eyeOS 2.0 Beta Release

eyeOSJá está disponível o eyeOS 2.0 beta release, um sistema operativo web based que pode ser descarregado e instalado gratuitamente num servidor.

O eyeOS 2.0 Beta vem com um desktop base, sistema de ficheiros por utilizador e 5 aplicações básicas. Algumas das aplicações ainda não estão estáveis, como é o exemplo das Folhas de Calculo e do Calendário.

A principal novidade nesta versão é a possibilidade de partilhar e colaborar com os restantes utilizadores dentro do EyeOS. Poderá convidar pessoas para o ajudarem num determinado documento, criar grupos e ainda é possível criar eventos dentro do EyeOS.

Pode ler o anúncio oficial no blog do eyeOS aqui.

Alojamento Web

EyeOS 1.8.0.2

Foi lançada uma pequena actualização para o EyeOS, o web OS via browser mais completo e conhecido em toda a web. Vejam aqui o meu artigo sobre o EyeOS 1.8 para mais informações e fiquem aqui com o changelog:

  • Added ability to use eyeSheets on Windows servers
  • Added ability to “themable” the Icon’s hover effect
  • Updated eyeFeeds to version 1.2
  • Updated eyeFTP to version 3.2.1
  • eyeDesk and eyeFile launch eyeNav and eyeFTP if the link is using a http, https or ftp protocol
  • Users need to type the password to remove the user
  • The default theme’s background-image is set to no-repeat and a background-color is set.
  • Office support instructions for Windows servers moved to the eyeOS wiki
  • Improved handling Drag ‘n’ Drop items.
  • Improved the theme eyeFusion
  • Improved showing png images in Internet Explorer 6.
  • Improved Internet Explorer compatibility of eyeCalendar
  • Fixed problem with loading translations while calling a listener
  • Fixed downloading files and folders as zip file
  • Fixed problems with removing the last group, maintained group or maintained user of an user
  • Fixed problem with eyeDialog and translated eyeOS systems
  • Fixed possible problem with eyeFiles’ Tree view
  • Fixed problem with moving wrong folders as root user
  • Fixed problem with renameing eyeLink files and real files
  • Fixed problem with eyeFiles and groups on some Linux servers
  • Fixed problem with the cache system
  • Fixed Internet Explorer 6 download problem. Now a new window opens
Alojamento Web

eyeOS 1.8

eyeOS

O já aqui tão falado eyeOS está agora na versão 1.8 e tem novidades que valem a pena ser revistas.

O eyeOS é um sistema operativo online opensource que está disponível gratuitamente para todas as pessoas efectuarem download se o desejarem.

eyeFiles

Na versão 1.8 a aplicação virtual eyeFiles, o gestor de ficheiros utilizador por este sistema operativo online, levou algumas alterações. Agora no eyeFiles é possível utilizar múltiplos modos de vista, como icons, detalhes e listagem dos ficheiros, tal como em qualquer sistema operativo que normalmente utilizamos.

É ainda bastante mais fácil aceder a pastas agrupadas e ter atalhos para pastas especiais, como a home, os groups e a reciclagem.

Nesta versão do eyeFiles é possível também seleccionar com que programa virtual deseja abrir determinado ficheiro, utilizando o atalho “Open With…”.

eyeHelp

O eyeHelp é o sistema de ajuda e informações acerca das aplicações. Com o eyeHelp os programadores podem desenvolver guias de ajuda para as suas aplicações.

Como utilizador é possível enviar pedidos de ajuda ao administrador acerca de como utilizar o programa.

eyeFusion

Este é o novo theme incluindo no pacote de 3 que vem de raiz com o eyeOS.

O eyeFusion apresenta um aspecto bastante realista, com muito artwork a nível de icons e de interface para as aplicações e é bastante agradável.

eyeOS API e Toolkit

O eyeOS 1.8 apresenta aos programadores novas ferramentas para estes criarem os seus programas virtuais para o sistema operativo online, incluindo novas widgets e melhoramentos em algumas das já existentes.

Com o eyeOS 1.8 os programadores podem criar aplicações de áudio para correrem nativamente no eyeOS.

Para além destas novidades, o eyeOS apresenta ainda algumas pequenas melhorias. Por exemplo, agora é possível maximizar todas as aplicações base e também corre-las em fullscreen, ocultado o desktop.

As novidades no eyeOS não se limitaram pelo script, o site também foi renovado e já existem pessoas ligadas ao mundo do software livre a darem mais sugestões, incluindo Richard Stallman.

Se não querem fazer o download, podem utilizar o eyeOS Public Server e testar as novidades do eyeOS 1.8.

eyeOS demo

No caso de duvidar daquilo que o eyeOS poderá fazer por si, veja este vídeo da versão anterior:

Alojamento Web

Ferramentas e dicas de blogging

Ferramentas para Blogar

Hoje em dia qualquer pessoa tem o seu blog, ou pode ter em poucos segundos.

No entanto para blogar, não basta apenas ter um blog, é necessário ter vontade e escolher as ferramentas mais apropriadas para o acto do blogging. É quase como um soldado quando entra em batalha, tem que ter a arma correcta e as munições necessárias para estar totalmente preparado.

Na minha actividade como blogger, são várias as ferramentas que utilizo antes de colocar um post aqui no WebTuga ou em qualquer outro blog em que participe.

Google Reader / Gmail – Subscrição de conteúdo

Para estar sempre a par das notícias, subscrevo cerca de 790 rss feeds de sites em várias línguas, sendo a maioria em Espanhol, Inglês e Português. O Google Reader permite-me uma rápida leitura e selecção do conteúdo que me interessa.

Para além de subscrever rss feeds, participo em várias Mailing Lists e nada melhor que o Gmail para ler e gerir as entradas das mailing lists.

Bloco de notas – Editor de texto

Antes de começar a escrever o meu post no editor WYSIWYG do cms que uso ( Joomla ou WordPress ), começo sempre por escrever um rascunho no editor de texto mais simples que tenha à mão.
Ao escrever um rascunho, preocupo-me sempre por estruturar bem as frases de forma a ficar simples e de percepção fácil.

Revisor/Orangoo – Correctores ortográficos

Após criado o artigo, tento sempre dar uma vista de olhos pelos erros e correcções gramáticas, mas existe sempre um erro que deixo para trás, portanto nada melhor que um corrector ortográfico automático para ter uma menor probabilidade de deixar passar erros ortográficos.

Como corrector ortográfico costumo usar o Orangoo, ou então o Revisor, que basicamente são a mesma coisa, mas quando um está em falta, tenho sempre o outro para substituir.

Photoshop – Edição de imagem

Se há coisa que gosto de ver nos meus artigos, é um texto simples e uma imagem cuidada a acompanhar o texto. Penso que isso faz com que o leitor não perca o interesse pelo post.

É então aí que entra o editor de imagem, normalmente photoshop, para tratar uma imagem que vai acompanhar o texto.

Tenho o cuidado de criar uma imagem com fundo transparente, pois seja qual for o fundo, a probabilidade de ficar mais atractivo é maior.

Google Docs – Blogging cooperativo

Muitas das vezes antes de colocar o post no blog, gosto que algumas pessoas o leiam.

Há sempre algo que pode ser melhorado e portanto uso o Google Docs para poder distribuir aos meus colegas bloggers de forma a fazerem uma pequena revisão a este antes da sua publicação final.

O Google Docs é uma ferramenta on-line muito útil na cooperação em equipa. A possibilidade de partilhar e convidar outras pessoas para colaborarem consigo no documento é simplesmente fantástico.

eyeOS – Sistema Operativo Online

Normalmente, após a revisão de um outro blogger, o artigo é submetido no editor do CMS que uso e publicado no site.

Mas existe ainda outra aplicação que uso no meu dia a dia como blogger. Como devem saber, sou estudante e passo bastante tempo na escola. O tempo que me disponibilizam para aceder à Internet é aproveitado ao máximo para ler as RSS feeds, recolher noticias e começar a escrever textos ou pequenos trechos.
Como nem sempre tenho acesso ao mesmo computador ou nem sempre tenho tempo de publicar o post, comecei a usar uma ferramenta chamada eyeOS.

O eyeOS é um sistema operativo on-line que me permite o acesso a aplicações simples e armazenar pequenos ficheiros.

Muitas das vezes uso o RamISP, um serviço que corre a plataforma eyeOS, para guardar pequenos posts e links importantes que posso voltar a rever mais tarde sem a necessidade de guardar numa pen ou enviar para o e-mail. Basta-me apenas aceder ao meu sistema operativo on-line.

Esta é a minha rotina diária, parece um pouco complicado e trabalhoso, mas o resultado final vale sempre a pena. E quase que me esquecia, durante estes passos todos, nada melhor do que uma música para fazer as ideias vir ao de cima.

Fiquem bem e bons posts.

Alojamento Web

eyeOS 1.6 – Gala Sync

eyeos 1.6 Gala Sync

Enquanto que no mundo dos sistemas operativos para desktop e servidores as atenções estão todas viradas para o Ubuntu 8.0.4 Hardy Heron, o mundo dos sistemas operativos on-line recebe grandes novidades.

Hoje nas minhas leituras diárias, reparei num "post" do meu colega Bit.ate do PlanetGeek que fala sobre a nova versão do eyeOS.

O famoso eyeOS, um sistema operativo on-line open-source, recebeu ontem uma das maiores actualizações desde a sua existência.

Na versão eyeOS 1.6 “Gala Sync”, todos os esforços foram centrados na melhoria da experiência do utilizador com este sistema, tendo sido implementadas novas aplicações e novas ferramentas que facilitam o desenvolvimento de web-apps para este sistema operativo.

Gala Sync tras novidades fresquinhas como um novo sistema de Drag and drop, novos widgets, um novo leitor de rss ( eyeFeeds ), um novo editor de texto com cores para as principais linguagens de programação e um sistema de auto-completar para facilitar a programação on-line, um IDE para desenvolvimento chamado eyeCode, uma nova calculadora e ainda um novo jogo chamado eyeTetravex.

No entanto a novidade mais relevante no eyeOS é a possibilidade de criar aplicações capazes de comunicar com o seu sistema operativo Desktop, sendo o eyeSync uma das primeiras aplicações que permite sincronizar os seus sistemas operativos.

Para já a versão 0.1 do eyeSync só está disponível para macOSx e para Linux, no entanto nas próximas semanas estará pronta para correr em Windows.

+info

Alojamento Web

Eye OS adiciona suporte para mais de 100 formatos diferentes de documentos

O web OS, Eye OS, adicionou suporte para mais de 100 formatos diferentes de documentos de texto, folhas de cálculo e apresentações. Formatos como o .odt, .odp, .doc, .xls, .docx e .ppt são suportados pelas aplicações de edição de texto, folha de cálculo e apresentações deste sistema operativo online.

Para desfrutar destas novas capacidades do Eye OS, providenciadas pelo OpenOffice, apenas precisa de ligação à internet, um browser e o plugin Flash instalado.

Anúncio oficial

Alojamento Web

[WebTuga] Razão da manutenção


Nos ultimos dois dias o WebTuga este offline devido a problemas com o servidor onde este se encontrava.

Como todos sabem o WebTuga não tem nenhuma fonte de apoio monetário, o que nos fez a encontrar um servidor mais barato.

Mas como diz o ditado "O barato, sai caro.", o servidor novo não aguentou com o WebTuga, tendo sido a conta suspensa.

Resposta da empresa de hosting:

This account was using 20% average CPU cycles and will not be able to be hosted on our servers as it was slowing the entire Dual Xeon down.

Portanto tivemos de mudar para um novo servidor, ao qual chegamos à conclusão que a WebLusa seria a melhor opção, não apenas por ser nacional e ter um bom servidor ( Xeon Quad-Core ), mas também pelo baixo preço e pela rapidez de resposta em pedido de suporte.

Sendo assim pedimos desculpa pelo tempo sem o "bixo", mas preparem-se pois voltamos em força.

Deixo aqui algumas novidades no mundo da tecnologia.