O Songbird é um leitor porreiro, mas obriga os utilizadores a aceitarem um EULA para poderem usar os binários. Isto é o mesmo que a Mozilla fazia com o Firefox, até ter sido pressionada a removê-lo.
Qual é a necessidade de um EULA numa aplicação que se diz livre? Eu, pelo menos, não vejo nenhuma. Por isso, usei o getsatisfaction.com para pedir a remoção do EULA no Songbird. Vocês também podem fazê-lo, basta clicarem nesta link e pedirem a sua (do EULA) remoção. Se o número de pessoas a pedir a remoção for em número suficiente, podemos conseguir forçar a equipa do Songbird a retirá-lo.
Não EULAmos, não EULAmos, não EULAmos, não EULAmos. Utilizadores unidos já mais serão EULAdos.
Olá,
Acho que era interessante explicares para quem não sabe porque é que achas que o EULA deve ser removido, ou seja, qualquer é a principal clausula do EULA que achas que não faz sentido em relação ao songbird.
Cumprimentos
Ultimo post no blog do Bruno Cardoso: Bruce Dickinson – Heavy Metal
Realmente,
Fiquei à espera de uma resposta, mas é algo que não me dá vontade de participar neste blog… acho que colocam as notícias e não se preocupam muito com os comentários, a não ser que sejam elogios.
Peço desculpa se parece ofensivo, mas é a sensação que tenho, se o digo é porque espero que melhorem nesse aspecto.
Uma resposta à pergunta do Bruno Cardoso seria bem vinda.
@Bruno Cardoso
Basta verificar o link no Get Satisfaction onde o Bruno Miguel explica a razão para tal.
O problema do EULA é ter plugins que utilizam codecs Apple e Microsoft, portanto tem que se usar o EULA para proteger o software.
A ideia do bruno seria utilizar apenas software livre no Songbird e fazer plugins com os restantes codecs a parte, assim já não era necessário colocar o EULA a menos se quiserem reproduzir ficheiros com DRM.
A minha questão continua por responder.
Eu não perguntei porque é que o EULA existe nem o que é preciso fazer para o remover.
Esqueci-me completamente de responder a esta questão.
O EULA do Songbird existe porque este leitor não tem um mecanismo para mostrar licenças na instalação de extensões. Lá, és obrigado a aceitar uns termos que te proíbem de alterar alguns bits, etc. Do meu ponto de vista, isso é nefasto, logo não devia lá estar.
Para teres uma ideia do que me refiro, lê o EULA e vais perceber porque ele deve ser removido.
Ultimo post no blog do Bruno Miguel: Twitter, essa bela plataforma de exibicionismo