vistos desta maneira, já não são irritantes e até são uma bênção, não é verdade?

via pcpro.co.uk

Alojamento Web

Trinta semelhanças entre OpenOffice Writer e Microsoft Word

Será o OpenOffice assim tão diferente do Microsoft Office? O fanaticattack.com respondeu a esta pergunta e mostra 30 semelhanças entre os editores de texto destes dois pacotes de ferramentas de produtividade.

Da próxima vez que acharem que precisam mesmo mesmo mesmo do Microsoft Office, respirem fundo e descarreguem o OpenOffice.