Digsby – uma aplicação que uniformiza a comunicação

As mensagens instantâneas, quer se goste ou não, ainda são uma forma de comunicação e de perda de tempo muito usada. E como ninguém utiliza a mesma rede, existem alguns destes programas com suporte para várias redes em simultâneo, como o Pidgin ou o MirandaIM.

O email é outra forma de comunicação, pelo menos tão utilizada como as mensagens instantâneas: basta ver a quantidade de emails enviados sobre crianças que, em quatro anos, não cresceram um milímetro, tiveram mais de uma centena de nomes e mais de um milhar de doenças; e que as pessoas, por não saberem se é verdade ou não, por via das dúvidas enviam (ainda é mais estúpido do que parece).

Também as redes sociais servem como forma de comunicação, mas o seu grande uso é lazer – nem que seja adicionar completos desconhecidos como se não houvesse amanhã.

Para se ligarem às redes de chats, acederem ao vosso email e gerirem as vossas contas nas redes sociais, têm que utilizar três aplicações diferentes: cliente de mensagens instantâneas, cliente de email e browser. Poderão também utilizar apenas o browser, mas como ele é usado para ver uma miríade de sites, pode tornar-se difícil fazer as leituras diárias, acompanhar os emails e ainda ter umas conversas.

Para simplificar as comunicações, foi criado o Digsby. Esta aplicação multi-plataforma combina as mensagens instantâneas multi-protocolo com o email e as redes sociais, permitindo utilizar estas três formas de comunicação numa aplicação dedicada exclusivamente a elas. O programa suporta ainda temas, separadores para as conversas, popups de alerta, ordenação dos contactos, definição dos tipos de alerta desejados, sincronização entre computadores e ainda gere transferências de ficheiros.

De momento, o Digsby está apenas disponível para Windows. Os utilizadores de GNU/Linux e Mac OS X terão que esperar um pouco até uma versão para estes sistemas estar disponível (ou então tentam emular a aplicação).

Digsby, via Arstechnica.com

Author: Bruno Miguel

Blogger, apreciador de cerveja e defensor do software livre, corre um sistema GNU/Linux de acordo com Stallman e sem quaisquer bugs - apenas com funcionalidades não desejadas.

One thought on “Digsby – uma aplicação que uniformiza a comunicação”

  1. Boa noite.
    Este programa não tem opção para clientes VOIP, tipo Skype etc.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.