Google está a desenvolver um rival da Wikipédia

O Google anunciou publicamente que está a desenvolver uma "enciclopédia" online chamada Knol, com uma vertente social e onde será possível aos autores inserirem anúncios.

knol

Knol, de acordo com o Google, significa "unit of knowledge" (união de conhecimento).

Ao contrário da Wikipédia, o Knol terá um sistema de classificação das entradas e dos autores. Cada página (artigo) será avaliada pelos restantes utilizadores através de comentários e análises e essa avaliação afectará a reputação do autor da página no Knol. Mas o Knol vai para além da classificação: se um utilizador considerar determinada página incorrecta ou incompleta, ele poderá criar uma sobre esse assunto. Ambas ficarão disponíveis para pesquisa.

A vertente mais social não é a única diferença da Wikipédia. O Knol também irá permitir a inserção de anúncios nos artigos. Isto será um forte atractivo para a utilização do serviço, principalmente para o enorme grupo de utilizadores que está sempre à procura da nova forma de ganhar dinheiro da internet (e que até criam blogs sobre isso e tudo :P).

O Google, ao criar este sistema, está a desenvolver um serviço de informação mais social que a Wikipédia, onde os utilizadores terão sempre a última palavra e a responsabilidade pelos conteúdos inseridos no serviço. Mas será isso bom? E até que ponto irá afectar a Wikipédia?

Author: Bruno Miguel

Blogger, apreciador de cerveja e defensor do software livre, corre um sistema GNU/Linux de acordo com Stallman e sem quaisquer bugs - apenas com funcionalidades não desejadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.