Portátil Magalhães – O meu primeiro portátil

Portátil MagalhãesNão, o portátil Magalhães não é o meu novo portátil, esse é o slogan do banner do portátil magalhães.

O novo portátil da Intel, baseado nos já existentes Classmate PC, criado para distribuição pelos alunos do 1º ciclo no âmbito do Plano Tecnológico parece já ter chegado às mãos de alguns dos educadores e provavelmente começarão a ser distribuídos na próxima semana pelos alunos.

Pessoalmente acho este projecto bastante interessante e provavelmente irá ter um grande sucesso. Cada vez mais é necessário suscitar o interesse dos alunos para o ensino e o conhecimento, pelo que penso que recorrer a ferramentas didácticas em conjunto com as novas tecnologias, será uma boa forma de aumentar esse interesse por parte dos alunos.

Apesar de o portátil não ser um “topo de gama”, serve perfeitamente para os principais objectivos deste plano. Penso que seria bastante interessante integrar um sistema operativo em Português, o mais minimalista possível, open-source, com software de controlo parental e aplicações didácticas como jogos e outras ferramentas direccionadas para a educação.

Espero deixar aqui mais algumas informações em breve.

Alojamento Web

Mandriva escreve carta aberta a Steve Ballmer

Ainda ontem vi um press release da Mandriva, onde eles anunciavam que tinham conseguido um acordo com o governo nigeriano para fornecer computadores com o Mandriva 2008 instalado. Fiquei contente, confesso, porque era mais uma vitória para o software livre. Hoje estava a contar de escrever um texto sobre isso, mas o cenourinha enviou-me uma link para o blog da Mandriva e essa história caiu por terra.

Quando cliquei na referida link, vi uma carta aberta para Steve Ballmer, onde um dos membros deste projecto, François Bancilhon, descreve a forma como o acordo correu e foi aceite, para depois o governo nigeriano decidir que afinal iria utilizar Windows, mas pagaria o devido à Mandriva. Ele mostra-se compreensivelmente indignado com esta repentina mudança do governo nigeriano e, na minha opinião, dá a entender que sabe o que realmente se passou (e não saberemos todos).

Wow! I’m impressed, Steve! What have you done for these guys to change their mind like this? It’s pretty clear to me, and it will be clear to everyone. How do you call what you just did Steve, in the place where you live? In my place, they give it various names, I’m sure you know them.

No meio disto tudo, quem perde é o governo nigeriano. Escusado será dizer porque é o maior prejudicado nisto.

{Press release da Mandriva}
{Carta aberta a Steve Ballmer}

Alojamento Web

Intel lança as especificações do Classmate PC

O portátil da Intel para os estudantes vai incluir um Celeron M a 900MHz, 256MB de RAM e vai utilizar o Windows XP Embbed. Este portátil vai permitir correr qualquer tipo de aplicações, uma vantagem em relação ao seu principal concorrente, o portátil do MIT. O portátil conta também com 1 GB de memória flash, contra os 512MB do MIT, e mais 500MHz que o AMD Geode usado pelo MIT. Prevê-se que seja lançado por 250 dólares, mas que depois baixe para 200.