Uma companhia de nome Psystar decidiu começar a comercializar um PC, alegadamente 100% compatível com o kernel de origem do Leopard, apenas com uma pequena patch: um emulador de EFI.

Por 554$, a empresa vende uma torre com um Core 2 Duo a 2,2 GHz, 2GB de RAM e 250GB de HDD. Para a empresa, o maior trunfo deste produto é a sua superioridade em especificações comparando com o Mac Mini, o mais barato Mac, por um preço mais baixo. A cópia do Leopard incluída é legal, uma vez que foi paga, mas ilegal pois não cumpre o EULA.

O PC é capaz de usar o Leopard, graças ao projecto OSx86, que permite correr qualquer Mac OS X desde o Tiger 10.4.4 num PC vulgar.

Com a afluência de visitas à sua página, o site da empresa está offline, motivo pelo qual não deixei link.

Por outro lado, os advogados da Apple já encomendaram os seus BMW e Steve Jobs mais um Mercedes.

2 COMENTÁRIOS

  1. O MAC mini está ridiculamente desactualizado em comparação com os outros produtos! É ridículo, principalmente porque é a gama de entrada no mundo mac, e portanto que tem mais potencial para trazer novos clientes para esta plataforma! Não precisava de ser mais potente desde que fosse mais barato, o preço exigido não faz qualquer sentido, e há quantos meses é que já não leva um update???

  2. Por outro lado apenas está a ver o lado do hardware. Lembre-se que o Mac Mini é um computador que inclui software, e o software também tem os seus custos. O PC que vê acima referido é Hardware + Leopard, a isto ainda se tem que incluir o iLife e a estabilidade e garantia de segurança que apenas o hardware da Apple pode garantir ao Leopard. Um update de kernel a este PC e o Leopard nele vai-se à vida. Depois tem que se voltar a instalar, isto e aquilo e acolá, e muitas das pessoas que comprarão/comprariam esta máquina não têm conhecimentos para tal, pelo que ficam com mais de 200 dolares em licenças na mão, e que não as podem usar. Além do mais, colocar o hardware do Mac Mini dentro de uma torre de PC é mais fácil e mais barato que colocar no Mac Mini, fazendo como é obvio o hardware do PC mais barato. Ah, e como os macs usam CPU de portátil, menos no Mac Pro, estes ainda são mais caros que um vulgar CPU para desktop.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.