Voxli – Teamspeak pelo seu browser

Voxli

Voxli é um sistema que permite através do seu browser iniciar uma conversa de áudio muito ao género dos servidores TeamSpeak.

O Voxli funciona via flash, no entanto necessita de um plugin adicional que tratará de se certificar que todo o sistema funciona correctamente com o seu hardware.

Poderá criar novas salas/canais de conversa, convidar os seus colegas e ainda editar uma série de preferências.

É ainda possível definir uma tecla do seu teclado para que ao ser premida o seu microfone fique activo, tal como no TeamSpeak.

O único contra neste sistema, é o facto de não funcionar em Linux, pelo menos sem algumas alterações (provavelmente bastará mudar o user-agent e o serviço já funciona em Linux).

Alojamento Web

TinyChat – Crie uma sala de chat instantânea

O TinyChat permite-lhe criar uma sala de conversa instantânea, que lhe permite conversar ao estilo do IRC com várias pessoas ao mesmo tempo e discutir vários assuntos.

Em apenas alguns segundos, pode criar aqui uma discussão bastante interessante e convidar outras pessoas a participarem nessa discussão, para tal basta enviar-lhes o link da sala que poderão abrir no seu browser preferido e entrar imediatamente na conversa.

Algo que este serviço deveria ter, era um embeded code para possibilitar a colocação do chat em outros sites.

De qualquer forma, convido-os a entrar na sala que acabei de criar de forma a podermos discutir alguns temas. Quem sabe até não seja discutido o tema de postjacking… já que está na moda.

Sala de Chat #webtuga

Alojamento Web

Big Buck Bunny disponível para Download

Big Buck Bunny

Já aqui tínhamos falado acerca deste projecto e se pensam que era só conversa de charada, bem que se enganam.

O Big Buck Bunny foi lançado ontem dia 30 de Maio e, para além da possibilidade de comprar o DVD, está disponível para download em vários formatos e em vários mirrors.

Este é o segundo filme opensource criado pela Blender Foundation e em breve poderá haver um terceiro, no entanto não irá começar a ser criado antes do lançamento do Blender 2.5 numa versão estável para uso.

Fique com uma pequena apresentação do filme e se lhe agradar, faça download do filme completo.

Big Buck Bunny

Alojamento Web

Google lança nova versão do cliente de chat Google Talk

google talkA equipa responsável pelo desenvolvimento do Google Talk lançou, finalmente, uma versão actualizada deste cliente de chat do Google.

A nova versão do Google Talk, chamada Google Talk Labs Edition, permite conversações em grupo; tem novos emoticons; e notifica o utilizador da chegada de novos emails, de novo eventos do Google Calendar e novas mensagens do Orkut.

Funcionalidades como a transferência de ficheiros ou as conversações com voz ficaram de fora desta nova versão – experimental – do Google Talk., disponível apenas para Windows.

Download, via Downloadsquad.com

Alojamento Web

MIT desenvolve robô capaz de expressar emoções

nexiO MIT (Massachusetts Institute of Technology), juntamente com a Xitome Design, desenvolveram o Nexi: um robô que consegue movimentar a cabeça em quatro direcções, reproduzir expressões faciais e deslocar-se à mesma velocidade dos humanos.

Para se movimentar à mesma velocidade que um humano, é usada uma base semelhante ao Segway em vez de pernas, o que lhe permite uma movimentação rápida e também um equilíbrio automático.

A face do Nexi, desenvolvida em parceria com a Xitome Design, consegue expressar 15 diferentes expressões faciais e movimentar as sobrancelhas, boca, olhos, etc, para realçar essas mesmas expressões. Quatro microfones permitem localizar a origem do som, um outro é usado para a captura de voz e um altifalante é utilizado para sintetizar a fala. Cada olho tem uma câmara que captura imagens a côr e um sensor de infravermelhos para detectar e evitar obstáculos, mesmo num local sem luminosidade.

As expressões faciais, movimento, visão, sintetização de voz, comunicação sem fios e outras funções são controladas através de um computador embebido que utiliza GNU/Linux, sendo possível controlar o Nexi remotamente.

Este robô, à primeira vista, pode parecer assustador. Mas, para mim, é fascinante, porque tem a capacidade de reproduzir expressões faciais e manter uma conversa, mesmo que ainda seja um pouco artificial.

Vídeo do Nexi, via Exame Informática e Daily Tech

Alojamento Web

Uma solução para quando o telemóvel cai num líquido

Estavam todos contentes num café a beber uma imperial e bater dois dedos de conversa, quando repararam que o vosso telemóvel estava dentro do copo? Não desesperem, porque esse vosso "terceiro braço" tem salvação – basta seguir a dica do blog Digital Inspiration: desligar o dito cujo e deixá-lo pelo menos 24h dentro de uma taça de arroz.
Não fiquem é a pensar que isto é infalível, porque não é. Mas é algo a experimentar antes de enviarem o vosso telemóvel para reparação.

Alojamento Web

Dell a preparar-se para lançar um smartphone?

Um relatório recentemente publicado pelo Digitimes revela que a Dell estará em conversações com o Foxconn Group para lançar um smartphone no mercado.

Este telemóvel, ao contrário do que os rumores do início de Fevereiro afirmavam, poderá utilizar o Windows Mobile e não o Android.

Este novo rumor sobre um smartphone da Dell poderá ter um fundo de verdade porque, como o Inforworld recorda, a empresa contratou um antigo executivo da Motorola o ano passado e existem rumores .

Alojamento Web

“Pimpem” o Pidgin com plugins extra

O Pidgin é um cliente de mensagens instantâneas multi-plataforma e multi-protocolo. Quando instalado, oferece um bom leque de funcionalidade.

Estas funcionalidades do Pidgin pode ser expandidas através de plugins extra, como mostra o blog Lifehacker.com. Estes plugins podem, por exemplo, notificar o utilizador de novas mensagens, encriptar as conversas ou gerir downloads através de bittorrent.

Alojamento Web

Digsby – uma aplicação que uniformiza a comunicação

As mensagens instantâneas, quer se goste ou não, ainda são uma forma de comunicação e de perda de tempo muito usada. E como ninguém utiliza a mesma rede, existem alguns destes programas com suporte para várias redes em simultâneo, como o Pidgin ou o MirandaIM.

O email é outra forma de comunicação, pelo menos tão utilizada como as mensagens instantâneas: basta ver a quantidade de emails enviados sobre crianças que, em quatro anos, não cresceram um milímetro, tiveram mais de uma centena de nomes e mais de um milhar de doenças; e que as pessoas, por não saberem se é verdade ou não, por via das dúvidas enviam (ainda é mais estúpido do que parece).

Também as redes sociais servem como forma de comunicação, mas o seu grande uso é lazer – nem que seja adicionar completos desconhecidos como se não houvesse amanhã.

Para se ligarem às redes de chats, acederem ao vosso email e gerirem as vossas contas nas redes sociais, têm que utilizar três aplicações diferentes: cliente de mensagens instantâneas, cliente de email e browser. Poderão também utilizar apenas o browser, mas como ele é usado para ver uma miríade de sites, pode tornar-se difícil fazer as leituras diárias, acompanhar os emails e ainda ter umas conversas.

Para simplificar as comunicações, foi criado o Digsby. Esta aplicação multi-plataforma combina as mensagens instantâneas multi-protocolo com o email e as redes sociais, permitindo utilizar estas três formas de comunicação numa aplicação dedicada exclusivamente a elas. O programa suporta ainda temas, separadores para as conversas, popups de alerta, ordenação dos contactos, definição dos tipos de alerta desejados, sincronização entre computadores e ainda gere transferências de ficheiros.

De momento, o Digsby está apenas disponível para Windows. Os utilizadores de GNU/Linux e Mac OS X terão que esperar um pouco até uma versão para estes sistemas estar disponível (ou então tentam emular a aplicação).

Digsby, via Arstechnica.com

Alojamento Web

Photophlow: uma camada social para o Flickr

Flickr é, muito possivelmente, o mais popular serviço de partilha de imagens da internet e um dos mais antigos da web2.0. Com algum cariz social, o Flickr não é uma rede social.

Mas isso mudou com o Photophlow, um serviço que adiciona uma camada de rede social ao Flickr. Com este serviço, o utilizador pode conversar online com os seus contactos do Flickr e mostrar uma imagem a todos os elementos da conversa.

O Photophlow ainda está em beta, mas já é possível utilizar o serviço sem grandes complicações. Mas apenas se tiverem um convite.

Photophlow.com