openSuse 11.1 beta 2

openSuseNa segunda feira recebi uma carta para levantar uma carga nos CTT vinda da Alemanha.

Achei estranho, pois não me lembrava de ter encomendado nada, muito menos vindo da Alemanha e ainda por cima uma carga que era gratuita e estava descrita como volumosa.

Como os CTT estiveram dois dias de greve e como ontem era Quinta-Feira, dia de feira aqui em Barcelos, decidi adiar a minha ida para hoje.

No carimbo da carta, indicava para levantar nos CTT de Arcozelo, no entanto quando cheguei aos CTT indicados, disseram-me que se tinham enganado no carimbo e portanto teria que me deslocar aos CTT de Barcelos para fazer o levantamento da carga.

Lá me desloquei até aos CTT de Barcelos e ao levantar a encomenda apercebi-me logo que eram CDs/DVDs com Linux, mais propriamente Linux OpenSuse.

Já tinha pedido à algum tempo DVDs do OpenSuse, no entanto não me lembrava de os ter pedido e nunca pensei que viessem da Alemanha.

Foram ao total 40 DVDs com o sistema operativo OpenSuse 11.0, totalmente gratuitos que se vão juntar aos outros CDs com Ubuntu e OpenSolaris que por aqui tenho para distribuir em Lan Parties e outros eventos sociais tecnológicos que visito.

O OpenSuse 11.0 é a ultima versão estável desta distribuição, no entanto aproveito a boleia para anunciar que o OpenSuse 11.1 beta 2 foi lançado hoje e pode ser descarregado dos repositórios oficiais.

Aqui fica uma lista das principais mudanças no OpenSuse 11.1 beta 2:

  • Live CDs para GNOME e KDE com tamanho reduzido
  • VirtualBox 2.0.2
  • OpenOffice.org 3.0RC2
  • GNOME 2.24.0
  • KDE 4.1.2
  • Mono 2.0 RC 3
  • Compiz 0.7.8

Queria deixar aqui o meu agradecimento à Novell pelo excelente trabalho na personalização da distribuição e também pelo envio dos DVDs.

Alojamento Web

Compiz 0.7.2 lançado

A nova versão do Compiz Fusion, versão 0.7.2, já anda por aí à solta. As novidades são a actualização de algumas traduções, capacidade de gravar e restaurar sessões nos plugins e adição de novos plugins, como um que mostra um aquário dentro do efeito do cubo e outro que mostra a localização do rato através de um sistema de partículas que orbitam à volta do cursor.

Anúncio oficial
Download (inclui instruções para várias distribuições)

Alojamento Web

Shuttle lança computador amigo do ambiente com GNU/Linux

kpc shuttle foresight linux gnu/linux computador ecológico

A Shuttle lançou um computador de 199 dólares (€131, mais euro menos euro) com o Foresight Linux pré-instalado. O KPC é direccionado para os utilizadores que não querem gastar muito dinheiro na aquisição de um computador.

Por 199 dólares, não estejam à espera de uma grande máquina, tanto em tamanho como em especificações. O KPC vem com um processador Intel Celerom 400 que pode ser actualizado para um Intel Core2 Duo E4500, 512MB de Ram, uma gráfica onboard Intel Media Acceletaror 950, placa de som 5.1, ethernet, disco de 80GB, 4 portas USB 2.0 e slot PCI.

Assim como o Macbook Air, também o KPC peca pela ausência de uma drive de DVD – ou, pelo menos, de CD. Para mim, isto é uma grande falha, porque parecendo que não, os CDs e DVDs ainda são bastante usados.

A nível de software, o KPC vem com o OpenOffice, F-Spot, Compiz, Banshee, Pidgin, Firefox, etc. Basicamente, esperem encontrar a maioria do software incluído nas distribuições de GNU/Linux mainstream.

Uma dos pontos mais interessantes do KPC, ainda que a sua utilidade seja discutível – se é que é útil -, é a possibilidade do utilizador adicionar uma qualquer imagem ao painel frontal do computador. Outra característica, esta com grande importância, é o baixo consumo de energia: aproximadamente menos 1/3 do consumo dos computadores normais.

O KPC não é nada de extraordinário; mas eu não me importava nada de ter um, tanto por ter um sistema aberto, como pelo preço e pelo facto de gastar menos energia que os computadores convencionais. Parece-me bem desenhado para o segmento de mercado a que se destina, mas isso não quer dizer que eu tenha razão ou que ele vá ter boa aceitação. O seu sucesso depende apenas da sua sua aceitação por parte dos utilizadores.

Shuttle KPC, via Arstechnica.com

Alojamento Web

Compiz 0.7.0 lançado

Aí está ele. O Compiz, a aplicação que adiciona aqueles efeitos todos xpto aos sistemas livres, chegou à versão 0.7.0.

As grandes novidades são o suporte para dois ou mais monitores, um novo sistema de plugins e suporte para a nova versão do KWin (o gestor de janelas do KDE) incluída no KDE 4.

Há mais novidades, como a actualização das traduções e correcções de vários bugs. Mas como são muitas, prefiro deixar-vos a link para o anúncio oficial.

Anúncio oficial, via phoronix.com

Alojamento Web

Como activar e desactivar as transparências no Windows Vista

Uma das grandes novidades do Windows Vista, novidade essa em que não vejo qualquer utilidade prática (não só no Vista, mas também nas distribuições de GNU/Linux que utilizam o Compiz), é o suporte nativo para transparências.

Para activarem ou desactivarem esta funcionalidade, diz o site Howtogeek.com que têm que aceder às opções de personalização do desktop (onde se altera o tema e o wallpaper). Mas este site apresenta outra solução, que pode ser conseguida através de dois atalhos – um para activar as transparências; outro para desactivar.

Para o atalho que activa as transparências, criem um atalho normalmente e, quando aparecer o campo para inserir a aplicação a abrir, insiram o seguinte comando: rundll32.exe dwmApi #102. Para desactivarem as transparências, têm que inserir o seguinte comando (pode e convém ser noutro atalho): rundll32.exe dwmApi #104.

Alojamento Web

Ubuntu Tweak: uma espécie de painel de controlo para o Ubuntu

Os recém chegados ao GNU/Linux costumam optar pelo Ubuntu, uma vez que esta é a distribuição da moda. Quando a instalam, não sabem como a configurar.
Aceder ao menu do GNOME pode ser uma carga de trabalhos (sim, estou a ser irónico). Para evitar que os utilizadores se cansem a usar a cabeça – e a pesquisar num bom motor de busca para as opções mais avançadas -, existe uma aplicação que junta muitas dessas ferramentas e opções num só interface: o Ubuntu Tweak.
Esta ferramenta permite a configuração de várias opções do interface (metacity, nautilus, compiz fusion, etc), do sistema, do hardware e mais.

Actualmente na versão 0.2.4, o Ubuntu Tweak pode ser descarregado no site oficial da aplicação.

Fonte: Linux.com

Alojamento Web

Transparência nativa no GNOME

A próxima versão do motor de tema GTK+ Murrine vai suportar transparência através do suporte para RGBA.

Para fazer uso dos efeitos translucidos do Murrine, será necessário ter um composite instalado – como o Compiz ou a versão em desenvolvimento do Metacity. Mas, caso um composite não esteja instalado, o tema aparecerá normalmente – ou seja, sem as transparências.

De acordo com o criador do motor GTK+ Murrine, a utilização de widgets translucidas nos temas para o Murrine não afectará o desempenho do computador.

{Fonte: Ars Technica}

Alojamento Web

Compiz: novo plugin

Autumn é um plugin para o Compiz, baseado no Plugin Snow, que imita a queda de folhas das árvores, adicionando-lhe movimento para um efeito mais realista. O download e instruções de instalação estão disponíveis nos fóruns do Ubuntu.

Como instalar o plugin

Alojamento Web

Mint Linux 4.0

O projecto Linux Mint anunciou o lançamento da versão 4.0 desta distribuição de GNU/Linux direccionada para utilizadores de desktop.

Como sempre, o Mint usa a mais recente versão do Ubuntu, 7.10, como base, por isso é compatível com os repositórios e pacotes do Ubuntu e vem com o gestor de desktop GNOME 2.20.

As maiores novidades nesta versão são a inclusão de um gestor de actualizações chamado mintUpdate, que avisa o utilizador da fiabilidade de cada update, por forma a que a estabilidade do sistema não seja comprometida; e a inclusão do mintDesktop, um utilitário que permite configurar o desktop de uma forma simples e intuitiva.

Sendo uma distribuição direccionada para o desktop, já vem com suporte para vários formatos multimédia e leitura e escrita em partições NTFS. Programas como Compiz, Thunderbird, Firefox, OpenOffice, Pidgin e GIMP estão incluídos no Mint 4.0.

Para poderem desfrutar das novidades do Linux Mint 4.0, apenas têm que fazer o download e proceder à sua simples e rápida instalação. Se utilizarem a versão anterior e quiserem fazer o upgrade, leiam atentamente as instruções disponibilizadas pelos criadores desta distribuição.

Boas "tuxadas"!

Alojamento Web

GNOME com aspecto do Leopard

Mac4Lin é um projecto que dar ao gestor de desktop GNOME um aspecto semelhante ao do recém lançado Mac OS X 10.5, também conhecido como Leopard. Este projecto incluí um tema GTK+, um tema Metacity, um tema de ícones, um tema para o Compiz, um tema GDM, umas hacks para o Gconf Editor e mais uns quantos goodies.

Para aplicarem correctamente todos os temas e hacks ao GNOME, o site Howto Forge criou um tutorial onde são explicados todos os passos, com a ajuda de ilustrações para evitar enganos. Enquanto isto não tornará o GNOME mais bonito, certamente o tornará diferente. Boas "tuxadas"!

{Tutorial do Howto Forge}
{Download do Mac4Lin}