Google Fast Flip

Como sempre o Google não para de evoluir e de criar novos serviços. Recentemente e ainda em fase de testes, o Google fast flip permite ao utilizador escolher navegar apenas pelos artigos de uma só publicação, ver textos sobre um único tema (como Tecnologia), aceder apenas aos artigos de um determinado autor, navegar pelos conteúdos mais populares ou pelos mais vistos.

Como podemos ver, estamos a visualizar várias páginas ao mesmo tempo e clicando em cada uma delas acontece isto:

A interface está baseada numa navegação sequencial, numa experiência que se aproxima do folhear de um jornal ou revista.

Alojamento Web

10 anos de Google em 2 minutos

Dando sequência aos artigos publicados aqui nas últimas semanas de vídeos que mostram a Natureza a passar pelas 4 estações do ano em 40 segundos e em 2 minutos, hoje apresento-vos algo mais relacionado com o mundo informático em que vivemos, um vídeo que relata os 10 anos de história em 2 minutos do mais famoso motor de busca da Internet, o Google.

Foi produzido pelos escritórios do Google sediados no Reino Unido e resume os 10 anos da história da empresa em 2 minutos. Entre os serviços Google que foram contemplados estão o Adsense, Adwords, Image Search, Google News, Gmail, iGoogle, Google Earth, Analytics, Street View, YouTube, o Android e terminando com o Google Chrome. Tudo começou é claro, com o encontro de Larry Page e Sergey Brin, em 1995, na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Quem quiser conhecer mais pode visitar a página especial do aniversário de 10 anos. A página exibe de forma cronológica e interativa todas os feitos da empresa, e tem versão em português. Há ainda uma galeria de 308 doodles (logotipos especiais feitos para homenagear uma personalidade ou data importante).

Alojamento Web

Ask.com lança agregador de notícias

O motor de busca Ask.com lançou o BigNews, um serviço semelhante ao Google News. O serviço permite pesquisar notícias por temas na ordem do dia; utiliza uma classificação chamada BigFactor, que é influenciada pelo impacto, media, discussão e frescura da notícia; e ainda mostra os diggs que as notícias indexadas pelo serviço têm.

O serviço parece-me interessante. Ainda assim, não gostei da classificação BigFactor e da mostragem do número de diggs que cada notícia tem. Para algumas pessoas pode parecer estranho, mas eu prefiro saber as notícias mais recentes e não aquelas que são mais solicitadas.

BigNews, via Blogoscoped.com

Alojamento Web

Google News com notícias locais

O Google adicionou uma nova funcionalidade ao Google News, que permite ao utilizador adicionar notícias locais da área que desejar.

Por enquanto, a versão portuguesa do Google News não tem esta funcionalidade. Mas se estiverem interessados em experimentá-la, visitem a versão inglesa do serviço e procurem a secção "Local News".

via blogoscoped.com

Alojamento Web

Google Docs com cara lavada

O Google Docs, à semelhança do Google News, recebeu uma nova cara. O novo interface também é "à lá" web2.0 e está nuns tons de azul agradáveis. A página inicial tem um interface semelhante a um gestor de ficheiros. Assim que entramos no Google Docs, temos acesso à listagem de todos os nossos documentos. Como um normal gestor de ficheiros, tem uma barra superior onde se podem realizar várias acções, neste caso criar pastas e documentos, fazer upload de ficheiros, adicionar documentos a pastas e apagar, partilhar, prever, exportar e ver as revisões dos documentos. E, como qualquer aplicação web2.0, podemos arrastar um ou mais ficheiros simultaneamente, quer seja para pasta, como para a secção starred (a tal secção de favoritos, o que facilita a adição de vários documentos a essa categoria). Podemos adicionar os nossos documentos a uma lista de favoritos, ver os documentos criados por nós e os documentos eliminados. Também podemos criar pastas e filtrar os documentos por tipo. E, se partilhamos algum documento com alguém, também temos um filtro para os ver. Infelizmente, no modo de edição não vi nenhuma alteração. Esta alteração à página inicial do Google Docs, na minha opinião, está muito boa. Só falta mesmo trabalharem o modo de edição, que bem precisa. Agora fica a pergunta: Que serviço se segue?
Alojamento Web

Google News com versão web2.0

O agregador de notícias Google News tem uma nova versão, uma versão web2.0.

Nesta nova versão temos uma secção com imagens sobre os vários artigos e uma barra lateral com os títulos dos mesmos.

Quando passamos o rato por cima de uma imagem, um trecho desse artigo é destacado com uma animação na barra lateral; quando fazemos o inverso, ou seja, passamos o cursor do rato por cima de um título da barra lateral, esse campo expande para mostrar o trecho da notícia e a imagem é destacada com um fundo cinza.

Esta nova funcionalidade também está disponível na pesquisa de notícias.

Infelizmente, esta nova versão não permite escolher os temas; só mostra as notícias de destaque dos Estados Unidos, Canadá, Austrália e China.

Mas não se preocupem, as versões de texto e padrão estão disponíveis.

{Fonte: Google Operating System}