Qual o cliente Twitter que usas?

Twitterific

Já todos sabemos que o Twitter veio para ficar e já existem por aí alguns viciados. Até já se diz que se o Twitter acabar, será necessário criar clínicas de desintoxicação (@pedroaniceto).

O que provavelmente fez com que o Twitter tivesse mais sucesso em relação ao Jaiku e a outros sistemas de microblogging foi provavelmente a sua API disponibilizada desde cedo com bastantes opções, o que permitiu aos web developers e restantes, desenvolverem pequenas aplicações que permitam interagir com o Twitter.

Hoje em dia são centenas as web apps que utilizam a API do Twitter e existem também centenas de clientes Twitter.

Como existe tanta variedade de escolha, torna-se difícil alguém escolher o cliente Twitter acertado e é por isso que vos peço que partilhem o ou os clientes de Twitter que utilizam e as razões que vos levam a escolher.

Tenho utilizado o Twitterrific em macOSx e não penso que encontre melhor cliente para Twitter, apesar de lhe faltar a integração com o TwitPic.

Partilhem as vossas experiências com clientes Twitters e já agora, partilhem aqui o vosso perfil no Twitter com os restantes twitterólicos, e já agora não se esqueçam de seguir o @webtuga pelo twitter.

@cenourinha

Alojamento Web

JaikuEngine – código fonte do Jaiku (opensource)

JaikuEngine

O JaikuEngine, código fonte do serviço de microblogging Jaiku comprado pelo Google, já está, como prometido, disponível gratuitamente e distribuído como opensource sob a licença Apache 2.0 no Google Code.

Uma vez que o Google não irá mais desenvolver o Jaiku, poderá correr o JaikuEngine no Google App Engine ou em qualquer servidor que tenha suporte para Python 2.4 ou Python 2.5.

Para além disso foi criado um grupo de discussão para o JaikuEngine no Google Groups onde os utilizadores poderão discutir e continuar a desenvolver o projecto.

Alojamento Web

Jaiku será OpenSource em breve

JaikuSe ainda ontem falei aqui num serviço que nos permite criar o nosso próprio Twitter ( Yonkly ), hoje chega-nos a notícia de que o Jaiku, um clone do Twitter comprado pelo Google, vai tornar-se OpenSource e será licenciado sob a licença Apache.

O sucesso do Jaiku não foi o esperado pelo Google e portanto este provavelmente irá fechar e tornar-se opensource para quem quiser criar o seu Twitter. De momento o Jaiku está a ser importado para o motor do Google App, portanto dentro de pouco tempo poderemos ter acesso a uma versão opensource o serviço.

É pena este projecto morrer, no entanto por outro lado penso que seja bom o Twitter ter o poder no que toca a microblogging e não o Google. Nem tudo na web pode ser do Google.

Alojamento Web

Twittmore v1.0 – Twitter sem limites de escrita

TwittMore

Twittmore – *Free the Twitter*

Como já todos sabemos o Twitter é uma dos sistemas de microblogging mais utilizado nos dias que decorrem, deitando por terra o tumblr, jaiku e outros sites do género.

No entanto, por vezes um sistema de microblogging está limitado a 140 caracteres devido às SMS, o que pode limitar  a escrita.

Pois bem, como o @tiagotex estava sempre a colocar (cont) no final dos seus tweets, o @Caneco decidiu criar uma aplicação web que permita enviar mensagens até 1400 caracteres automaticamente, sem ter que adicionar sempre (cont) no final de cada mensagem.

É assim que nasce o Twittmore das mãos do Caneco ( sim, o gajo do Flashfolio ), uma aplicação web para twitters que têm a mania que o Twitter é um blog e não um microblog.

PS: Sem a ajuda do @cenourinha, isto não saia do bloco de notas… 😛

Alojamento Web

TwitHire – Ofertas de emprego através do Twitter

TwithireO Twitter tem tido um sucesso esplêndido e apesar dos seus downtimes, ainda nenhum dos seus “clones” como o Jaiku ou  Pownce, conseguiram “roubar” os utilizadores ao mesmo.

Uma das grandes vantagens é a completa API que permite a qualquer pessoa integrar as suas aplicações com o Twitter ( eu mesmo já usei no meu projecto YouTuga e não só ).

E é por isso que podemos ver a cada dia que passa, novas aplicações integradas com o Twitter a nascer e a tornar o Twitter cada vez mais diversificado.

O TwitHire não é excepção e permite fazer uma listagem de ofertas de emprego através do Twitter.
Mas apesar de para já apenas funcionar com o Twitter, a equipa que desenvolveu o TwitHire promete integrar o serviço com o Jaiku e o Pownce, entre outros serviços de micro-blogging.

Até lá não se esqueça de passar pelo TwitHire, pois pode estar lá a sua oportunidade para o futuro.

Alojamento Web

12seconds – Apresento-vos o microvblogging

12Seconds

Microblogging

A moda do microblogging já chegou a tudo e todos. Serviços de microblogging como o Twitter, o Jaiku, o Pownce e outros já estão saturadas com tantas pessoas a usarem o serviço.

Microvblogging

É então, numa época em que quase todos os portáteis ( menos os do e-escolas ) trazem webcam integrada, que chega uma nova moda, o microvblogging introduzido na web pelo 12Seconds, ou seja, em vez de blogging em forma de texto como no Twitter, é possível criar pequenas entradas em formato vídeo com duração de 12 segundos.

Para testar é preciso um convite, o que poderá demorar algum tempo a obter, no entanto acho que vale a pena esperar pois é uma ideia prometedora.

Alojamento Web

bitdig – rede social partilha de torrents

bitdig

Dentro das redes sociais, existem vários tipos de redes. Temos por exemplo redes sociais de amizade (hi5, facebook, myspace), redes sociais de bloggers (twitter, pownce, jaiku, etc).

Dentro das redes sociais de partilha de bookmarks/favoritos, temos o del.icio.us, o digg e muitos outros, mas até agora não existia nenhuma rede de partilha de links bittorrent.

O bitdig tem esse objectivo, ou seja, os membros em vez de partilharem links diversos, partilham os torrents mais activos e mais comentados na Internet.

Com este novo site será muito mais fácil saber quais as releases que estão a ter mais sucesso.

Apesar do objectivo não ser lá muito legal, a ideia está bastante boa, pelo que merece pelo menos uma visita.

Alojamento Web

Sweetter 2.0 – Sistema de blogging gratuito

Com a chegada do Twitter à Internet, introduziu-se também um novo conceito de microblogging.

O Twitter, com milhares de utilizadores, tem tido um tremendo sucesso muito devido também ao número de aplicações que usam a sua API.

Para aqueles que andam atrás de um sistema de microblogging para instalar no seu site ou no servidor da empresa para partilhar as suas actividades, os seus sentimentos, etc, existe o Sweetter.

O Sweetter é um serviço de microblogging gratuito escrito em Python que lhe permite não só "microblogar" como também escrever as suas listas to-do, votar nos "microposts" dos outros utilizadores e ter um Karma conforme o seu número de votos, positivos ou negativos.

Para além disso o Sweetter tem também a possibilidade de escolher plug-ins que lhe permitirão enviar as suas mensagens para o seu Twitter ou Jaiku.

Visite já o site e verifique com os seus próprios olhos. E para aqueles que pensam que podem comprar o Sweetter, leiam esta página.

Alojamento Web

Jaiku fez reset às chaves de acesso à API

Recebi agora uma notificação do serviço de micro-blogging Jaiku: as chaves de acesso à API foram removidas e novas terão que ser pedidas no seguinte endereço: http://jaiku.com/api.

De acordo com o post no blog oficial do serviço, isto deveu-se a uma vulnerabilidade encontrada uma widget não oficial do Jaiku no iGoogle que, em determinadas situações, mostrava a chave do utilizador.

Eu não posso deixar de especular um pouco sobre este reset às chaves de acesso. Pode ser que tenha sido por causa da alegada falha de segurança, mas também pode estar relacionado com um possível relançamento do Jaiku. Que acham?

Alojamento Web

Google comprou Jaiku

O serviço Jaiku permite aos utilizadores partilharem rapidamente aquilo que estão actualmente a fazer. Tornou-se uma espécie de MicroBlogging na Internet, onde em vez de escrevermos grandes textos, apenas escrevemos uma pequena frase que será partilhada com os outros membros através da Web, Instant Messengers e ainda SMS.

O Jaiku foi hoje adquirido pelo Google como nos informa o blog oficial do Jaiku. Pelo que é possível saber, a equipa do Jaiku irá trabalhar agora com o Google no âmbito de melhorar o serviço e bater a concorrência.

Os utilizadores actuais poderão utilizar o serviço normalmente, no entanto os registos serão desactivados temporariamente até que o Google integre o serviço com o seu Google ID.

Homepage: Jaiku