DebianDayPT 2009

Este ano realiza-se novamente a segunda edição do DebianDayPT.

O DebianDayPT 2008 comemorou o decimo quinto aniversário da existência da distribuição e este ano a equipa organizadora pretende levar o evento em frente com mais novidades.

A realizar-se a 1 de Agosto, as apresentações do DebianDayPT 2009 terão lugar na Universidade de Aveiro.

Na wiki criada para o evento, estão disponíveis informações como a localização, hotéis e coordenadas para que ninguém se perca.

É também através da Wiki que se poderá inscrever e sugerir uma apresentação.

Apesar da inscrição, o evento é totalmente gratuito e aberto a todas as pessoas que desejam participar.

A organização é composta pela Comunidade Portuguesa de Utilizadores de Debian Gnu/Linux @ DebianPT.org e o evento é patrocinado pela Universidade de Aveiro e pelo Grupo Linux da Universidade de Aveiro.

Se é apologista de Debian, tem aqui uma grande oportunidade de passar um dia com outras pessoas que partilham das mesmas ideias.

Alojamento Web

DreamLinux 3.5

DreamLinuxA equipa de desenvolvimento por detrás do projecto DreamLinux anunciou ontem o lançamento do DreamLinux 3.5.

Baseado em Debian 5.0 Lenny, o DreamLinux 3.5 contra-se em unificar um sistema operativo pronto para qualquer uso, dando especial atenção à facilidade de instalação em portáteis e netbooks através de pens USB.

Tem ao seu dispor dois ambientes gráficos pré-instalados, Gnome e Xfce e ainda vários programas que lhe permitem utilizar o sistema de uma forma estável e completa.

O DreamLinux é acompanhado também por uma ferramenta que permite remasterizar o sistema operativo apenas com o que necessita, óptimo para criar um sistema para utilizar numa rede escolar ou empresarial, onde o software utilizado nos computadores é praticamente o mesmo.

Alojamento Web

Debian 5.0 – Lenny

DebianFoi exactamente no dia dos namorados que foi lançada a nova versão da distro Debian.

Debian 5.0, com nome código Lenny, foi lançada dia 14 de Fevereiro de 2009, 22 meses depois do começo do seu desenvolvimento.

Esta distribuição tem suporte para 12 arquitecturas de processamento e inclui vários ambientes gráficos, incluindo KDE, Gnome, xfce e LXDE.

Para além disso, o Debian 5.0 Lenny apresenta também uma nova versão do desktop GNUstep 7.3, Xorg 7.3 o Kernel Linux 2.6.26  e as mais recentes versões de software como PHP, Apache, Samba, Python, Perl Emacs, Nagios, Xen Hypervisor, OpenJDK, Gimp, Iceweasel, Icedove, PostgreSQL, MySql, gcc, Asterisk, Emacs, Inkscape e Openffice, bem como mais de 23.000 pacotes de software.

A distribuição Debian é compatível com a maioria dos netbooks e é totalmente livre. Existe inclusive uma comunidade Portuguesa de utilizadores Debian que pode ser encontrada em DebianPT.org.

A comunidade Debian decidiu dedicar esta versão a Thiemo Seufer, um programador Debian que faleceu no passado dia 26 de Dezembro num acidente de viação.

Alojamento Web

[actualizado] Nokia 6630 em GNU/Linux

Uma das minhas grandes dores de cabeça desde que utilizo GNU/Linux era não conseguir comunicar, por USB, com o meu Nokia 6630 a partir do sistema operativo. Durante algum tempo, fiz umas pesquisas e a pouca informação que encontrava requeria muitas hacks e não garantiam um funcionamento correcto. Para mal dos meus pecados, nunca nenhuma funcionou.

Entretanto, desisti disto e passei a usar o computador do meu pai, onde o Windows está instalado juntamente com a Caixa Mágica 12. Só por causa deste meu problema é que o computador do meu pai se manteve com Windows.

Hoje, já sem pensar neste assunto, vi uma entrada no meu leitor de feeds, o Liferea, com o título «Nokia 6630 Using USB Cable On Debian». Um sorriso de orelha a orelha esboçou-se imediatamente na minha cara. Abri o artigo, segui as instruções e agora consigo aceder ao meu Nokia 6630 sem problemas, seja à memória interna ou ao cartão de memória, e tenho uma entrada no fstab que faz mount ao telemóvel sempre que ligo o computador.

Apesar do artigo se focar apenas no Debian, o procedimento funciona na perfeição em distribuições derivadas desta e também deverá funcionar sem problemas noutras distribuições do sistema GNU/Linux.

Agora, só me falta encontrar uma implementação livre dos formatos amr e awb, para poder converter alguns sons em mp3 e ogg para os formatos anteriores, os únicos que o meu telemóvel suporta.

Atenção: se utilizarem Ubuntu e derivados, terão que correr os comandos do tutorial com sudo.

Actualização: no tutorial, o autor tem um pequeno erro. Na altura de adicionar o vosso user ao grupo fuse, não usem a opção -G, mas a opção -a. Exemplo: usermod -a fuse bruno. Opcionalmente, poderão utilizar a ferramenta gráfica para gerir utilizadores.

Alojamento Web

CNR para Ubuntu 8.04 já disponível

CNR para Ubuntu

Mesmo antes do lançamento final da distribuição Ubuntu 8.04 Hardy Heron, a equipa Linspire anunciou o lançamento do CNR para esta mesma distribuição.

O CNR é uma aplicação que permite com apenas alguns cliques a instalação de software e aplicações, bem como a sua gestão, em Linux.

Poderá fazer o download da aplicação para Ubuntu 8.04 no site oficial.

Caso use OpenSuse, Fedora ou Debian ainda terá que esperar ou então optar por uma distribuição que já o traga instalado como é o caso de Freespire e Linspire.

Alojamento Web

DebianDayPT – 15º Aniversário da Distribuição Debian


No dia 16 de Agosto de 2008 a distribuição GNU/Linux Debian festeja o seu 15º aniversário.

Para festejar, a Comunidade Portuguesa de Utilizadores de Debian GNU/Linux vai organizar um encontro em Aveiro para todos aqueles que usem esta distribuição, sejam utilizadores Linux ou estejam apenas interessados em saber mais do mundo Linux.

Para além de festejar os 15 anos da distribuição, este evento tem também o objectivo de divulgar o GNU/Linux e de divulgar a troca de conhecimentos e experiências no mundo Linux.

No decorrer do evento vão haver várias palestras e workshops.

Para mais informações visitem a página oficial da comunidade DebianPT.

Página Oficial: DebianPT

Alojamento Web

Gere as tuas pausas quando estás no computador com o Workaholic

workaholicO problema de trabalhar em ou com computadores é passarmos muitas horas em frente a eles, sem que nos apercebamos disso. Depois, acabamos com a vista cansada e com algumas lesões musculares. Por isso convém fazer umas pausas de vez em quando.

Mas isto levanta outro problema: saber quando é altura de fazer uma pausa. A maioria das pessoas estão tão concentradas (ou até mesmo vidradas), nem que seja nos chats e jogos, que se esquecem completamente disso.

Para lembrar os utilizadores das pausas, existe uma pequena aplicação para GNU/Linux chamada Workaholic. O utilizador configura o intervalo de tempo entre cada notificação e a duração de cada pausa, e o Workaholic trata do resto. Se for necessário, uma pausa pode ser adiada durante 5 ou 10 minutos.

Um pacote para Debian e seus derivados está disponível para download. Os utilizadores das outras distribuições de GNU/Linux terão que descarregar e compilar a aplicação ou procurá-la nos repositórios.

Download

Alojamento Web

Songbird 0.5 disponível

songbirdSongbird, o leitor de música baseado na mesma plataforma que o Firefox, lançou a versão 0.5.

Nesta versão está disponível o suporte para dispositivos MTP em Windows, existem novos modos de visualização da lista de músicas, o sistema de filtragem e classificação foram melhorados, e muitos bugs foram corrigidos.

Infelizmente, a optimização da performance parece ter sido esquecida. Executei-o no Debian GNU/Linux e até o simples pesquisar de um artista na minha colecção de músicas consegue ser a passo de tartaruga. Bem, mas esta não é uma versão estável da aplicação.

Download

Alojamento Web

Amazon MP3 Downloader disponível para GNU/Linux

amazon mp3

A Amazon MP3, a loja de músca sem DRM da Amazon, já tem uma versão do Amazon MP3 Downloader para GNU/Linux.

Esta aplicação está disponível para as distribuições Ubuntu, Fedora, Debian e OpenSUSE. A página de download oferece as instruções de instalação do Amazon MP3 Downloader.

via Mashable.com

Alojamento Web

Aumenta a performance do GNU/Linux com o preload

Um sistema GNU/Linux – e também os *BSD – pode ser optimizado para a máxima performance num computador. Para isso, o utilizador tem que recompilar todo o sistema para a arquitectura que usa e recompilar o kernel só com o que necessita. Ainda se podem fazer mais umas quantas coisas, mas isso não vem ao caso.

Uma distribuição conhecida que faz a primeira parte – compilar o sistema optimizado para a arquitectura onde está instalado – é o Gentoo. Mas compilar todo o sistema é, digamos, um processo moroso como o caraças.

Podem obter à mesma um melhor desempenho com a vossa distribuição sem compilar seja lá o que for. Precisam apenas de instalar o preload, uma aplicação que cria cache das aplicações mais utilizadas, poupando algum trabalho ao processador, o que se traduz num aumento de performance.

No Debian e respectivos clones (Ubuntu, Sidux, etc, etc, etc), basta um simples apt-get install preload para instalar este programa.

Depois de instalada, esta aplicação tem que ser configurada. Infelizmente, têm que editar um ficheiro de texto (/etc/preload.conf); mas o processo não parece ser nada de muito complicado. Se necessitarem de um guia, descarreguem o PDF escrito por Behdad Esfahbod, o criador desta aplicação.

Depois de instalada, configurada e executada, esta aplicação pode melhorar a performance de algumas aplicações até 50%. Juntem a isto um gestor de janelas leve, como o OpenBox, e têm um computador que parece o Forest Gump a correr.

via Techthrob.com