Knol – Wikipedia do Google

Knol Google Logo

O Google deve ter conhecimento de que a Wikipédia tem uma base de dados gigantesca de informação, mas mesmo assim decidiu criar a sua própria base de dados de conhecimento.

Knol é o nome do site de partilha de conhecimento do Google, que lhe permite adicionar dados do seu conhecimento e colaborar com outros utilizadores do site nas suas entradas.

Poderá adicionar um titulo, um subtítulo, um afiliado, um resumo, um ranking, um texto alternativo e o texto da entrada em si mesmo.

Para além disso, os visitantes das suas entradas poderão adicionar comentários e colaborar consigo, revendo o seu texto ou completando-o com pequenas entradas.

O nome do site é um diminutivo da palavra knowledge, conhecimento em inglês e, as entradas são chamadas de knols ( nōls ).

Esperemos que não seja alvo de ataque de spammers e que a comunidade em volta do site consiga contribuir para o aumento de informação relevante na Internet.

Alojamento Web

Google está a desenvolver um rival da Wikipédia

O Google anunciou publicamente que está a desenvolver uma "enciclopédia" online chamada Knol, com uma vertente social e onde será possível aos autores inserirem anúncios.

knol

Knol, de acordo com o Google, significa "unit of knowledge" (união de conhecimento).

Ao contrário da Wikipédia, o Knol terá um sistema de classificação das entradas e dos autores. Cada página (artigo) será avaliada pelos restantes utilizadores através de comentários e análises e essa avaliação afectará a reputação do autor da página no Knol. Mas o Knol vai para além da classificação: se um utilizador considerar determinada página incorrecta ou incompleta, ele poderá criar uma sobre esse assunto. Ambas ficarão disponíveis para pesquisa.

A vertente mais social não é a única diferença da Wikipédia. O Knol também irá permitir a inserção de anúncios nos artigos. Isto será um forte atractivo para a utilização do serviço, principalmente para o enorme grupo de utilizadores que está sempre à procura da nova forma de ganhar dinheiro da internet (e que até criam blogs sobre isso e tudo :P).

O Google, ao criar este sistema, está a desenvolver um serviço de informação mais social que a Wikipédia, onde os utilizadores terão sempre a última palavra e a responsabilidade pelos conteúdos inseridos no serviço. Mas será isso bom? E até que ponto irá afectar a Wikipédia?

Alojamento Web

Open Text Book – conhecimento livre

O conhecimento deve estar disponível a todos. Isso é um dado adquirido, ou devia ser. Assim como o conhecimento, também o software deveria estar disponível a todos, para poderem modificar, recompilar, redistribuir, etc. Mas não é de software livre que vos vou falar. Vou falar-vos de um projecto igualmente interessante, cujo objectivo é disponibilizar livros gratuitamente e em formato electrónico.

O projecto chama-se Open Text Book e foi criado pela Open Knowledge Foundation, fundada em 2004 com o objectivo de promover e proteger o conhecimento livre. O Open Text Book assenta na filosofia da Open Knowledge Foundation e tem o objectivo de promover livros livres, disponíveis para download sem qualquer custo.

O Open Text Book conta com várias categorias e publicações. Os utilizadores podem encontrar livros sobre arte, computação, geologia, linguística, música e até física. Algumas das publicações incluem "A Text-Book of the History of Painting", da autoria de John Charles Van Dyke e "Calculus" de Benjamin Crowell.

Para além de fazer o download dos livros, podem contribuir com obras literárias. Para isso, basta serem autores de alguma obra e disponibilizá-la numa licença livre ou então contactar um autor, para este disponibilizar uma obra, também sob uma licença livre.

Visitar o Open Text Book