Oracle compra Sun Microsystems

Sun e Oracle

Lembra-se dos rumores acerca da IBM estar interessada em comprar a Sun Microsystems? Então esqueça… não vai acontecer.

A Oracle anunciou a compra da Sun pela fantástica quantia de cerca de 7 biliões de dólares.

Ao adquirir a Sun, o destino de ferramentas como MySql, Java, Netbeans, OpenSolaris/Solaris e VirtualBox fica assim nas mãos da Oracle.

O impacto desta aquisição já se fez sentir na bolsa, resta-nos esperar por futuros desenvolvimentos nas alterações que irão decorrer.

Poderá ver o press-release e mais informações no site da Sun.

Alojamento Web

Sequoia – O Super-Computador

A IBM está a desenvolver uma nova tecnologia de forma a criar o seu novo super-computador.

Desenhado para o Departamento de Energia dos Estados Unidos da América (EUA, USA ou EEUU para aqueles que não têm capacidade para tal), este novo super-computador será utilizado em 2011 no Laboratório Nacional Lawrence Livermore.

Com o nome “Sequoia”, este novo super-computador terá uma potência de 20 petaflops, o que se traduz numa totalidade de poder superior a todos os 500 top super-computadores juntos.

Os processadores utilizados no Sequoia serão PowerPC 45-nm de 16 núcleos/chip com um total de 1,6 milhões de núcleos com a ajuda de 1,6 petabytes de memória.

Alojamento Web

Motivos da Compra da PA Semi

 

Numa entrevista ao NY Times, Steve Jobs revelou finalmente o porquê da compra da PA Semi.

Os SoC (System on Chip – Sistema num Chip) utilizados pela Apple desde o mais pequeno iPod Shuffle ao topo de gama iPhone foram até hoje fornecidos pela Samsung. Por outro lado, diz-se que o Atom da Intel será o CPU que dará vida ao tão rumorado Mac Tablet.

No entanto, e infelizmente para estes dois pesos pesados, Steve Jobs informou que a compra da PA Semi será para criar os SoC para os iPhones e iPods, excluindo assim a Samsung do fabrico deles.

A incerteza inicial, e que levou muitos a pensar que a Apple apenas comprou a empresa pelo seu know-how e não para fazer produtos, deveu-se ao facto da PA Semi ser conhecida pelos seus chips baseados na tecnologia Power da IBM, plataforma que a Apple abandonou em 2006.

Jobs explicou que a Apple comprou a PA Semi precisamente pelo seu conhecimento, para conseguir fazer o que precisar de fazer nos SoC dos seus aparelhos. Steve Jobs explica ainda que a Apple já participava no design dos chips que usava.

Esta compra permite à Apple diferenciar-se da sua concorrência e melhor proteger a sua propriedade intelectual. Para a Samsung e Intel também há boas notícias, uma vez que a PA Semi não tem fábricas e a Apple precisa de quem fabrique os chips.

 

Alojamento Web

Spot Publicitário – Thinkpad x300 vs MacBook Air

Este vídeo é um Spot Publicitário feito por um fã do portátil Thinkpad x300, um dos concorrentes directos com o novo portátil da Apple. o MacBook Air.

No vídeo o fã do portátil da IBM começa por abrir o envelope do Macbook Air e em seguida, ironicamente, começa a adicionar-lhe um HUB de portas USB e a emparelhar dispositivos como é o caso de uma drive externa. Em seguida coloca novamente o Macbook Air com os periféricos no envelope, mas o processo parece não ser fácil, chegando mesmo a rasgar o envelope.

Após isso, o criador do vídeo faz o mesmo processo de desempacotamento, mas desta vez com um Thinkpad x300 e pousa-o em cima do envelope, vejam o vídeo abaixo:

Alojamento Web

Microsoft novamente sob investigação pela Comissão Europeia

A Comissão Europeia (CE) tem novamente a Microsoft debaixo de olho por alegadas práticas anti-concorrenciais. A denúncia partiu de empresas rivais presentes no European Committee for Interoperable Systems (ECIS) e deu origem a duas investigações da CE às práticas de negócio feitas pela gigante norte-americana.

O ECIS é um comité constituido por várias empresas ligadas ao mundo da tecnologia. Entre elas estão nomes como SUN, Adobe, IBM, Red Hat e Oracle.

O ECIS acusa a Microsoft de não disponibilizar a documentação necessária para que estas empresas criem aplicações e sistemas compatíveis com o Microsoft Office e a plataforma .NET.

A Microsoft já se pronunciou sobre mais esta investigação da CE. Em comunicado, a empresa afirma que irá colaborar totalmente com a Comissão Europeia.

Fonte: Information Week

Alojamento Web

Empresas de tecnologia abrem patentes “verdes” ao mundo

naturezaVárias empresas de tecnologia estão a abdicar das suas patentes relacionadas com ecologia. As razões para estas empresas abrirem mãos de algumas patentes prendem-se com a promoção da filosofia "verde" no sector empresarial.

As patentes em causa estão relacionadas com a diminuição do consumo energético, reciclagem, gestão de resíduos, etc. A gerir esta iniciativa, chamada Eco-Patent Commons, está a World Business Council for Sustainable Development (WBCSD).

Gigantes da tecnologia como a Nokia, IBM e Sony já aderiram à iniciativa e abdicaram de patentes relacionadas com a protecção do ambiente ou matérias ecológicas.

É pena estas e outras empresas não lutarem contra a extinção das patentes de software, mas o abrir mão de várias patentes "verdes" já não é mau e pode mesmo ser um primeiro passo.

Fonte: iGov

Alojamento Web

IBM desenvolve processador 100 vezes mais rápido que os actuais

A IBM desenvolveu uma nova tecnologia para processadores que utiliza luz em vez de electricidade para passar informação e é até 100x mais rápida e 10x mais económica que a actual tecnologia.

A tecnologia chama-se silicon nanophotonics (nanofotões de silicone?!) e não está sujeita aos mesmos problemas, como o sobreaquecimento, da actual tecnologia.

Infelizmente, esta tecnologia só deverá ser comercializada dentro de 10 a 12 anos.

{Fonte: Engadget}

Alojamento Web

O computador portátil fez 15 anos

Ontem comemorou-se o 15º aniversário do aparecimento do primeiro portátil. Corria o ano de 1992 quando a IBM lançou o Thinkpad 700C, um computador portátil com um monitor LCD de 10,4", disco de 120MB, leitor de disquete, processador de 25MHz e 4MB de ram, tudo nuns incríveis três quilogramas de peso.

As diferenças entre este modelo e os actuais são enormes, a começar pelo peso, quantidade existente e capacidade de processamento. Actualmente, existem mais de 350 milhões de computadores portáteis em todo o mundo, um número impensável na altura. Impensável é também o número de Thinkpads vendidos até agora: 30 milhões, o que tornou este modelo no mais vendido da história.

Já de agora, aproveito para dizer que o meu aniversário está por dias e que aceito que façam uma vaquinha para me oferecer um portátil. Não se acanhem, estejam à vontade para me oferecer um portátil topo de gama!

thinkpad

Alojamento Web

Instalar o IBM Lotus Symphony em GNU/Linux

Depois de se ter juntado ao grupo de desenvolvimento do OpenOffice, a IBM lançou o pacote de aplicações IBM Lotus Symphony, que é baseado no OpenOffice. Este pacote tem um editor de texto, um editor de folhas de cálculo e um programa de criação de apresentações.

Se estão curiosos em relação a este programa, podem instalá-lo na vossa distribuição de uma forma fácil. Basta, para isso, seguirem o tutorial criado pelo site HowTo forge. Este tutorial foi feito no Ubuntu, mas pode ser aplicado a outra distribuição, como o Fedora ou o OpenSUSE. Boas "tuxadas"!

Installing The IBM Lotus Symphony Beta 1 Office Suite On Ubuntu 7.04

Alojamento Web

A razão para o bloqueio da palavra Linux na Xbox 360

Eu tinha razão (como acontece na grande maioria das vezes)! A Microsoft bloqueia palavras como Linux, Microsoft, IBM, etc, no nick ou lema dos utilizadores online da Xbox porque não permite o uso de marcas ou logos registados. Tão simples quanto isso.

{Fonte: Linux Watch}