A Apple colocou automaticamente o Safari 3.1 no Apple Software Update de todos os utilizadores do iTunes + Quicktime em Windows.

Esta medida tem causado algum incómodo por parte de algumas personagens importantes da Web, nomeadamente John Lilly, CEO da Mozilla, que descreve este modelo de implementação do Safari nas máquinas dos utilizadores como Malmware e como uma medida que trai a confiança dos utilizadores.

Quando anunciou o Safari para Windows na WWDC, Jobs disse precisamente que a Apple iria colocar o Safari no Software Update de todos os utilizadores Windows, de modo a aumentar a penetração deste browser na plataforma. Alguns meses depois, a Apple fez aquilo que Jobs disse que fariam.

Não podendo passar por esta notícia sem deixar a minha marca, teço também alguns comentários a este acto. Para aqueles que não tenham reparado, o Software Update não funciona sem ser lançado, o que requer uma acção específica do utilizador (ao contrário do Windows Update). Depois, a Apple não obriga ninguém a instalar o Safari, pois caso não tenham reparado, existe um botão no lado esquerdo para não instalar o Safari, e pode-se ignorar o Safari através do menu.

Portanto, ninguém é obrigado a instalar o Safari. E Jobs fez o que disse que ia fazer, e na altura ninguém o criticou. 

4 COMENTÁRIOS

  1. Exacto, só instala quem quer.

    Sem querer mencionar nomes .. A MICROSOFT PODIA TER FEITO AS COISAS ASSIM .
    Enfim ..

    Grand Jobs 😀

  2. Não podemos ver isso de forma tão romântica. A Apple está a impor um dos seus produtos. É a mesma coisa que te impingirem algo para comprares. Não estou a gostar nada destas medidas da Apple. Está a ficar com complexo de grandiosidade e muito parecida com a Microsoft…

    A forma correcta era perguntar ao utilizador se “queria instalar” e não se “não queria instalar”.

  3. A instalação do IE pelo WindowsUpdate também é facultativa, podendo o utilizador, ou desactivar as actualizações automáticas, ou seleccionar as que pretende instalar no site WindowsUpdate, podendo até mesmo marcar qualquer actualização para não voltar a ser listada. Sendo assim, não percebo o porquê do ataque directo à M$…

  4. Duas questões, por defeito o Software Update funciona automaticamente sempre que abres o QuickTime o que invalida o teu primeiro argumento.

    Segundo, a lógica do SPAM: eu vou enviar-te milhões de mails a falar de favas, mas tu podes sempre não os ler, não és obrigado, mas eu disse que ia enviar e por isso enviei-te na mesma.

    Essa tua linha raciocínio é de longe, correcta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.