Portátil MagalhãesNão, o portátil Magalhães não é o meu novo portátil, esse é o slogan do banner do portátil magalhães.

O novo portátil da Intel, baseado nos já existentes Classmate PC, criado para distribuição pelos alunos do 1º ciclo no âmbito do Plano Tecnológico parece já ter chegado às mãos de alguns dos educadores e provavelmente começarão a ser distribuídos na próxima semana pelos alunos.

Pessoalmente acho este projecto bastante interessante e provavelmente irá ter um grande sucesso. Cada vez mais é necessário suscitar o interesse dos alunos para o ensino e o conhecimento, pelo que penso que recorrer a ferramentas didácticas em conjunto com as novas tecnologias, será uma boa forma de aumentar esse interesse por parte dos alunos.

Apesar de o portátil não ser um “topo de gama”, serve perfeitamente para os principais objectivos deste plano. Penso que seria bastante interessante integrar um sistema operativo em Português, o mais minimalista possível, open-source, com software de controlo parental e aplicações didácticas como jogos e outras ferramentas direccionadas para a educação.

Espero deixar aqui mais algumas informações em breve.

7 COMENTÁRIOS

  1. “Cada vez mais é necessário suscitar o interesse dos alunos para o ensino e o conhecimento, pelo que penso que recorrer a ferramentas didácticas em conjunto com as novas tecnologias, será uma boa forma de aumentar esse interesse por parte dos alunos”…

    Já alguma vez ouviste falar no Clifford Stoll? É um astrónomo americano que tem um ponto de vista pequliar sobre esta matéria, de computadores na escola. Há pelo menos dois discursos do homen na web, um no TED.com e outro no google videos, que acho que merecem ser vistos. O homen é uma personagem ao vivo, mas tem muito de verdade naquilo que diz.

    É que faz pensar se realmente este (colocar / forçar o uso de computadores aos mais novos) é realmente o caminho a seguir. E provavelmente só daqui a 10/15 anos veremos os resultados, mas….

  2. Eu acho a ideia dos e-escolas e do escolinhas das melhores em Portugal (quanto à educação).

    Não tem qualquer fundamento as criticas que se ouve de algumas pessoas e não sou de esquerda lol.

    Ultimo post no blog do atetempiada: Ana Mamalhoa

  3. Alguma da informação que circula sobre o Magalhães é absolutamente curiosa: as escolas não sabem de nada e nada receberam (pelo menos é o que se passa em Coimbra e arredores), as Direcções Regionais de Ensino “estão a recolher informação” (fonte: Blog do Magalhães) e anuncia-se a distribuição para a semana ???? para alguns, num grande show televisivo do Sócrates, irra, tanto nome, … a minha filhota tá fartinha de perguntar pelo … Camões, não pelo Marquês … Ah! pelo Magalhães !

  4. Tudo muito bonito o e-escolas e etc… se as escolas / professores nao se armassem em hipocritas, para que quero eu um portatil se nao o posso usar nas aulas? Seria muito melhor, a nivel de resumos, e de organização de matéria… Mas nós com ainda vivemos no tempo do Salazar ainda somos obrigados a escrever as coisas a mão e a andar com 500 cadernos atrás…
    .
    E não me venham dizer que o portátil serve para trabalhos porque para isso mais vale usar o computador de casa que por sinal pelo mesmo preço conseguimos 3x melhor…

    A isto se chama progresso tecnológico..

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.