zendesk – uma solução para suporte online

zendesk

Hoje em dia, qualquer empresa que forneça serviços web oferece suporte online.

O zendesk é uma plataforma de suporte online bastante útil e com uma aspecto bastante limpo que permite a empresas darem suporte aos seus clientes e permitir a que uma equipa faça a gestão de tickets e uma base de conhecimento, facilitando assim o trabalho destes.

Poderá usar a versão gratuita, com apenas um agente e 50 clientes ou então escolher um dos planos mais avançados, que vão desde 19$ por mês até aos 349$.

Para ficar a saber mais acerca do funcionamento deste help desk, veja o vídeo abaixo e visite a página oficial.

Alojamento Web

As dicas da Microsoft para aumentar a performance do Windows Vista

Através do blog do José Rocha, encontrei algumas dicas da Microsoft para os utilizadores de Windows Vista que queiram aumentar a performance do seu sistema. Algumas destas dicas são: remoção de software que não se utiliza; limitação o número de aplicações que são executadas aquando do início de sessão; desfragmentação do disco; execução de poucas aplicações em simultâneo; desactivação os efeitos visuais.

Agora vou ficar caladinho que nem um rato e deixar-vos comentar estas dicas vindas de Redmond, Washington.

Alojamento Web

Como descobrir passwords de arquivos em GNU/Linux

Alguma vez vos aconteceu alguém vos enviar um arquivo com protegido, mas esquecer-se de dizer qual é a password e depois não se conseguir lembrar dela? Ou então compactarem alguns ficheiros e nunca mais se recordam da palavra-passe?
Quando alguma destas situações se passar convosco e se estiverem a utilizar GNU/Linux, podem descarregar uma aplicação chamada RarCrack. Este programa utiliza o método de bruteforce para tentar encontrar a password de arquivos rar, zip e 7zip.
As instruções de instalação são simples: primeiro, têm que descarregar e descompactar a aplicação; depois, abrem um terminal e navegam até à pasta da aplicação; e, de seguida, executam o comando make, seguido de sudo make install.
Agora que o programa está instalado, basta executar o comando rarcrack (rarcrack arquivo.zip), seguido do arquivo com password – se quiserem, podem utilizar alguns parâmetros. Para verem quais os parâmetros disponíveis, digitem o comando rarcrack –help ou man rarcrack.

Este processo de bruteforce pode ser bastante lento, principalmente num computador mais antigo. Mas é preferível esperar umas horas, que causar danos irreversíveis no teclado, não é?

via Ubuntu Unleashed

Alojamento Web

Microsoft admite: o UAC foi desenhado para te irritar

O UAC (User Account Control), aquela popup irritante do Vista que era suposto ser uma funcionalidade de segurança, foi criada para te levar ao desespero.

Antes que venhas aqui deixar um comentário parvo, não fui eu que disse isto. Estas palavras – não exactamente estas, mas lá perto – vieram da boca de David Cross, um dos responsáveis pelo UAC, durante uma conferência que decorreu em São Francisco.

"The reason we put UAC into the platform was to annoy users. I’m serious"

David afirma que este foi um mal necessário para tornar as pessoas mais conscientes dos perigos que advém da execução de qualquer aplicação sem olhar à origem ou pensar sequer no que se está a fazer.

"UAC is not a perfect security boundary, but it [has helped us] move from ‘zero click’ exploits to ‘one click’ defense"

via Dailytech e CRN.com

Alojamento Web

Como acabar com o spam no Google Calendar

Se utilizam o Google Calendar e sofrem da recente vaga de spam que assola este serviço, a lista Google Calendar Help apresenta uma simples solução para este problema.
Não, não é deixar de utilizar este serviço – que é o único que conheço que envia mensagens de texto de alerta para operadoras nacionais. Mas é igualmente simples: basta irem a "Definições" e desactivar a opção "Adicionar automaticamente convites ao meu calendário".
Se o idioma do Google Calendar estiver definido como inglês, têm que clicar em "Settings" e desactivar a opção "Automatically add invitations to my calendar".

É assim tão simples. 🙂

Alojamento Web

Criadores do Azureus criam lista de ISPs que fazem traffic shaping

bad ispOs criadores do famoso cliente bittorrent Azureus desenvolveram um plugin que tenta "caçar" os ISPs que estão a fazer traffic shaping à rede bittorrent.

Este plugin recolhe informações sobre o tráfego e conta, em intervalos de 10 minutos, o número de pacotes perdidos ou defeituosos. Depois, apresenta os resultados ao utilizador.

Se o utilizador o desejar, poderá enviar a informação recolhida, de forma anónima ou não. Ela será posteriormente adicionada à lista disponibilizada pelos criadores do Azureus, onde figuram os ISPs que limitam ou impossibilitam o tráfego através da rede bittorrent.

Mesmo que não utilizem o Azureus, podem consultar esta lista, ordenada por pais. Eu fui ver e sabem que ISPs nacionais lá vi? Oni e TVCabo – que agora é propriedade da Zon Multimédia.

via gHacks.net

Alojamento Web

Amazon MP3 Downloader disponível para GNU/Linux

amazon mp3

A Amazon MP3, a loja de músca sem DRM da Amazon, já tem uma versão do Amazon MP3 Downloader para GNU/Linux.

Esta aplicação está disponível para as distribuições Ubuntu, Fedora, Debian e OpenSUSE. A página de download oferece as instruções de instalação do Amazon MP3 Downloader.

via Mashable.com

Alojamento Web

Inicie o Firefox mais rapidamente com o Firefox Preloader

Um dos problemas do Firefox é demorar um pouco a abrir, mesmo que não se tenham extensão instaladas. Claro que, se tiverem muitas extensões instaladas, para além de demorar um bocado a abrir, parte da vossa RAM é ocupada pelo browser.

No tempo do Mozilla, um pequeno utilitário era incluído com o browser. Esta ferramenta aparecia na área de notificação e mantinha alguns componentes deste browser na memória, para que a execução do Mozilla fosse mais rápida.

No Firefox esta ferramenta já não vem incluída. Mas existe um utilitário para Windows chamado Firefox Preloader que faz exactamente o mesmo que a ferramenta que vinha com o Mozilla: carrega alguns componentes do browser, para que a sua inicialização seja mais rápida.

Agora só falta algo que ajude a diminuir o consumo voraz de memória do Firefox.

Download, via Download Squad

Alojamento Web

SuperCook: um motor de busca para receitas

Para todos aqueles que têm que cozinhar mas não sabem o que preparar, ou para todos aqueles que não sabem cozinhar (eu estou neste ilustre grupo), existe o site SuperCook.

Não, o SuperCook não é um site onde podem contratar alguém para cozinhar por vocês: é um motor de busca onde os utilizadores podem pesquisar receitas de acordo com os ingredientes que desejam ou têm disponíveis.

Os resultados obtidos pelo SuperCook são divididos nas categorias "Starters", "Entrees" e "Dessert" e conterão, sempre que possível, receitas apenas com os ingredientes que inseriram – caso as receitas necessitem de outros ingredientes, eles são discriminados. Para além disso, o SuperCook apresenta uma lista de sugestões de ingredientes, que é baseada nos ingredientes que o utilizador já inseriu, vai mostrando sugestões de ingredientes que contenham os caracteres que o utilizador vai digitando na caixa de pesquisa e ainda apresenta ingredientes que podem substituir aqueles inseridos pelo utilizador.

Se são como eu, um desastre na cozinha, ou não sabem que preparar para a próxima refeição, visitem o SuperCook, insiram os ingredientes que têm disponíveis e rescolham uma das 250 mil receitas disponíveis.

SuperCook, via Downloadsquad.com

Alojamento Web

Como remover ficheiros de uma forma definitiva em GNU/Linux

Quando um ficheiro é removido, pode ser recuperado. Por vezes dá jeito fazer essa recuperação; mas nem sempre é assim, e a remoção definitiva de um ficheiro é preferível, principalmente quando vendemos um disco e não queremos que o comprador recupere os dados que este continha.

Para removerem, de forma definitiva, ficheiros em sistemas GNU/Linux, podem utilizar as aplicações shred e secure-delete.

O shred está incluído na maioria das distribuições, por isso basta apenas executar o comando com as várias opções necessárias (para uma lista das opções e como utilizar a aplicação, escrevam shred –help ou man shred).

O secure-delete não é uma aplicação, mas um conjunto de aplicações – srm, smem, sfill e sswap – para remover definitivamente ficheiros, os dados presentes na memória ram, o espaço livre de uma partição e os dados de uma partição swap, sem deixar quaisquer traços dos dados.

via Techthrob.com