NimbleX 2008 – A nova onda Linux…

Nimblex 2008O projecto NumbleX é um dos mais engraçados que já encontrei na Internet sobre Linux, pois permite a qualquer pessoa personalizar uma distribuição com as aplicações que deseja e fazer o download da imagem, tudo através do browser, sem a necessidade de ter algum conhecimento prévio acerca de Linux.

No entanto não é acerca disso que estou aqui para falar, mas sim acerca do NimbleX 2008, a nova versão da distribuição.

No NimbleX 2008 foram corrigidos finalmente os problemas com o suporte ao bluetooh, a maioria do software foi actualizado para a ultima versão e estão disponíveis o VirtualBox para virtualizar outros sistemas operativos facilmente e também o Partimage para o ajudar a efectuar backups.

Para além disso estão disponíveis no NimbleX 2008 duas ferramentas para recuperar a password do Windows XP.

O NimbleX tem disponível 7 Desktop Environments, entre eles o KDE, FluxBox, Enlightenment 16 e Enlightenment 17 e ainda o OpenBox.

Alojamento Web

Tablaunch – as tuas aplicações preferidas à distância de um clique

tablauncherTablaunch é um pequeno utilitário para GNU/Linux que permite executar, de forma rápida, as aplicações preferidas do utilizador. Pensem neste programa como um local onde adicionam os atalhos para as aplicações que mais usam, num interface com separadores – do género do Firefox.

Esta aplicação pode ser utilizada no Gnome, KDE ou qualquer outro ambiente gráfico, como o meu preferido: OpenBox.

Os utilizadores que desejem instalar esta aplicação terão que descarregar o código-fonte e compilá-la. Se utilizam o Ubuntu, podem descarregar este pacote e instalá-la sem grande trabalho ou então seguir estas instruções e adicionar o repositório do CrunchBang – uma versão personalizada do Ubuntu.

A configuração do Tablaunch é simples: basta editar o ficheiro de configuração, localizado na home do utilizador e escrever o nome que querem dar ao atalho, o comando para executar a aplicação e o ícone para o atalho, caso queiram utilizar um ícone. Para instruções de configuração mais detalhadas, vejam este simples tutorial do Crunchbang.com.

Alojamento Web

Instalar e configurar o OpenBox no GNU/Linux

openbox desktop screenshot
Este é o meu absolutamente sexy desktop OpenBox.

O blog Linuxinside.blogspot.com explica, de uma forma simples, como instalar e configurar o gestor de janelas OpenBox no GNU/Linux.

Este tutorial cobre a instalação do OpenBox e dos seus temas, configuração de algumas teclas de atalho e instalação de alguns utilitários que complementam este leve gestor de janelas.

O OpenBox é um gestor de janelas leve, muito configurável, que se integra bem com o Gnome e KDE, e que respeita os standards do freedesktop.org.

Actualização: instruções em português, curiosamente de um dos autores do linuxinside.

Alojamento Web

Aumenta a performance do GNU/Linux com o preload

Um sistema GNU/Linux – e também os *BSD – pode ser optimizado para a máxima performance num computador. Para isso, o utilizador tem que recompilar todo o sistema para a arquitectura que usa e recompilar o kernel só com o que necessita. Ainda se podem fazer mais umas quantas coisas, mas isso não vem ao caso.

Uma distribuição conhecida que faz a primeira parte – compilar o sistema optimizado para a arquitectura onde está instalado – é o Gentoo. Mas compilar todo o sistema é, digamos, um processo moroso como o caraças.

Podem obter à mesma um melhor desempenho com a vossa distribuição sem compilar seja lá o que for. Precisam apenas de instalar o preload, uma aplicação que cria cache das aplicações mais utilizadas, poupando algum trabalho ao processador, o que se traduz num aumento de performance.

No Debian e respectivos clones (Ubuntu, Sidux, etc, etc, etc), basta um simples apt-get install preload para instalar este programa.

Depois de instalada, esta aplicação tem que ser configurada. Infelizmente, têm que editar um ficheiro de texto (/etc/preload.conf); mas o processo não parece ser nada de muito complicado. Se necessitarem de um guia, descarreguem o PDF escrito por Behdad Esfahbod, o criador desta aplicação.

Depois de instalada, configurada e executada, esta aplicação pode melhorar a performance de algumas aplicações até 50%. Juntem a isto um gestor de janelas leve, como o OpenBox, e têm um computador que parece o Forest Gump a correr.

via Techthrob.com

Alojamento Web

GNU/Linux: 10 desktops para inspiração

Se utilizam GNU/Linux e querem personalizar o vosso desktop, o site hehe2.net apresenta 10 exemplos de desktops, com os temas, wallpapers e ferramentas utilizadas para o criar. Uma boa fonte de inspiração para quem ainda não encontrou o "seu desktop".

desktop linux gnu/linux debian openbox wallpaper ícone

O screenshot deste post é do meu desktop. Estou a utilizar o pypanel e o fbpanel para os painéis inferior e superior, respectivamente; o gestor de janelas é o OpenBox; o wallpaper não sei qual; e os ícones também não. Sei é que vocês já se estão a roer de inveja. 😛

actualização: aqui está o wallpaper usado no screenshot

Alojamento Web

Box.net torna-se colaborativo

O Box.net, um serviço de alojamento e partilha de ficheiros, adicionou uma funcionalidade de colaboração ao serviço. Agora, os utilizadores podem partilhar uma ou mais pastas com outros utilizadores. Esta partilha pode ser feita apenas com permissão de visualização ou edição dos conteúdos.



Esta possibilidade de colaboração é compatível com o serviço OpenBox, do Box.net, que permite utilizar serviços web externos para editar os ficheiros. Por isso, se uma pasta partilhada tiver um documento de texto, os utilizadores convidados poderão editá-lo no Zoho.com ou Thinkfree.com; as imagens poderão ser editadas, por exemplo, com o Picnik.



Esta nova funcionalidade do Box.net ainda está em fase beta, mas já disponível a todos os utilizadores. Os detentores de contas gratuitas poderão partilhar até três pastas, enquanto os utilizadores premium não têm limite definido.

Box.net, via ReadWriteWeb.com