Cuil – Um motor de busca muito cool

CuilLogo

Cuil, pronunciado como Cool, é um novo motor de busca com um aspecto bastante diferente do habitual, mostrando os resultados em 2 ou 3 colunas e sempre que possível, anexando uma imagem ao resultado.

Baseando-se na sua pesquisa, o Cuil procura separar os resultados por categorias de forma melhorar a eficácia da sua pesquisa.

Até agora o Cuil indexou cerca de 120 biliões de páginas, no entanto já foi banido por mais de 10000 delas.

Para além disso, é possível personalizar o motor de busca, activando ou não funcionalidades como o Safe Search e as sugestões.

Apesar de ter um aspecto agradável, não me parece que tenha potencial para fazer frente ao Google e a outros motores de busca. Mas a ideia está bastante boa, dar os resultados ao utilizador pelo conteúdo e não pela popularidade do site.

Talvez daqui a uns tempos venhamos a falar mais acerca do Cuil, até lá Cuilem muito.

Alojamento Web

Spore Creature Creator para Mac

A EA disponibilizou finalmente o Spore Creature Creator para Mac OS X. O Spore, um dos jogos mais esperados do ano, é um jogo em que o objectivo é evoluir uma criatura e dominar o Universo com ela. O jogo estará disponível para Windows e Mac e possivelmente iPhone (de relembrar que foi um dos apresentados em Março no evento do SDK).

O Creature Creator permite criar criaturas que depois poderão ser usadas no jogo, quando ele for lançado para o público. Está disponível para download um demo, e para quem o quiser comprar o preço é de 9,95$.

Para correr o Spore Creature Creator é necessário um Mac com processador Intel e OS X Leopard instalado, além de uma placa gráfica Intel GMA X3100 ou superior.

No entanto, se tiver uma GMA 950 (única não compatível da era Intel) também é possível correr o jogo. Para tal deverá fazer o seguinte:

1- Download do trial;

2- Clicar em “Mostrar Conteúdo” (menu de contexto);

3- Abrir a pasta Resources;

4- Abrir o ficheiro tginstall.plist com o Property List Editor (convêm ter o Xcode instalado);

5- Procurar InsufficientRenderers;

7- Mudar de Intel GMA 950 OpenGL Engine para Intel GMA 850 OpenGL Engine;

8- Gravar e correr o instalador.

Este método permite o jogo correr mas deverá ter em atenção que ele não irá correr a 100%.

Download Trial | Spore Creature Creator

Alojamento Web

PDF Search Engine – motor de busca para PDFs

PDF Search

Hoje em dia na Internet podemos encontrar qualquer tipo de ficheiro ou documento em variadíssimos formatos.

PDF Search Engine é um motor de busca que lhe permite, através de tags/palavras-chave, encontrar documentos com informação relevante.

Por exemplo, se procurar por "webtuga" encontrará 9 documentos no formato PDF. Alguns deles eram até desconhecidos para mim, mas graças ao PDF Search Engine, pude constatar que o WebTuga é referência em alguns trabalhos catedráticos.

Os resultados são fornecidos pelo Google, mas em vez de retornar todos os resultados, apenas retorna aqueles que estão em formato .pdf.

Agora já sabe, se está à procura de informações acerca de um determinado assunto, o PDF Search Engine pode-lo-á ajudar.

Alojamento Web

Valve poderá lançar versão para GNU/Linux do jogo Half-Life 2 Orange Box

Um alegado representante/colaborador da Valve entrou no canal de IRC #ubuntu-offtopic de um qualquer servidor e informou os presentes que a empresa está à procura de programadores para portarem o jogo Half-Life 2 Orange Box para GNU/Linux.

Um anúncio feito desta forma deixa bastantes dúvidas, mas o endereço deixado pelo alegado representante/colaborador realmente liga a uma página do site da Valve, onde está uma oferta de emprego em que se pode ler o seguinte: "Port Windows-based games to the Linux platform."

É uma notícia bem-vinda, mas que poderá não ser tão boa quanto isso se a Valve mantiver o código do jogo fechado.

via Tuxvermelho

Alojamento Web

Google entra no cloud computing com o lançamento do App Engine

google app engineO Google anunciou o lançamento de mais um serviço: o Google App Engine, por enquanto apenas disponível por convite.

O Google App Engine funciona um pouco como o Amazon EC2, mas as aplicações criadas assentam na infraestrutura do Google e podem interagir com os restantes serviços do Google.

Por enquanto, apenas podem ser criadas aplicações em Python. Mas à medida que o serviço for sendo desenvolvido, outras linguagens de programação serão suportadas.

Quando for aberto ao público, o Google promete disponibilizar um plano gratuito, que terá direito a 500 MB de espaço e "largura de banda suficiente para 5 milhões de visitas por mês". Mas até lá, só por convite.

Se quiserem experimentar este novo serviço do Google, tratem de arranjar um convite e descarreguem o SDK do Google App Engine, disponível para GNU/Linux, Mac OS X e Windows.

Google App Engine, via Blogoscoped.com

Alojamento Web

Summize – uma forma prática de ver análises a um produto

summize.com

Uma das formas que tenho de me decidir sobre a instalação de determinada aplicação ou compra de certo livro é ler análises feitas ao mesmo. O problema é encontrar análises isentas – ou mesmo análises, pura e simplesmente.

Felizmente existe o Summize.com, um agregador de análises feitas por bloggers, sites especializados em reviews, utilizadores e até jornais.
A classificação do Summize é feita por cores. Cada produto tem uma barra horizontal com cores, desde o vermelho ao verde. A "qualidade" varia conforme a quantidade de cada cor: muito verde e pouco amarelo e vermelho significa que tem bom feedback, já muito vermelho significa que o feedback é mau.

{Summize.com, via Lifehacker}

Alojamento Web

Transparência nativa no GNOME

A próxima versão do motor de tema GTK+ Murrine vai suportar transparência através do suporte para RGBA.

Para fazer uso dos efeitos translucidos do Murrine, será necessário ter um composite instalado – como o Compiz ou a versão em desenvolvimento do Metacity. Mas, caso um composite não esteja instalado, o tema aparecerá normalmente – ou seja, sem as transparências.

De acordo com o criador do motor GTK+ Murrine, a utilização de widgets translucidas nos temas para o Murrine não afectará o desempenho do computador.

{Fonte: Ars Technica}

Alojamento Web

Rollyo – crie motores de busca personalizados

RollyoGostavam de ter o vosso próprio motor de busca, sem grande trabalho? Usem o Rollyo.

O Rollyo é um serviço que permite a criação de um motor de busca personalizado, que pesquisará em sites pré-determinados pelo utilizador. Este tipo de pesquisa tem a vantagem de ser mais direccionada e mais rápida.

O Rollyo é porreiro para pesquisar em sites que visitam e usam como fonte de informação. Mas para pesquisas mais completas, um serviço motor de busca como o Google e o Yahoo são aconselhados.

{Fonte: Web Worker Daily}

Alojamento Web

Google Desktop chegou ao Mac OS X

O Google Desktop já corre no Mac OS X, como uma widget da dashboard. Isto significa que os utilizadores do OS X podem usar as widgets do iGoogle e pesquisar o email, documentos, etc, sem sair do desktop.

Para instalar o Google Gadgets, é necessário o Mac OS X 10.4 ou superior.

Fonte: Searchengineland.com

Alojamento Web

All in Anchor – Marketing na Internet

All in Anchor é um blog de Noticias de Marketing na Internet onde poderá encontrar qualquer conteúdo relacionado com informações de como ganhar dinheiro online ou fazer com que o seu projecto online cresça.

São várias as dicas e informações que pode obter neste site de forma a levar o seu negócio na Internet a ser conhecido por todos os internautas.

E não são só SEO Tips, mas também artigos de técnicas usadas por empresas para aumentar a sua dispersão pela Internet, como é o exemplo do Google que tem usado o GPhone para criar um dos maiores rumores presentes na Internet.

Visite o site, vale a pena.