Contra o EULA do Songbird

O Songbird é um leitor porreiro, mas obriga os utilizadores a aceitarem um EULA para poderem usar os binários. Isto é o mesmo que a Mozilla fazia com o Firefox, até ter sido pressionada a removê-lo.

Qual é a necessidade de um EULA numa aplicação que se diz livre? Eu, pelo menos, não vejo nenhuma. Por isso, usei o getsatisfaction.com para pedir a remoção do EULA no Songbird. Vocês também podem fazê-lo, basta clicarem nesta link e pedirem a sua (do EULA) remoção. Se o número de pessoas a pedir a remoção for em número suficiente, podemos conseguir forçar a equipa do Songbird a retirá-lo.

Não EULAmos, não EULAmos, não EULAmos, não EULAmos. Utilizadores unidos já mais serão EULAdos.

Alojamento Web

UMPC OQO Corre Leopard Também

O vídeo que vêm acima é o de um UMPC OQO, um PC completo desenhado para caber no bolso.

Apesar do seu ecrã de 5″ com uma resolução de 800X480, o Leopard é usável neste UMPC, com excepção do longuíssimo tempo de espera no arranque.

Segundo o EULA do Mac OS X Leopard, a instalação desde OS não é permitida em hardware que não seja Apple, pelo que não é aconselhável que o faça, além de que poderá sofrer de problemas de incompatibilidade.

Alojamento Web

Primeiro Hackintosh à Venda, Advogados da Apple Compram BMW

Uma companhia de nome Psystar decidiu começar a comercializar um PC, alegadamente 100% compatível com o kernel de origem do Leopard, apenas com uma pequena patch: um emulador de EFI.

Por 554$, a empresa vende uma torre com um Core 2 Duo a 2,2 GHz, 2GB de RAM e 250GB de HDD. Para a empresa, o maior trunfo deste produto é a sua superioridade em especificações comparando com o Mac Mini, o mais barato Mac, por um preço mais baixo. A cópia do Leopard incluída é legal, uma vez que foi paga, mas ilegal pois não cumpre o EULA.

O PC é capaz de usar o Leopard, graças ao projecto OSx86, que permite correr qualquer Mac OS X desde o Tiger 10.4.4 num PC vulgar.

Com a afluência de visitas à sua página, o site da empresa está offline, motivo pelo qual não deixei link.

Por outro lado, os advogados da Apple já encomendaram os seus BMW e Steve Jobs mais um Mercedes.

Alojamento Web

Xserve no Exército Americano

“Considerando o marketing da Apple voltado para os jovens e para os que querem estar na moda, nunca iria pensar que o exército americano se tornasse cliente. O tenente-coronel C. J. Wallington espera que os hackers também não o imaginem.” Assim começa o artigo da Forbes sobre o uso de Mac’s no exército americano.

Segundo este responsável, os data centers do exército americano estão gradualmente a ser “invadidos” por Xserve’s, para tornar o sistema de defesa americano mais seguro. Estes servidores são dos mais atacados do Mundo inteiro “mas os ataques contra eles são concebidos para sistemas Windows, por isso eles nem sentem cócegas”.

A questão aqui é: Será que o EULA do Mac OS X (que não permite o uso dele em centrais nucleares) permite o uso no exército?

Site | Apples For The Army (Em Inglês) – Via AppleMania

Alojamento Web

Windows SpyVista

Utilizadores do Windows Vista, o WGA é a menor das vossas preocupações quando se trata de privacidade.

O Vista, esse sistema ultra mirabolante, tem 20 serviços a enviar informações para a Microsoft, nonstop. E isto está tudo escarrapachado no EULA do Windows Vista e no Vista Privacy Statement. Os serviços e internet-based services que andam a sacar-vos informação, quer queiram quer não, pois, ao concordarem com o EULA, estão a concordar com isto, são:

Activation, Customer Experience Improvement Program (CEIP), Device Manager, Driver Protection, Dynamic Update, Event Viewer, File Association Web Service, Games Folder, Error Reporting for Handwriting Recognition, Input Method Editor (IME), Installation Improvement Program, Internet Printing, Internet Protocol version 6 Network Address Translation Traversal, Network Awareness (somewhat), Parental Controls, Peer Name Resolution Service, Plug and Play, Plug and Play Extensions, Program Compatibility Assistant, Program Properties—Compatibility Tab, Program Compatibility Wizard, Properties, Registration, Rights Management Services (RMS) Client, Update Root Certificates, Windows Control Panel, Windows Help, Windows Mail (only with Windows Live Mail, Hotmail, or MSN Mail) and Windows Problem Reporting.

Mas não é tudo. Parece que há mais uns quantos a sacar informação, mas alguns desses não enviam a informação para os servidores da Microsoft.

Ainda querem usar o Millenium 2.0, esta espécie de sistema operativo que não é mais que um spyware que custa os olhos da cara e que vos obriga a abdicar da vossa privacidade para o usarem?

{Fonte: Softpedia}